Como representar no ábaco o número 10314?

Perguntado por: Catarina Constança Maia Loureiro Carneiro  |  Última atualização: 13. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (30 avaliações)

10314 = 10000 + 300 + 10 + 4 → 1 dezena de milhar, 0 unidades de milhar, 3 centenas, 1 dezena e 4 unidades.

Quantas peças têm um ábaco?

1 Base de madeira com 5 colunas e 10 argolas em cada coluna; Peças em Eva Colorida; Base de Madeira com Serigrafia. Idade Recomendada: Para crianças maiores de 5 anos de idade.

Quantas ordens tem um ábaco?

Obs: O ábaco que ensinamos a construir é simples, e dá pra representar números com até 4 ordens, porém você pode utilizar mais palitos, para representar números maiores (com mais ordens), e tornar o ábaco mais completo.

Qual foi os primeiros registro do ábaco?

Os primeiros registros de uso do ábaco, instrumento usado pelos povos da Mesopotâmia para fazer cálculos e auxiliar na resolução de problemas matemáticos, datam de 5.500 a.C..

Como se usa o ábaco?

Com o ábaco, o estudante aprender a gerir quantidades e a realizar cálculos aritméticos simples de subtração e adição. As bolas do ábaco são móveis e podem ser movidas para cima e para baixo. Assim, de acordo com o número de bolas separadas em cada haste decimal, temos um valor representado.

como representar um número no ábaco

29 questões relacionadas encontradas

Quantos pinos tem o ábaco?

Ábaco Aberto com 6 pinos.

O que é ábaco de pinos?

O ábaco de pinos é um material utilizado como recurso para o trabalho de Matemática, para desenvolver atividades envolvendo o Sistema de Numeração Decimal, a base 10 e o valor posicional dos algarismos, além das 4 operações (com mais ênfase na adição e na subtração).

Como representar o número 10 no ábaco?

Tanto na tabela que vimos como no ábaco, se precisarmos representar o número 10, por exemplo, devemos utilizar uma dezena, colocando o 1 na segunda ordem. Podemos representar qualquer número utilizando o ábaco, basta que aumentemos a quantidade de hastes conforme for necessário, elevando assim a quantidade de ordens.

Qual a função básica do ábaco?

História Geral. O ábaco é um instrumento da Idade Média usado pelos romanos para auxiliar a realização de cálculos. ... As linhas da história são preenchidas com diversas descobertas no intuito de dinamizar os estudos matemáticos.

Onde o ábaco ainda é muito utilizado?

O ábaco ainda é muito utilizado

· no Brasil. · em muitos países da Ásia. · na América do Norte.

Quando foi criado o ábaco?

Por volta de 3000 a.C. surgiu o Ábaco, antes o homem contava os objetos de cinco em cinco ou de dez em dez. O ábaco era composto de uma armação com vários fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes.

Quais os primeiros equipamentos de calcular?

Os sistemas de numeração como o dos romanos foram inventados para registrar os números. Eles eram inúteis para fazer as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão no papel, como fazemos hoje.

Onde é que surgiu o ábaco?

O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, que segundo muitos historiadores foi inventado na Mesopotâmia, pelo menos em sua forma primitiva e depois os chineses e romanos o aperfeiçoaram.

Como é fabricado o ábaco?

O ábaco é feito com contas, ou miçangas, colocadas em fios esticados e pregados em uma moldura. Cada fio representa as unidades, as dezenas, as centenas, e assim por diante. O ábaco é um instrumento antigo usado para resolver problemas matemáticos.

Como se escreve ábaco?

1. Aparelho de cálculo aritmético constituído por um quadro ou uma caixa com esferas ou argolas que deslizam em vários arames ou hastes paralelos (ex.: usa o ábaco para as ensinar as crianças a contar).

O que significa o nome ábaco?

Significado de Ábaco

substantivo masculino Prancheta retangular provida de bolas, usada para calcular. [Arquitetura] Parte superior do capitel de uma coluna. Matemática. Gráfico que permite a resolução de numerosos cálculos.

O que significa a palavra ábaco?

O ábaco é um instrumento bem sucedido que, segundo os estudiosos, foi uma invenção dos chineses para facilitar os cálculos, pois com o passar do tempo foi surgindo a necessidade de fazer “contas” cada vez mais complexas, assim inventaram o ÁBACO, formado por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes, que de ...

Como fazer um ábaco escolar?

Como fazer
  1. Meça o isopor, que servirá de base, dividindo-o em 4 partes na horizontal. ...
  2. Após esta medição e marcação inicial, nomeie as casas decimais, da direita para a esquerda da seguinte forma. ...
  3. Insira os palitos de churrasco nas marcações da linha central horizontal da base referentes às casas decimais.

Artigo anterior
O que tem no iogurte?
Artigo seguinte
Quais são as fases da ginástica laboral?