Como registrar servidão?

Perguntado por: Doriana Verónica Morais de Reis  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (65 avaliações)

Logo a servidão deverá ser registrada na matricula do imóvel serviente e averbada a sua existência na matricula do imóvel dominante, à exceção das servidões administrativas que não necessitam de imóvel dominante.

É necessário o registro da servidão?

Resposta: O direito real de servidão somente se obtém mediante o registro do título no Registro de Imóveis competente, como previsto no art. ... Só depois de registrado este título junto ao respectivo Oficial Imobiliário, é que a servidão passará a produzir efeitos relativos ao direito real e terá eficácia erga omnes.

O que é escritura de servidão?

As servidões prediais constituem-se direitos reais (artigo 1.225, III, CC). Para a constituição, transferência, modificação ou renúncia de direitos reais sobre imóveis de valor superior a trinta vezes o maior salário mínimo vigente no País é necessária a escritura pública notarial (artigo 108, CC).

Qual a medida de uma servidão?

Faixa de servidão é uma faixa de terra que acompanha o percurso de um duto ou linha de transmissão. Por determinações legais, essa faixa deve ter a largura de 20 metros, alinhada pelo centro do duto, e deve ser mantida livre de construções e culturas de grande porte e/ou perenes.

Como descrever uma servidão de passagem?

A servidão se consubstanciará na passagem a ser feita na nesga de terras de propriedade do SERVIENTE que corresponderá a (.......) metros de cumprimento, contando-se a partir do portão a ser colocado de frente para a Rua "A", até o imóvel pertencente ao DOMINANTE.

Servidão - Registros Públicos

27 questões relacionadas encontradas

O que é servidão de passagem exemplo?

Como exemplo, tem-se que um proprietário, que possui seu imóvel encravado, tem direito de exigir a servidão de passagem. Não precisa o imóvel estar encravado, pois a servidão também pode ser exigida para facilitar ou tornar mais cômodo o acesso a um prédio.

Quais os tipos de servidão?

As servidões ainda podem ser positivas, quando conferem ao dono do prédio dominante o poder de praticar algum ato no prédio serviente, e negativas quando é imposto o dever de se abster da pratica de determinado ato de utilização.

Qual a largura mínima de uma servidão?

O usual nesses casos é uma largura mínima de 2,5 metros.

Qual a largura de uma estrada de servidão?

As estradas secundárias, que iniciam e terminam em vias principais, deverão ter no mínimo 10 metros de largura, e as terciárias, que iniciam em estradas secundárias e terminam em propriedades rurais, deverão ter no mínimo 08 metros.

Qual é a largura de uma estrada de servidão?

Art. 8º- A largura das estradas, incluindo a faixa de domínio será: a) No mínimo de 20 metros para estrada principal; b) No mínimo de 17 metros para estrada secundária; c) No mínimo de 10 metros para estrada vicinal. Art.

O que é servidão do imóvel?

Conceito: Servidão é direito real sobre imóvel alheio que se constitui em proveito de um prédio, chamado de dominante, sobre outro, denominado serviente, pertencentes a proprietários diferentes. Eventual adquirente do imóvel não estará obrigado a tolerar a passagem do vizinho. ...

O que é servidão de passagem Rural?

A servidão de passagem é um ato voluntário entre os proprietários, por meio do qual um dos imóveis adquire o direito de utilizar um caminho de acesso através do segundo imóvel, aumentando assim sua utilidade e que se constitui diante da liberdade dos proprietários em contratar.

O que é instituição de servidão?

A instituição de Servidão Administrativa, como meio de intervenção do Estado na propriedade privada é uma ação possível e legítima, em um contexto no qual o caráter absoluto sai de cena e dá lugar a um caráter relativo, meramente individual, em favor do bem-estar social. Palavras-chave: Direito real. Entidade pública.

Quais os requisitos do direito real de servidão?

A servidão, uma vez constituída em benefício de um prédio, é inalienável, não podendo ser transferida total ou parcialmente, nem sequer cedida ou gravada com uma nova servidão. A servidão deve ser constituída de modo expresso pelos proprietários, ou por testamento, e registrada no Cartório de Imóveis.

O que é a servidão predial?

A servidão predial, ou simplesmente servidão, é definida como o direito real sobre coisa imóvel, "constituído em favor de um prédio (o dominante), sobre outro prédio pertencente a dono diverso (o serviente)" 5.

Qual é a largura de uma rodovia?

A média da largura é entre 15 a 60 metros. Por isso sempre devem ser consultadas as autoridades responsáveis, Prefeituras Municipais, Departamento Estadual, DAER, DNIT ou outro.

Pode fechar estrada de servidão?

Se ocorrer abertura de uma estrada pública, a jurisprudência tem entendido que se abranger todos os moradores poderá ocorrer a extinção da servidão. ... Portanto, se não houver outra estrada pública de acesso aos proprietários, não poderá ser fechada.

Como regularizar uma servidão de passagem?

A formalização imediata da servidão de passagem requer forma escrita, através de Escritura Pública de Cessão de Servidão de Passagem, a qual deve ser firmada no tabelionato e depois averbada na matrícula do imóvel serviente, no Registro de Imóveis.

Pode passar esgoto pelo terreno do vizinho?

SOU OBRIGADO A PASSAR O ESGOTO DO VIZINHO NO MEU TERRENO? A resposta correta é SIM. Segundo o Código Civil constatado no Art. 1.286, o proprietário é obrigado a tolerar a passagem através de seu imóvel, de cabos, tubulações e outros condutores subterrâneos de serviços de utilidade pública em proprietários vizinhos.

Pode construir em servidão?

O dono de uma servidão pode fazer todas as obras necessárias à sua conservação e uso, e, se a servidão pertencer a mais de um prédio, serão as despesas rateadas entre os respectivos donos. As obras devem ser feitas pelo dono do prédio dominante, se o contrário não dispuser expressamente o título.

Quem mora nos fundos têm direito a garagem?

Garagem. Mas nem tudo são flores e um problema comum nesses casos é a falta de garagem para quem mora nos fundos, afinal como antigamente não se davam tanto valor assim a garagens, as poucas opções que foram construídas nas casas geralmente são destinadas à residência principal.

Quais as principais características da servidão?

A servidão é um direito real sobre imóvel alheio que impõe um encargo (ônus) ao prédio serviente em favor do prédio dominante. O objetivo da servidão é tornar a propriedade do prédio dominante mais útil ou condizente com sua finalidade. Em contrapartida, o prédio serviente tem seu uso parcialmente restringido.

O que é servidão no Direito Civil?

É um instituto de direito real por meio do qual um prédio proporciona utilidade a outro, gravando o último, que é do domínio de outra pessoa.

Qual a diferença entre passagem forçada e servidão de passagem?

A servidão tem sua constituição com o registro no Cartório de Registro de Imóveis, já a passagem forçada não exige qualquer tipo de registro, e caso haja um registro será tida como servidão. Sua fonte mediata está na lei e no interesse social.

O que caracteriza uma servidão de passagem?

SERVIDÃO DE PASSAGEM. ... A servidão no direito civil consiste em um gravame real de um prédio sobre o outro, retirando o proprietário do imóvel dominante a utilidade para o seu bem do imóvel serviente.

Artigo anterior
Por que o dente fica azul?
Artigo seguinte
Como começa a Síndrome de Guillain Barré?