Como reconhecer uma apendicite?

Perguntado por: Vítor Paulo Ferreira  |  Última atualização: 2. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (9 avaliações)

Sintomas de apendicite
  1. Dor ou desconforto abdominal sem localização;
  2. Dor abdominal intensa no lado inferior direito;
  3. Náuseas ou vômitos;
  4. Perda de apetite;
  5. Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º);
  6. Mal estar geral;
  7. Prisão de ventre ou diarreia;
  8. Barriga inchada ou excesso de gases;

O que pode ser confundido com apendicite?

Doença inflamatória intestinal

A doença inflamatória intestinal refere-se à doença de Crohn e à colite ulcerativa, que se caracterizam por uma inflamação do intestino, levando à ocorrência de sintomas muito semelhantes às da apendicite, como dor abdominal, diarreia e febre.

Como saber se é gases ou apendicite?

Se acha que pode estar com uma apendicite, assinale seus sintomas:
  1. 1.Dor ou desconforto abdominal. ...
  2. 2.Dor intensa no lado inferior direito da barriga. ...
  3. 3.Náuseas ou vômitos. ...
  4. 4.Perda de apetite. ...
  5. 5.Febre baixa persistente (entre 37,5º e 38º) ...
  6. 6.Mal estar geral. ...
  7. 7.Prisão de ventre ou diarreia. ...
  8. 8.Barriga inchada ou excesso de gases.

Qual o melhor exame para detectar apendicite?

Apesar do diagnóstico de apendicite aguda ser eminentemente clínico, dois exames laboratoriais podem auxiliar na investigação: hemograma e urina tipo I (ou sumário de urina).

Como é crise de apendicite?

A apendicite é a inflamação de uma parte do intestino conhecida como apêndice, que se localiza na parte inferior direita do abdômen. Dessa forma, o sinal mais típico de uma apendicite é o surgimento de uma dor forte e aguda que pode vir também acompanhada de falta de apetite, enjoo, vômitos e febre.

O que é apendicite? O que é, causas, sintomas e como tratar a doença

28 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo uma pessoa pode ficar com apendicite?

O processo de inflamação tende a ser muito rápido e pode durar por volta de 12 a 18 horas. As primeiras sensações de incômodo surgem ao redor do umbigo, mas é comum que a dor se concentre no lado inferior direito do abdome.

O que leva à inflamação do apêndice?

A apendicite possui causas diversas, sendo que a mais comum é a entrada de um pouco de bolo fecal, ou seja, de fezes, dentro do apêndice, causando a irritação e a inflamação do órgão. Uma infecção gastrointestinal que faz com que uma bactéria invasora entre no apêndice também pode causar a apendicite.

Qual o exame de sangue para detectar apendicite?

O exame de sangue de apendicite pode mostrar sinais de infecção no corpo, tais como:
  1. uma contagem alta de glóbulos brancos;
  2. desidratação ou desequilíbrios de líquidos e eletrólitos.

Qual é o tipo de ultrassonografia para detectar apendicite?

CONCLUSÕES: Os autores concluem que a ultra-sonografia abdominal é um instrumento valioso no diagnóstico de apendicite aguda.

O que é sinal de Blumberg positivo?

O sinal de Blumberg é um sinal semiológico caracterizado por dor à descompressão brusca da parede abdominal no ponto apendicular, mais conhecido como ponto de McBurney.

Como é a dor de gases?

Dor pode estar acompanhada de rigidez e arrotos

As dores abdominais costumam surgir de repente e se manifestam como cólicas ou pontadas. A intensidade do sintoma varia de leve a moderada, mas podem ocorrer momentos de dor mais intensa.

Qual perna Doi na apendicite?

Sintomas da apendicite

Uma dor forte surge repentinamente à direita e na parte baixa do abdômen, onde se localiza o apêndice. A dor irradia para a perna e se agrava ao caminhar ou fazer esforço para tossir. Uma dor à esquerda do abdômen não é uma apendicite.

O que é bom para soltar gases?

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

Quem tem apendicite consegue andar?

