Como produzir dióxido de enxofre?

Perguntado por: Fabiana Barbosa  |  Última atualização: 6. Juli 2024
Pontuação: 4.8/5 (48 avaliações)

O dióxido de enxofre (SO2) é produzido naturalmente por atividades vulcânicas e artificialmente pela combustão do enxofre ou de pirita de ferro (dissulfeto de ferro – FeS2). A emissão do SO2 acontece em processos industriais que fazem uso do enxofre, como a produção de ácido sulfúrico.

Como é gerado o dióxido de enxofre?

Na natureza, a substância é liberada para a atmosfera por gases vulcânicos; dentre as fontes geradas pelo homem, destacam-se as atividades industriais que processam materiais contendo enxofre, como na fabricação de fertilizantes, na fundição de alumínio e aço, na produção de ácido sulfúrico e papel, bem como nas ...

Como produzir SO2?

Para obtenção do SO2, o enxofre sofre um processo de combustão, no qual são utilizados, como agentes comburentes, o oxigênio ou, mais comumente ar previamente submetido a uma operação de secagem com ácido sulfúrico.

Quem produz dióxido de enxofre?

Ouça o texto abaixo! O dióxido de enxofre, ou anidrido sulfuroso, é um gás proveniente, principalmente, da atividade humana, como da queima de combustíveis fósseis e das atividades industriais, podendo também ter origem nas atividades vulcânicas.

Como se forma o SO2?

Na natureza o SO2 é produzido por atividades vulcânicas, incêndios florestais, combustão do enxofre ou pirita ou oxidação de compostos voláteis de enxofre em função da decomposição de matéria orgânica. Pode ser formado, por exemplo, pela oxidação do sulfeto de hidrogênio pelo ar atmosférico.

Dióxido de enxofre e formação de um ácido

25 questões relacionadas encontradas

O que emite dióxido de carbono?

Principais fontes e usos do dióxido de carbono

É emitido durante a queima de combustíveis fósseis (carvão, gás de usina de energia, petróleo, veículos); Desmatamento e queimadas; Lavagem de polpa de celulose e papel.

Quais são as fontes de emissão de dióxido de nitrogênio?

Descrição: O dióxido de azoto (NO2) é um dos principais poluentes atmosféricos, um gás altamente tóxico, que resulta da queima de combustíveis fósseis a temperaturas elevadas, com origem, especialmente, no tráfego automóvel e no setor industrial.

Como se fabrica enxofre?

Sua produção foi originalmente como enxofre elementar pro- veniente de depósitos de origem vulcânica, posteriormente passou a ser recuperado a partir de sulfetos (pirita) e atualmente, a maior produção é através do refino de petróleo e recuperado a partir de gás natural e de metalurgias de metais não ferrosos.

O que produz enxofre?

Quando associado a outros elementos químicos, formando sulfatos, sulfitos ou sulfetos, o enxofre pode ser obtido a partir do petróleo, gás natural e carvão. Porém, o elemento enxofre é mais comumente encontrado em minerais, como: Pirita (dissulfeto de ferro) Cinábrio (sulfeto de mercúrio)

Qual combustível libera dióxido de enxofre?

– Os combustíveis fósseis e principalmente os de baixo processo de filtração possuem um alto volume de enxofre que auxilia na formação de muitos óxidos de enxofre. A queima de combustíveis fósseis como petróleo, carvão, diesel e outros elementos que contêm enxofre emite dióxido de enxofre na atmosfera.

Como se produz ácido sulfúrico?

A produção do ácido sulfúrico é realizada em quatro etapas: obtenção do enxofre, formação de dióxido de enxofre, conversão em trióxido de enxofre e absorção em água (FONSECA, 2001). Aproximadamente oitenta por cento do enxofre produzido no mundo é consumido na fabricação de ácido sulfúrico (SIQUEIRA et al., 2009).

Como SO2 vira SO3?

O dióxido de enxofre, então, é obtido por meio da queima do enxofre elementar de forma a produzir um gás contendo uma mistura de SO2 (8% a 11%), Nitro- gênio e Oxigênio. A conversão de SO2 em SO3 é promovida com au- xílio do catalisador Pentóxido de Vanádio (V2O5). A temperatura da mistura gasosa aumenta com a reação.

