Como realizar a análise da cadeia de valor?

Perguntado por: Anna Erica Anjos de Nunes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (65 avaliações)

Para analisar sua cadeia de valor, identifique as subatividades.
...
Nas primárias, podem ser:
  1. Diretas: criam o próprio valor;
  2. Indiretas: permitem o funcionamento de subatividades diretas;
  3. De garantia de qualidade: garantem os padrões de subatividades diretas e indiretas.

Como fazer a análise da cadeia de valor?

Como analisar a cadeia de valor?
  1. Estabelecer a importância de cada atividade primária e secundária no custo total do produto/serviço.
  2. Pontuar os fatores que geram custos para cada atividade.
  3. Identificar os elos entre essas atividades.
  4. Identificar oportunidades de redução de custos.

O que é análise de cadeia de valor?

A análise da cadeia de valor é uma forma de dividir a logística, as operações e a infraestrutura da empresa, revelando o verdadeiro valor do seu produto ou serviço.

Quais são as atividades principais da cadeia de valor?

Atividades Primárias
  • Logística interna ou de entrada. Você deve ter observado que a cadeia de valor trata de processos. ...
  • Operações. Já as atividades de operações dizem respeito ao “miolo” da cadeia de valor. ...
  • Logística externa ou de saída. ...
  • Marketing e vendas. ...
  • Serviço. ...
  • Infraestrutura. ...
  • Gestão de RH. ...
  • Desenvolvimento tecnológico.

Quais as 3 fases no processo de entrega de valor para o cliente?

Podemos dividir a sequência de criação e entrega de valor em 3 fases: Selecionar o valor (Segmentação, Targeting e Posicionamento); Fornecer o valor (determinar características do Produto, Preço, e a distribuição – “Praça”) e; Comunicar o Valor (utilizar a Força de Vendas e Internet para promover a Empresa – “Promoção” ...

CADEIA DE VALOR (Porter) | O Que É e as 04 Dicas Incríveis (para trabalhar do jeito certo!)

20 questões relacionadas encontradas

Como entregar valor para o cliente?

É o caso de associar valor à satisfação. De uma forma simplificada, podemos dizer que o valor percebido por um cliente é representado pela diferença entre o que ele ganhou ao adquirir o produto e o que ele perdeu (ou investiu). Dessa forma, fica mais fácil entender o poder da satisfação do cliente na entrega de valor.

Como a empresa entrega o valor ao cliente?

O que significa entregar valor ao cliente? Entregar valor ao cliente é uma das maneiras mais eficazes de garantir a satisfação dele e evitar churn (evasão). No entanto, muitas empresas ainda desconhecem esse conceito, e se apegam ao preço cobrado pelo produto ou serviço e não ao valor entregue ao cliente.

Quais são os tipos de atividades primárias?

As atividades relacionadas com o setor primário são: agricultura, pecuária, extrativismo vegetal e mineral, caça e pesca.

Fazem parte da Cadeia de Valor de uma empresa?

Elementos que formam uma cadeia de valor
  • Logística interna ou de entrada;
  • Logística externa ou de saída;
  • Operações;
  • Marketing e vendas;
  • Serviço.

Qual o principal benefício que a Cadeia de Valor permite conquistar?

A cadeia de valor é uma ferramenta essencial para o auxílio da construção e manutenção do planejamento estratégico da empresa. Isso porque, ter a ciência de processos que precisam ser reformulados e processos que precisam ser potencializados, facilita a elaboração de um plano futuro da empresa.

Qual a importância da análise da cadeia de valor?

A importância da Cadeia de Valor está ligada ao fato de que permite atingir uma vantagem competitiva sustentável. Para isso, objetiva fornecer aos clientes o máximo valor pelo menor custo total.

Quais os benefícios da cadeia de valor?

Os benefícios da cadeia de valor
  • Identificação das fontes de vantagem competitiva da organização;
  • Otimização e agilidade na execução das atividades rotineiras;
  • Facilidade na implantação de sistemas estratégicos de gestão por conta da estruturação por processos;

Qual a diferença entre cadeia de valor e cadeia de suprimentos?

