Como registrar um contrato de gaveta em cartório?

Perguntado por: Lucas Tiago Branco de Moura  |  Última atualização: 17. Juni 2024
Pontuação: 4.6/5 (42 avaliações)

Como já mencionado, um contrato de gaveta não tem o seu registro efetivado no Cartório de Registro de Imóveis e, em regra, é feito apenas com o reconhecimento de firma das partes.

Como legalizar um contrato de gaveta?

Será preciso:
  1. Procurar um advogado para fazer a minuta da escritura;
  2. Ir a um tabelionato e companhia do antigo dono para assinar a nova escritura;
  3. Recolher o Impostos de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e as custas do cartório;
  4. Levar a nova escritura assinada pelas partes a um cartório de registro de imóveis.

Quanto custa para registrar um contrato de gaveta?

O preço da formalização do contrato será em torno de R$ 30.

Como validar o contrato de gaveta?

É possível, sim, regularizar um contrato de gaveta. Para isso, ele precisa ser escrito de maneira completa, incluindo dados sobre forma de pagamento, valor das prestações e de que forma vai acontecer a mudança na titularidade do imóvel – ou seja, quando o imóvel passará das mãos de quem vende para quem compra.

Precisa de advogado para fazer contrato de gaveta?

Embora não seja obrigatório, o ideal é contar com o auxílio de um advogado para realizar todo o procedimento. Para fazer o registro da escritura, é preciso ir ao Cartório de Imóveis específico da região onde o imóvel está localizado para fazer o registro da escritura e regularizar o documento.

COMO REGISTRAR UM IMÓVEL COMPRADO COM CONTRATO DE GAVETA?

38 questões relacionadas encontradas

Qual a validade de um contrato de gaveta?

O contrato de gaveta não tem validade perante a instituição financeira, uma vez que esta não autorizou a negociação.

Quais documentos precisa para fazer contrato de gaveta?

Documentos necessários:
  • RG - original e cópia simples. ...
  • Boleto de prestação - original.
  • CPF - original e cópia simples. ...
  • CONTRATO DE GAVETA (Contrato Particular de Venda e Compra) - original e cópia simples. ...
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) - original. ...
  • Comprovante de renda - original e cópia simples.

O que a lei diz sobre contrato de gaveta?

Contrato de gaveta: o que a lei diz sobre eles? Esse formato de acordo não oficializado em cartórios e tabelionatos pode ter um reconhecimento jurídico apenas em caso de imóveis que possuam um valor abaixo de 30 salários mínimos, segundo o Artigo 108 do Código Civil.

Quais são os riscos de um contrato de gaveta?

Quem vende um imóvel utilizando um contrato de gaveta está sujeito a várias consequências. Talvez a mais comum seja o comprador não realizar o pagamento – e isso pode ser tanto das prestações no qual firmou no documento, dos impostos e tributos, ou até mesmo a taxa de condomínio.

Quando um contrato de gaveta pode ser anulado?

Contrato de gaveta pode ser anulado? Sim, um contrato de gaveta pode ser anulado, se ele for considerado inválido ou ineficaz pela lei ou pela justiça. Isso pode ocorrer, por exemplo, se o contrato for contestado por alguma das partes ou por terceiros interessados.

Quando o contrato não é registrado em cartório tem valor?

Resumindo. A maioria dos contratos pode ser formalizada de maneira menos solene, como um contrato verbal ou escrito entre as partes. A ausência de registro em cartório não afeta a validade desses contratos, desde que observadas as condições legais essenciais para sua celebração.

É seguro fazer contrato de gaveta?

Pelos riscos do contrato de gaveta recomendamos evitar comprar imóvel por este tipo de contrato e para os contratos já celebrados aconselhamos que sejam regularizados o quanto antes o contrato com a agência financiadora.

Quem paga pelo contrato de gaveta?

O contrato de gaveta é muito utilizado naqueles casos em que se negocia a compra e venda de um imóvel financiado, onde o vendedor possui o financiamento em seu nome, e o comprador fica responsável pelo pagamento das parcelas do financiamento.