Como reduzir a emissão de dióxido de enxofre?

Como soluções de engenharia, verificam-se as possibilidades de adaptação dos motores para combustíveis alternativos e de menor teor de enxofre, além da instalação de equipamentos purificadores e a utilização de combustíveis mais refinados ou híbridos.

O que acontece quando queima enxofre?

O enxofre queima com chamas azuis e, conforme o fogo se espalha, as chamas giram do chão para cima de uma forma bonita e assustadora ao mesmo tempo. É que, apesar de bonitas, as chamas criam um gás tóxico chamado dióxido de enxofre.

E também conhecida como dióxido de enxofre?

Alerta sobre risco à saúde. O dióxido de enxofre, também conhecido como anidrido sulfuroso, é um composto químico constituído por dois átomos de oxigênio e um de enxofre; a sua fórmula química é SO2.

Qual e o cheiro do monóxido de carbono?

“A inalação de monóxido de carbono é extremamente perigosa. Primeiramente porque o gás não tem cheiro, o que dificulta que a pessoa perceba que está inalando. Segundo porque o monóxido de carbono se liga à hemoglobina, proteína que é a responsável pelo transporte de oxigênio no sangue.

Onde se encontra o enxofre na natureza?

Na sua forma natural, é encontrado em fontes termais, áreas vulcânicas e em depósitos sedimentares. Quando associado a outros elementos químicos, pode ser encontrado em menor quantidade no carvão, petróleo e gás natural, formando os sulfatos, os sulfitos e os sulfetos.

O que a Bíblia fala sobre o enxofre?

Significado do enxofre na Bíblia

O enxofre é frequentemente mencionado na Bíblia como um elemento destrutivo e punitivo. É associado a fogo, julgamento divino e condenação. Em várias passagens, o enxofre é descrito como sendo lançado sobre cidades ímpias, como Sodoma e Gomorra, como um sinal de punição divina.

Qual é o cheiro de enxofre?

O enxofre é um não metal de coloração amarela, mole, frágil, leve, desprende um odor característico de ovo podre ao misturar-se com o hidrogênio, e arde com chama azulada formando dióxido de enxofre.

Onde é encontrado o dióxido de enxofre?

O dióxido de enxofre (SO2) é produzido naturalmente por atividades vulcânicas e artificialmente pela combustão do enxofre ou de pirita de ferro (dissulfeto de ferro – FeS2). A emissão do SO2 acontece em processos industriais que fazem uso do enxofre, como a produção de ácido sulfúrico.

O que significa sentir o cheiro de enxofre?

Quando se fala em sentir cheiro de enxofre, geralmente está relacionado a uma experiência desagradável e associada a algo negativo. O cheiro de enxofre é conhecido por ser forte, pungente e muitas vezes descrito como semelhante ao cheiro de ovos podres.

O que dá pra fazer com enxofre?

O enxofre é usado em múltiplos processos industriais como, por exemplo, na produção de ácido sulfúrico para baterias, fabricação de pólvora e vulcanização da borracha. O enxofre também tem usos como fungicida e na manufactura de fosfatos fertilizantes.

O que é o dióxido de enxofre?

O dióxido de enxofre (SO2) é um gás incolor, cuja fórmula molecular é constituída de dois átomos de oxigênio e um de enxofre. Sua molécula apresenta geometria angular, possui caráter polar e é cerca de duas vezes mais denso que o ar atmosférico.

O que o dióxido de enxofre causa no ser humano?

Inalação – Exposição à concentrações acima do Valor Limite de Tolerância (TLV) de 2 ppm pode causar irritação ao olhos, nariz, garganta, com sufocamento, tosse e algumas vezes bronco-constrição. Concentrações de 50-100 ppm são consideradas perigosas e exposições a 400-500 ppm são consideradas de risco à vida.

O que libera NO2?

Onde é encontrado o dióxido de nitrogênio (NO2)?

Veículos automotores; Motores de combustão interna; Usinas termelétricas e siderúrgicas; Fábricas de pasta de papel.

Artigo anterior
Quais exames o neuro pode pedir?
Artigo seguinte
Pode misturar calcário com ureia?