Nas cadeias de suprimentos o produto é acompanhado desde o fornecimento até o cliente, enquanto, em uma cadeia de valor, o ponto de partida é o cliente, no sentido de que sua necessidade será atendida.

Como identificar a cadeia de valor de uma empresa?

Para analisar sua cadeia de valor, identifique as subatividades.
...
Nas primárias, podem ser:
  1. Diretas: criam o próprio valor;
  2. Indiretas: permitem o funcionamento de subatividades diretas;
  3. De garantia de qualidade: garantem os padrões de subatividades diretas e indiretas.

Como usar a cadeia de valor?

Diminuição de despesas em uma atividade de apoio: reembolso de despesas. Atividades de apoio, que não estão ligadas diretamente à produção, geram despesas para o negócio. Evidentemente, se você puder diminuir essas despesas com um processo mais eficiente, sua cadeia de valor se beneficiará disso.

Como utilizar a cadeia de valor de Porter?

Como utilizar a Cadeia de Valor de Porter
  1. Passo 1: Identificar as sub-actividades para cada actividade primária. Determine que sub-actividades específicas criam valor. ...
  2. Passo 2: Identificar as sub-actividades para cada actividade de apoio. ...
  3. Passo 3: Identificar ligações. ...
  4. Passo 4: Procurar oportunidades para aumentar o valor.

Quando uma cadeia de suprimentos se transforma em cadeia de valor?

RESPOSTA CORRETA Quando uma cadeia de suprimentos se transforma em cadeia de valor ela se dedica a otimizar o valor agregado da informação, tornando-se altamente centrada no consumidor.

O que são as atividades primárias?

As atividades primárias são aquelas consideradas indispensáveis e deveras importante para atender os objetivos na área logística, seja pelas suas maiores parcelas dentro dos percentuais nos custos logísticos ou, então, são primordiais para a gestão e o cumprimento da atividade logística Os autores dividem-se entre ...

Quais são as 3 atividades primárias da logística?

Foram detectadas entre as atividades primárias: o transporte, a manutenção de estoques e o processamento de pedidos.

Quais são as atividades primárias secundárias e terciárias?

primário, que diz respeito à agricultura, à pecuária e ao extrativismo; secundário, que corresponde à indústria; terciário, que agrega os serviços, formais ou informais, prestados nas mais diversas áreas, e também as atividades comerciais.

O que é entrega de valor para o cliente?

Valor entregue ao cliente é a diferença entre o valor total para o cliente e o custo total para o cliente. O valor total para o cliente é o conjunto de benefícios que os clientes esperam de um determinado produto ou serviço.

Como definir entrega de valor?

A entrega de valor não é o quanto custa para o cliente e também não é o preço que a empresa gasta para produzir um produto ou fornecer um serviço. A geração de valor é a composição da razão entre os custos e os benefícios, sendo basicamente criado pela percepção do consumidor.

O que você define como valor para o cliente?

Valor para o cliente é uma conta feita de forma racional ou intuitiva. De um lado, ele pode enxergar pontos positivos, como imagem da marca, produto ofertado, serviços prestados e o valor das pessoas que vendem os produtos ou entregam os serviços.

O que é uma cadeia de suprimentos?

O conceito de cadeia de suprimentos pode ser definido como a junção de uma série de processos que fazem parte do ciclo de vida de um determinado bem. O sucesso operacional de uma empresa, nos moldes do mercado atual, é diretamente proporcional à maneira como a cadeia de suprimentos é gerenciada.

Qual a diferença entre cadeia de suprimentos e rede de suprimentos?

Enquanto a primeira foca no transporte e no armazenamento de mercadorias, a segunda abrange todos os aspectos de aquisição e o fornecimento de bens. Desse modo, a gestão da cadeia de suprimentos é responsável por tarefas operacionais relacionadas, de maneira direta ou indireta, ao produto.

Artigo anterior
Pode pagar IPVA pelo Nubank?
Artigo seguinte
Qual é o polo mais frio?