Como relaxar os músculos da ATM?

Perguntado por: Eduardo Mota  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (41 avaliações)

- Coloque a língua no céu da boca; - Em seguida, tente abrir a boca com a língua ainda na mesma posição; - Enquanto isso respire lentamente por alguns segundos e expire aos poucos; - Feche a boca e, se não sentir dor, repita o exercício umas 10 vezes.

Como aliviar a tensão na ATM?

6 principais tratamentos para dor na ATM
  1. Uso de Placas de Mordida. ...
  2. Fisioterapia. ...
  3. Uso de medicamentos. ...
  4. Técnicas de relaxamento. ...
  5. Terapia à laser. ...
  6. Cirurgia.

Como destravar mandíbula ATM?

Alongue a ATM com o polegar.

Coloque os dois polegares na linha da mandíbula, bem acima do músculo, e pressione-o movimentando os dedos para baixo, alongando-o na direção contrária da mandíbula superior. Esse alongamento ajuda a soltar a ATM.

Como liberar ATM?

Massageie todo o maxilar onde há dor com as pontas dos dedos em movimentos leves e circulares. Belisque suavemente a região com o dedo indicador e o polegar para soltar a pele do músculo por algumas vezes. Com as duas mãos, alongue sua mandíbula para baixo, abrindo lentamente a boca para cada um dos lados.

O que fazer quando a mandíbula trava?

Na maioria dos casos, a mandíbula travada está relacionada com problemas na articulação temporomandibular, conhecida como ATM. O disco articular dessa área pode entrar em descompasso e se deslocar, o que resulta no incômodo e travamento em situações mais sérias.

Alívio na tensão mandibular: em 5 passos

28 questões relacionadas encontradas

Quais os sintomas da ATM inflamada?

Os principais sintomas são:
  • Som de cliques ou estalos ao abrir e fechar a boca;
  • Dificuldade para abrir a boca;
  • Edema facial;
  • Enxaquecas fortes e recorrentes;
  • Dores intensas próximo aos músculos da mastigação e da articulação temporomandibular.

O que fazer para passar a dor no maxilar?

Como é feito o tratamento: é feito com remédios analgésicos como o paracetamol ou dipirona, anticonvulsivantes como carbamazepina ou gabapentina, relaxantes musculares como diazepam ou baclofeno ou antidepressivos como a amitriptilina. Além disso, também pode ser necessário recorrer a cirurgia.

O que é dor no maxilar perto do ouvido?

Sentir dor no maxilar perto do ouvido pode ser associado ao que chamamos de distúrbios da articulação temporomandibular (DTM).

Por que a mandíbula dói?

As dinfunções temporo-mandibulares (DTM), , afeta a articulação temporomandibular. Além da dor, esse transtorno também faz com que a mandíbula emita um som (estalo)quando a pessoa abre a boca ou mastiga. Nos casos mais graves, a DTM pode até causar a travamento permanente da mandíbula na posição aberta ou fechada.

Estou com dor na mandíbula o que pode ser?

A dor na mandíbula é uma situação desconfortável e que pode acontecer como consequência de uma pancada no rosto, infecção ou bruxismo, por exemplo.

Como saber se estou com problemas de ATM?

Principais sintomas
  1. Dor de cabeça logo ao acordar ou ao fim do dia;
  2. Dor na mandíbula e na face ao abrir e fechar a boca, que piora ao mastigar;
  3. Sensação de rosto cansado durante o dia;
  4. Não conseguir abrir a boca completamente;
  5. Um lado da face mais inchado;
  6. Dentes desgastados;

O que problemas na ATM pode causar?

Para complicar, a DTM também pode agravar a intensidade e a frequência de outros tipos de cefaleia, caso da enxaqueca. Pacientes com essa desordem podem apresentar ainda dores no pescoço, no ouvido e na face; dificuldade para abrir e fechar a boca e também ouvir barulhos ao fazer esse movimento.

O que acontece se não tratar a ATM?

Além disso, a Disfunção da ATM ainda pode causar dores de dente, tontura, dores de cabeça, de ouvido, problemas de audição e até mesmo dor no ombro.

Quando a DTM é grave?

Não deixe de tratar a DTM

“Destaca-se a dor muscular mastigatória, hipersensibilidade, fadiga e rigidez muscular dos músculos da face. Também podem ter alterações na ATM, caracterizadas por dor de ouvido, zumbido, limitação na abertura bucal, desvio ou deflexão mandibular e má oclusão”, completa ela.

Quanto tempo dura o tratamento de ATM?

Sintomas de Disfunções temporomandibulares

Pessoas com disfunções temporomandibulares podem sentir desconforto devido a uma forte dor, e esse quadro pode ser temporário ou durar muitos anos.

Quem tem ATM pode usar aparelho?

Sim! O tratamento para a disfunção temporo mandibular (DTM) pode exigir o uso de aparelho fixo sim, mas também de placas miorrelaxantes e até mesmo cirurgias. Alguns casos requerem também atuação de outras áreas, como fisioterapia e fonoaudiologia.

Qual o médico que cuida da ATM?

A Síndrome Dolorosa de ATM é um problema multifatorial. Um dos especialistas que pode vir a ser solicitado é o ortodontista, mas geralmente eles auxiliam nos casos onde a má posição dentária é a causa do distúrbio.

Como se chama o médico que trata da distúrbios da ATM?

Olá, você pode consultar o dentista especialista em DTM e Dor Orofacial e se for o caso de realizar alguma cirurgia, será encaminhado ao dentista Buco Maxilo. Os dois especialistas vão te ajudar, mas para iniciar a terapia basica para melhora da DTM, seria ideal a primeira consulta com o especialista em DTM.

Quem tem DTM pode beijar?

Procure um Dentista Especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial e terá orientações e tratamento para controlar bem sua DTM e ter vida normal. Pode beijar muito sim!!!

Qual a diferença entre DTM e ATM?

Mas isso é compreensível, uma vez que elas se referem a termos diretamente relacionados, mas é fato que existem diferenças. ATM é a sigla que faz referência a uma articulação do corpo humano, enquanto DTM se refere aos problemas que acometem essa articulação.

O que é a doença ATM?

A ATM é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca; é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. É uma das articulações mais complexas do corpo humano.

O que significa a sigla DTM?

DTM é a sigla utilizada para designar “Disfunção temporomandibular”, que é o nome dado ao conjunto de alterações que envolvem principalmente as articulações da boca (chamadas de articulação temporomandibular - ATM) e os músculos que trabalham nos movimentos da mandíbula.

O que pode piorar a DTM?

• Hábitos deletérios:
  • roer unhas;
  • respiração bucal;
  • sucção digital;
  • mastigação unilateral;
  • apoio da mandíbula e deslocamento com a mão durante o sono ou sentado;
  • morder lápis ou canetas;
  • uso excessivo de chiclete;
  • bruxismo ou apertamento dos dentes.

Quem tem DTM pode cantar?

Depende do grau de DTM que você tem, e do quanto você articula as ATMs (articulações temporo mandibulares) durante o canto. Por exemplo, bocejos muito amplos e longos, para quem tem DTM, pode acarretar em deslocamentos e travamentos.

Quem tem DTM pode malhar?

Para Drª Adriana, não é necessário interromper a prática de exercícios se esses problemas aparecerem. O ideal é que um profissional de educação física também seja consultado para que as adequações com relação à postura sejam feitas. "Muitos problemas de articulação temporomandibular têm ligação com a má postura.

Artigo anterior
Porque queimar casca de cebola?
Artigo seguinte
O que é o direito de petição aos órgãos públicos?