Diarreia ou prisão de ventre

Em geral, porém, o que o paciente tem não é propriamente diarreia, mas, sim um aumento na frequência das evacuações, sem necessariamente haver grandes perdas de fezes líquidas. Assim como a diarreia, a constipação intestinal não é sintoma típico da apendicite aguda.

Quais são os principais alimentos que causam apendicite?

"A apendicite é causada por diversos fatores, que incluem constipação intestinal (prisão de ventre), excessos de comida, má alimentação e alimentos com baixo teor em fibra, como: ultraprocessados, fast foods, excesso de massas, doces e carnes vermelhas gordas.

O que é detectado no ultrassom de abdome total?

Doenças que o Ultrassom de abdômen total pode detectar. Os principais órgãos analisados pelo ultrassom de abdômen total são: vesícula biliar, pâncreas, fígado, baço, bexiga e rins. O exame também é capaz de analisar uma série de artérias e veias, como a veia cava inferior e a aorta.

Quando a apendicite não aparece no ultrassom?

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Sim. Sobretudo quando o paciente é magro, o poder o ultrassom em diagnosticar uma apendicite é grande. Em pacientes acima do peso ou naqueles onde o ultrassom não foi suficiente, a tomografia de abdome com contraste torna-se o principal exame.

O que é o sinal de McBurney?

O ponto de McBurney, também conhecido como ponto apendicular, é uma região abdominal descrita pelo cirurgião Charles McBurney. Ele encontrou a área exata que, quando comprimida profundamente e descomprimida bruscamente, desencadeia dor no paciente que tem indicativo de peritonite causada por um tipo de abdome agudo.

Qual parte do hemograma detecta apendicite?

No hemograma, a alteração mais comum é o nível de leucocitose moderado, até 18.000/mm³, com desvio à esquerda. Se a taxa de leucocitose estiver acima de 20.000/mm³, frequentemente associa-se esta à ruptura do apêndice. No início do quadro, o hemograma pode estar dentro dos padrões normais.

O que é o sinal de rovsing?

Sinal de Rovsing: Dor na fossa ilíaca direita à palpação da fossa ilíaca esquerda. Palpação no cólon descendente desloca os gases para o cólon ascendente, atingindo o apêndice inflamado hipersensível, provocando dor.

O que fazer para evitar a apendicite?

A prevenção. Como a apendicite é um problema associado ao funcionamento do intestino, uma dieta rica em fibras, com frutas e verduras, pode diminuir o tempo de trânsito intestinal das fezes, reduzindo o risco de estacionarem no apêndice.

O que fazer para desinflamar apêndice?

Uma outra excelente solução caseira para apendicite crônica é o chá de cebola, pois a cebola possui propriedades anti-inflamatórias que aliviam os sintomas causados pela apendicite, como dor intensa no lado direito do abdômen. Cozinhar a cebola na água por 15 minutos, depois tampar e deixar repousar por 10 minutos.

O que pode romper o apêndice?

Quando o apêndice perfura, podem cair fezes ou pus na cavidade abdominal, o que determina a apendicite aguda supurada. Esse processo pode ficar localizado no canto inferior direito do abdome ou, em quadros ainda mais graves, disseminar a infecção por todo o abdome, o que chamamos de peritonite difusa.

O que acontece se não tratar a apendicite?

Ocorre em pessoas que não procuraram tratamento médico (realizaram a cirurgia) com a rapidez necessária e a inflamação causou o rompimento do apêndice. Quando o apêndice rompe pode acontecer uma infecção generalizada no abdômen a qual é dada o nome de peritonite.

Como saber se o apêndice estourou?

Para saber se a apendicite está complicada com supuração (perfuração do apêndice) utilizamos algumas informações, por exemplo, no exame físico pode aparecer taquicardia (aumento da frequência cardíaca, febre, dor abdominal difusa e espalhada (não contida na área do apêndice), no exame de sangue aparecem alterações mais ...

Artigo anterior
Quais são as principais características do sistema socialista?
Artigo seguinte
Como por legendas em videos do facebook?