Como registrar um imóvel que não tem escritura?

Atualmente quem reside ou dispõe de um imóvel sem escritura pode reverter a situação. Para isso, uma das alternativas é encontrar os antigos donos ou herdeiros, entrar com o pedido de usucapião e/ou solicitar uma nova escritura por meio do Direito de Laje.

Como transferir um contrato de gaveta?

O contrato de gaveta não transfere a propriedade

Celebrado o contrato, a posse do imóvel será transferida ao locatário. Contudo a propriedade permanecerá com o locador. O Código Civil Brasileiro determina que os Direitos Reais sobre bens imóveis somente são transferidos por meio do Registro no Cartório de Imóveis: Art.

Como registrar posse em cartório?

A escritura de posse do imóvel deve conter informações sobre o proprietário, tais como:
  1. nome do posseiro;
  2. estado civil: é importante informar os dados pessoais do cônjuge também;
  3. CPF;
  4. carteira de identidade;
  5. data de nascimento;
  6. profissão;
  7. nacionalidade;
  8. local de residência;

Como funciona contrato de gaveta em caso de morte?

Quem tem o nome no registro faleceu

Nestes casos, o imóvel fica impedido de ser transferido de imediato ao comprador, já que o bem fica bloqueado com a morte de quem está com nome no registro.

Como funciona o repasse em cartório?

Esse é o processo de averbação de transferência do imóvel. Depois da assinatura em cartório, o vendedor entrega seu contrato à instituição financeira para retirar sua obrigação. Ainda se deve recolher as tributações e taxas devidas para lavrar um novo registro.

Como lançar um contrato de gaveta no Imposto de Renda?

O contrato fechado entre a construtora ou agente imobiliário e o cliente comprador do imóvel é válido como aquisição do bem de consumo. O declarante deve informar, no campo “discriminação”, os dados de aquisição deste imóvel. Devem ser informados também os dados do vendedor e a forma de pagamento negociada.

Porque não fazer contrato de gaveta?

O contrato de gaveta não garante segurança jurídica ao vendedor, tão pouco ao comprador, pois, a partir do momento em que não há publicidade, automaticamente ambos começam a correr esses riscos. Publicidade esta que se encontra amparada a partir do momento em que seu contrato é levado a registro no Cartório de Imóveis.

Quem tem o contrato de compra e venda é dono?

Primeiramente, cumpre esclarecer que, quem possui apenas contrato de compra e venda não é dono, mas sim, POSSUIDOR! Ou seja, o contrato de compra e venda não é capaz de transferir a propriedade do imóvel, mas tão somente, a posse deste.

É possível registrar um imóvel com contrato de compra e venda?

Para registrar a propriedade no Cartório de Registro de Imóveis é preciso ter um contrato de compra e venda. Nem que seja um feito por você mesmo.

É possível fazer escritura com contrato de compra e venda?

A escritura pública, sim! Nela constam todas as informações do antigo e do novo proprietário e é válido judicialmente. Permite a regularização do imóvel no seu nome, tornando você o dono do imóvel, a opção mais segura entre outras como: contrato de gaveta ou compromisso de compra e venda.

Como fazer um contrato de gaveta simples?

O contrato de gaveta precisa ser redigido de maneira completa, com informações como a forma de pagamento, valor de cada prestação, e de que maneira irá ocorrer a alteração de titularidade do imóvel. Com todos estes dados você consegue regularizar esse acordo.

É seguro comprar um imóvel com contrato de gaveta?

Riscos e desvantagens desse tipo de contrato

Acredite, esse é um golpe muito comum. Sem registro no cartório de imóveis, a negociação não tem validade jurídica. Então, em tese, se o gaveteiro ou mesmo mutuário passar a venda para um outro interessado será apenas uma atitude má-fé e nada mais que isso.

Artigo anterior
Por que algumas pessoas são preguiçosas?
Artigo seguinte
Como aprender a Empratar?