Como reclamar de uma empresa que não para de ligar?

Perguntado por: Guilherme Neto de Castro  |  Última atualização: 25. September 2024
Pontuação: 4.8/5 (17 avaliações)

Como proceder As opções são: entrar em contato com a empresa, ou registrar uma reclamação no Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) ou na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O que fazer quando uma empresa não para de te ligar?

Basta acessar o link denuncia-telemarketing.mj.gov.br. No formulário eletrônico, os consumidores devem inserir, entre outras informações, a data e o número de origem da chamada com DDD (quando houver), o nome do telemarketing ou qual empresa representa e se foi dada permissão para a oferta de produtos e serviços.

O que fazer quando uma empresa não para de ligar?

Para não receber ligações de telemarketing de empresas não participantes ao Não Me Perturbe, efetue o bloqueio diretamente no seu celular através da agenda ou aplicativo específico de sua preferência. O Não Me Perturbe possui aplicativo disponível nas lojas App Store e Play Store.

Como denunciar uma empresa que não para de ligar?

Para novo cadastro de telefone ou denúncia, acesse o sistema de atendimento Procon-SP Digital, no link consumidor2.procon.sp.gov.br , e escolha a opção Não Me Ligue. Caso não possua cadastro, será preciso realizá-lo através da opção Cadastre-se.

Como denunciar ligações insistentes?

Onde reclamar excesso de ligações? Diretamente no site da Anatel: https://www.gov.br/anatel/pt-br/consumidor/quer-reclamar/reclamacao.

Descubra agora Como o Consumidor pode registrar uma Denúncia. Como processar empresa sem advogado.

19 questões relacionadas encontradas

Pode processar empresa por ligar demais?

Se as ligações persistirem, as reclamações poderão ser registradas diretamente na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e no Procon pelo site: Diretamente no site da Anatel: https://www.gov.br/anatel/pt-br/consumidor/quer-reclamar/reclamacao.

Quantas vezes por dia uma empresa de cobrança pode ligar?

As empresas não poderão ligar para a mesma pessoa mais de 3 vezes por dia; Pesquisas e sorteios não poderão ser usadas como pretexto quando a real intenção da ligação for a venda de produtos; Ligações que oferecem um serviço ou produto já cancelado pelo consumidor dentro de um período de 12 meses são proibidas.

O que acontece quando denúncia um número de telefone como spam?

Sua denúncia cria uma conversa "Denúncia de spam" separada. A mensagem de texto mais recente e uma cópia do número do criador de spam são enviadas para sua operadora de celular. Essas conversas podem ser sinalizadas como spam e bloqueadas automaticamente. A denúncia de spam é opcional.

Onde reclamar spam?

  • 4003-6118 capitais.
  • 0800 703 3000 demais localidades.

Como faço para denunciar um número de telefone celular?

Como denunciar número de telefone
  1. Identifique o número de telefone. O primeiro passo para denunciar um número de telefone é identificá-lo corretamente. ...
  2. Registre a ocorrência. Após identificar o número, é importante registrar a ocorrência. ...
  3. Utilize recursos online. ...
  4. Faça um boletim de ocorrência. ...
  5. Proteja-se.

Estou recebendo ligações de vários números?

Na maioria dos casos, ligações de números aleatórios vêm de serviços de robô contratados por empresas de telemarketing. Basicamente, são programas de computador que disparam milhares de chamadas para mapear números que atendem. A ideia é atingir o máximo possível de potenciais consumidores com menos gasto operacional.

Qual a lei que proíbe ligações de telemarketing?

Só falta a sanção do Governo de São Paulo para que o Projeto de Lei 355/2022 que proíbe o telemarketing abusivo no estado comece a valer. O PL foi aprovado ontem (21), na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

Como bloquear todos os números 0303?

Quem quiser evitar as ligações pode se cadastrar no Sistema de Bloqueio de Telemarketing do Procon-PR ou no site naomeperturbe.com.br .

O que diz o artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor?

71. Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer: Pena Detenção de três meses a um ano e multa.

Como processar empresa que fica ligando?

Se as ligações persistirem, as reclamações poderão ser registradas diretamente na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e no Procon pelo site: Diretamente no site da Anatel: https://www.gov.br/anatel/pt-br/consumidor/quer-reclamar/reclamacao.

Como bloquear ligações abusivas?

A solicitação do bloqueio da(s) linha(s) telefônica(s) pode ser feita pela internet, pelo telefone: 0800 41 1512 ou pessoalmente, na Rua Emiliano Perneta, 47 - Centro - 80010-050. É preciso fornecer os seguintes dados: nome, nº do RG e CPF, endereço, CEP, telefone a ser cadastrado e e-mail.

Como falar com o Procon pelo telefone?

O Procon SP oferece ainda atendimento telefônico pelo número 151, que é disponibilizado somente para chamadas originadas no município de São Paulo, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 09h00 às 15h00.

Como se livrar de spam no celular?

Como remover propagandas em tela cheia no Android
  1. Toque no botão “aplicativos recentes”;
  2. Veja qual o primeiro app na fila;
  3. Toque e segure no ícone do aplicativo na parte superior;
  4. Selecione “Informações do aplicativo”;
  5. Toque em notificações;
  6. Desative a opção de exibir notificações;

Qual é o perigo do spam?

O perigo do spam

Frequentemente, os e-mails de spam incluem links para sites (muitas vezes maliciosos) ou arquivos anexados para download. Em geral, afirmam melhorar a vida financeira ou profissional do leitor, mas o anexo ou link expõem o computador a um malware.

Como saber se um número é spam?

Quando você ou outros usuários marcam um número de telefone como spam, o Google usa essas informações para determinar se a ligação é realmente um spam. Ao receber uma ligação que o Google determinou como um provável spam, você recebe um alerta na tela destacando que é possivelmente uma ligação de spam.

O que fazer com excesso de ligações de cobrança?

Muitas companhias resolvem isso pela própria ligação, com denúncias em seus canais de atendimento ao cliente ou ouvidoria. Se avisar a própria empresa sobre a cobrança indevida e não adiantar, o próximo passo é procurar entidades de defesa ao consumidor, como o Procon.

Quando as ligações de cobrança se torna abusiva?

De acordo com o Código do Consumidor, ligações de telemarketing são ações legítimas, porém, quando acontecem de forma repetitiva, causando constrangimento e afetando a paz do consumidor – mesmo o inadimplente -, a situação passa a se tornar abusiva.

O que é uma cobrança abusiva?

"Se as cobranças se repetem por vários dias sucessivos, com várias chamadas por dia acompanhadas do envio de inúmeros e-mails, inevitavelmente haverá exposição do consumidor a situação vexatória, configurando a cobrança abusiva a teor do art. 42, caput, do CDC".

Onde reclamar para não receber ligações de telemarketing?

O Não Me Perturbe da Anatel permite bloquear ligações relacionadas à ofertas de serviços de telefonia, TV por assinatura e internet das operadoras que atuam no Brasil. Além disso, o serviço também garante o bloqueio de ofertas de empréstimo e cartão de crédito consignados das instituições financeiras.

Como denunciar ligações de cobrança?

Se as ligações persistirem, as reclamações poderão ser registradas diretamente na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e no Procon pelo site: Diretamente no site da Anatel: https://www.gov.br/anatel/pt-br/consumidor/quer-reclamar/reclamacao.

Artigo anterior
Como imobilizar o pulso aberto?
Artigo seguinte
O que significa Atlas da violência?