Como prescrever Matergan?

Perguntado por: Salvador Pedro Macedo Pinto Pinheiro  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (16 avaliações)

MATERGAM – Posologia
Para profilaxia começando antes do parto: 300 mg (= 1.500 UI) da 28a a 30a semanas de gestação — em alguns casos, é justificável começar a profilaxia mais precocemente — seguida por uma outra dose de 300 mg (= 1.500 UI) entre 2 e não mais que 72 horas após o parto, se o neonato for Rh (D)-positivo.

Como administrar Matergan?

Como Usar (Posologia)

a injecao deve ser dada para a mae cerca de 2 horas apos o parto se possivel, mas nao mais que 72 horas apos o parto. apos o nascimento de uma crianca com o fator du, uma dose de 500 ug (= 2500 ui) de matergam e recomendada para a mae rh-negativa.

Como prescrever imunoglobulina Anti Rh?

A dose recomendada é de 20 micrograma (100 UI) de imunoglobulina humana anti-D por 2 mL de sangue RhD-positivo transfundido ou por 1 mL de concentrado de eritrócito. A dose adequada deve ser determinada em consulta com um especialista em transfusão sanguínea.

Quando se é que a mãe toma Matergan?

A injeção é aplicada antes do parto (entre a 28ª e 30ª semana de gestação) ou nas primeiras 72 horas após o parto. Ela também deve ser aplicada após a ocorrência de aborto espontâneo ou provocado, gestação ectópica, mola hidatiforme, aminiocentese ou trauma abdominal.

Como solicitar imunoglobulina Anti-d?

Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica original, preenchido de forma completa e legível pelo médico responsável pelo atendimento ao paciente. Documento de identidade; Comprovante de residência com CEP; Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Como fazer uma prescrição médica do zero? | Curso Pré-Internato

33 questões relacionadas encontradas

Como solicitar imunoglobulina?

Prescrição de medicamento original, em duas vias, elaborada de forma completa e legível, pelo médico responsável pelo atendimento ao paciente. Comprovante de residência com CEP; • Cartão Nacional de Saúde (CNS). 4. Cópia dos exames: • Concentração sérica das imunoglobulinas (IgG total, IgA, IgM);

Quando é preciso tomar a imunoglobulina D?

A administração da imunoglobulina anti Rh(D) em mulheres Rh(D)negativas é indicada nos seguintes casos: Gravidez/parto de criança Rh(D) positiva. Aborto /ameaça de aborto, gravidez ectópica ou mola hidatiforme.

Quando a mãe tem o fator Rh negativo?

O principal risco do Rh negativo da mãe e positivo do bebê é a eritroblastose fetal, também conhecida como doença hemolítica do recém-nascido, que é mais frequente de acontecer a partir da segunda gestação.

Como saber se tomei a Matergan?

Existe forma de saber se tomei a vacina Matergam? Geralmente é entregue a você uma das vias preenchidas. Caso tenha tomado a vacina no hospital, durante alguma internação , deve estar no seu prontuário.

Para que serve a medicação Matergan?

Matergam – Informações

Matergam corresponde à fração proteínica do plasma humano, com elevado teor de anticorpos anti-Rho(D). Quando administrado em tempo hábil, previne a isoimunização, impedindo o aparecimento da doença hemolítica do recém-nascido em gestações posteriores.

Onde tomar a vacina imunoglobulina Anti RH?

A Imunoglobulina Anti-Rh ou Anti-D só pode ser encontrada nos serviços privados de vacinação.

Em que momento solicitar o Coombs indireto?

Em caso de gestante Rh negativo e parceiro Rh positivo e/ou desconhecido, solicitar o teste de Coombs indireto. Se o resultado for negativo, repeti-lo em torno da 30ª semana. Quando o Coombs indireto for positivo, encaminhar a paciente ao pré-natal de alto risco7(D).

Como administrar rhophylac?

Rhophylac deve ser injetado lentamente em um músculo ou diretamente em sua veia por um médico ou outro profissional de saúde. Seu médico deve decidir o quanto de Rhophylac você deve receber e a via de administração apropriada.

Onde aplicar imunoglobulina?

I - Informações sobre a administração do medicamento O medicamento imunoglobulina deve ser administrado por via subcutânea (SC, abaixo da pele) em adultos e em crianças a partir dos 12 anos de idade. II - Critérios de realização - A administração dessa medicação pode ser realizada somente com prescrição médica.

Quanto tempo dura a Matergan?

Seu efeito dura cerca de 3 meses, e se houver indicação, seu uso deve ser repetido em todas as gestações e/ou pós-parto.

Sou Rh negativo e não tomei a vacina?

Você poderá fazer o exame de coombs indireto ou pesquisa de anticorpos irregulares antes de uma próxima gravidez. Se esse exame vier positivo para anticorpo anti-D, existe riscos em uma futura gravidez e será um gravidez de alto risco.

Como saber o fator Rh do feto?

É possível saber o fator Rh do bebê durante a gestação, utilizando-se uma amostra do sangue materno, a partir da 9ª semana de gestação, quando já existem fragmentos livres do DNA fetal.

Tem como saber o tipo de sangue do bebê antes de nascer?

Enquanto o bebê está na barriga, não é possível saber seu tipo de sangue. Por isso, é necessário um exame pré-natal para checar, de tempos em tempos, se a mãe ficou sensibilizada com o sangue incompatível do feto.

Qual o segredo do sangue Rh negativo?

Esse fator é muito utilizado para classificar os tipos sanguíneos, e quando a proteína está presente nas hemácias indica que o sangue é Rh positivo (Rh+) ou quando não existe essa proteína na hemácia, indica que o sangue da pessoa é Rh negativo (Rh-).

Quais os tipos sanguíneos que não podem ter filhos?

Por exemplo, as mulheres com o tipo sanguíneo AB, A, B ou O negativos devem redobrar a atenção na hora de ser mãe. Assim sendo, caso o parceiro tenha o fator RH positivo e transmita essa característica para o feto, é possível que o corpo da mulher crie uma rejeição ao próprio filho.

Quais os tipos de sangue que não podem ter filhos?

Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.

Quando o sangue da mãe é diferente do bebê?

Eritroblastose Fetal: A Doença da Incompatibilidade Sanguínea entre Mãe e Feto. A eritroblastose fetal, também conhecida por doença hemolítica perinatal, ocorre quando existe uma incompatibilidade entre o sangue da mãe e do bebê. A incompatibilidade mais comum é a do fator Rh.

Para que serve a imunoglobulina Anti-d?

A Imunoglobulina Humana Específica Anti-D (Rho), é uma proteína do sangue humano que pertence ao sistema de defesa do organismo de pessoas que tem o sangue tipo Rh-D negativo, e que impede a imunização contra o sangue Rh positivo.

Quando fazer imunoglobulina Rh?

A imunoglobulina anti-Rh é um anticorpo pronto que neutraliza o fator Rh.
...
Indicações
  • Mulheres que tenham fator Rh- negativo e estejam grávidas ou tenham acabado de dar à luz a um bebê Rh+ positivo;
  • Mulheres Rh(D) negativo que tenham abortado ou tenham ameaça de abortamento;

Quem precisa tomar vacina anti RH?

Essa vacina é indicada, em linhas gerais, para gestantes com Rh negativo que estão grávidas de bebês com Rh positivo. A recomendação dela depende também de outros fatores como o número de bebês que a gestante já teve e se o Rh do pai da criança é positivo ou negativo.

Artigo anterior
Qual a principal consequência das reformas religiosas?
Artigo seguinte
Teve algum papa brasileiro?