Como provar que é hipossuficiente?

Perguntado por: Madalena Anjos Brito  |  Última atualização: 24. Mai 2025
Pontuação: 5/5 (55 avaliações)

Algumas possibilidades incluem:
  1. Apresentação da sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), comprovando que está desempregado;
  2. Extrato bancário dos últimos três meses com baixa movimentação;
  3. Comprovante de despesas com água, luz, remédios, alimentação e outros itens essenciais.

Como conseguir uma declaração de hipossuficiência?

Como fazer uma declaração de hipossuficiência econômica? Geralmente, o próprio advogado redige ou disponibiliza um modelo de declaração de hipossuficiência financeira para o cliente assinar. É também permitido que a declaração seja feita de próprio punho.

Qual o valor para ser considerado hipossuficiente?

“4. A Resolução nº 140, de 24 de junho de 2015, editada pela Defensoria Pública do Distrito Federal, estabelece como pessoa hipossuficiente aquela que recebe renda mensal correspondente ao valor de até 5 (cinco) salários mínimos.

Quem pode ser considerado hipossuficiente?

De acordo com o Código de Processo Civil, é hipossuficiente a parte que comprovar que não está em condições de arcar com as taxas e custas exigidas para a tramitação de um processo judicial, sem prejudicar o seu sustento.

Como advogado comprova Hipossuficiencia?

Para comprovar a alegada hipossuficiência econômica, o advogado agravante acostou aos autos eletrônicos cópia da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, que registra rendimentos brutos mensais de pouco mais de dois salários mínimos.

Como alegar e provar que a parte não é hipossuficiente?

26 questões relacionadas encontradas

Precisa comprovar Hipossuficiencia no Juizado Especial?

2- Consoante o disposto no art. 5º , inciso LXXIV , da Constituição Federal , aquele que requer a justiça gratuita deve provar a situação de hipossuficiência. Seja através de contracheque, ou qualquer tipo de documento que comprove a sua miserabilidade.

O que é necessário para pedir justiça gratuita?

Como funciona o pedido de Justiça gratuita? Através da solicitação judicial feita pelo advogado responsável. A parte necessitada deve solicitar pelo advogado o benefício da justiça gratuita. O pedido é simples e pode ser feito na primeira fase do processo, quando se pede ao juiz o direito a gratuidade.

Qual a renda máxima para conseguir advogado gratuito?

Quantos salários mínimos para justiça gratuita 2023? I - A renda mensal líquida inferior a 03 (três) salários mínimos justifica a concessão do benefício da assistência judiciária gratuita.

Qual o critério da jurisprudência para o juiz aferir a hipossuficiência?

Tratando-se de gratuidade de justiça, a declaração de hipossuficiência tem presunção relativa de veracidade, por força do art. 99 , § 3º , do CPC . Dessa forma, até prova em contrário, a declaração é considerada legítima e verdadeira, podendo ser ilidida pelo juiz ou pela parte contrária.

Quais os tipos de hipossuficiência?

A hipossuficiência deve ser analisada sob três aspectos: a hipossuficiência econômica, a hipossuficiência de informação (ou técnica) e a hipossuficiência jurídica.

Quem tem dinheiro em poupança têm direito à justiça gratuita?

Cabe o deferimento do pedido de assistência judiciária gratuita quando a parte requerente possui rendimentos inferiores a dez salários mínimos. A existência de patrimônio, por si só, não é óbice à concessão do benefício da Assistência Judiciária Gratuita.

Qual a renda máxima para ser atendido pela Defensoria Pública?

Os critérios são estabelecidos por meio da Resolução do Conselho Superior da Defensorias Pública (CSDP) nº 170, de 01 de março de 2018, e entre eles consta a necessidade da pessoa a ser atendida ter renda mensal individual de até 2,5 salários mínimos ou renda familiar de até quatro salários mínimos.

Quem tem direito ao benefício da justiça gratuita?

A pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios tem direito à gratuidade da justiça, na forma da lei.

O que a justiça gratuita não cobre?

A gratuidade da justiça isenta o beneficiário de diversas despesas processuais, todas elas relacionadas nos vários incisos do § 1º, do art. 98, incluindo custas iniciais, as despesas com citações (por cartas, oficial de justiça ou mesmo editalícia), as despesas e emolumentos cartorários e honorários periciais.

Para que serve a declaração de Hipossuficiência?

Nesses casos, é preciso solicitar a Justiça Gratuita e apresentar uma declaração de hipossuficiência, que deve ser confeccionada nos moldes corretos, para que a parte hipossuficiente fique isenta das custas processuais.

Quantos salários mínimos para justiça gratuita?

Com uma regulamentação própria, a Justiça trabalhista prevê gratuidade compulsória da Justiça para causas que não ultrapassam dois salários mínimos.

Qual o teto para concessão da justiça gratuita?

Turma mantém entendimento de que gratuidade de justiça é para quem recebe até 5 salários.

Qual o valor para ter direito à justiça gratuita?

Assim, atualmente o rendimento mensal para se obter a gratuidade de justiça é de R$ 7087,22, que corresponde ao limite máximo dos valores do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) no ano de 2022.

Quando posso pedir justiça gratuita no processo?

A gratuidade de justiça pode ser requerida pelas partes a qualquer momento do curso do processo, o que deve incluir a quinta fase do procedimento, que consiste na fase de cumprimento de sentença, nos termos do art. 99 do CPC.

Quantos salários mínimos para justiça gratuita 2024?

Gratuidade Processual pode ser concedida para a parte que aufere até três salários mínimos mensais.

Qual a renda mínima para conseguir um advogado gratuito?

Segundo o Conselho Superior da Defensoria Pública da União, o principal critério definidor de hipossuficiência ainda é a renda familiar mensal. Na resolução de 2017, esse valor passou a ser de até R$ 2 mil, corrigido periodicamente pela inflação acumulada.

Quais documentos comprovam hipossuficiência financeira?

Dentre outros, menciono, abaixo, alguns documentos que poderá juntar ao processo, para comprovar a situação de insuficiência financeira:
  • Declaração de Hipossuficiência assinada pelo requerente ou seu advogado.
  • Cópia integral da CTPS – Carteira de Trabalho;
  • Últimos 03 (três) contracheques;

Quem paga os honorários do advogado em caso de justiça gratuita?

São devidos honorários de advogado sempre que vencedor o beneficiário de justiça gratuita. 8. Do art. 12 da Lei 1.060/1950 extrai-se o entendimento de que o beneficiário da justiça gratuita, quando vencido, deve ser condenado a ressarcir as custas antecipadas e os honorários do patrono vencedor.

Quem é isento de custas judiciais?

Quem está isento hoje

os municípios, suas respectivas autarquias e fundações públicas, o Ministério Público do Trabalho, os beneficiários de justiça gratuita estabelecidos pela Lei 1.060/50 e pelo Código de Processo Civil.

Quais causas A Defensoria Pública pega?

Na área da Fazenda Pública, conflitos que envolvam fornecimento de medicamentos, indenizações contra o estado ou município, problemas com concursos públicos do estado e do município, Previdência Social do estado ou do município, multas, Detran, problemas com cobrança de impostos e taxas, etc.)

Artigo anterior
O que ter em um armário cápsula?
Artigo seguinte
Quando surgiu luthier?