Como preparar uma bandeja para acesso venoso periferico?

Perguntado por: Inês Simões de Loureiro  |  Última atualização: 6. Dezember 2024
Pontuação: 4.9/5 (21 avaliações)

Fazer uma alça com a linha IV e fixá-la com esparadrapo de 1,3cm de largura; Colocar um rótulo com data e hora da inserção, tipo e calibre da agulha e assinar; Recolher o material, encaminhar ao expurgo; Lavar as mãos, conforme técnica estabelecida na instituição.

Como se realiza o preparo da bandeja para procedimento?

✓ Realizar assepsia da bandeja (da mesa de maio ou individuais) com água e sabão e fazer desinfecção com álcool a 70%, antes de utilizá-las para distribuição dos medicamentos; ✓ Separar as medicações conforme identificação do paciente, fármaco, dose de concentração, horário e via de administração, ler atentamente ...

O que deve ter em uma bandeja de punção venosa?

Bandeja • Luvas de procedimento; • Garrote; • Algodão; • Filme transparente estéril ou curativo estéril ou esparadrapo e gaze estéril • Dispositivo de punção venosa (cateter periférico flexível ou cateter agulhado tipo borboleta); • Seringa 10 mL; • Agulha 40 x 12 mm • 01 ampola de Solução Fisiológica 0,9%; • Extensor ...

O que precisa para fazer acesso venoso periferico?

Os materiais necessários para passagem de acesso venoso periférico são os seguintes:
  1. Cateter sobre agulha ou cateter agulhado (este apenas para coleta de sangue);
  2. Luvas de procedimento;
  3. Algodão;
  4. Álcool 70%;
  5. Cobertura adesiva estéril;
  6. Extensor com soro fisiológico 0,9%.

Quais são os materiais para punção periférica?

3. Materiais Necessários: 3.1 Bandeja; 3.2 Garrote; 3.3 Álcool a 70%; 3.4 Bolas de algodão; 3.5 Cateter venoso apropriado; 3.6 Esparadrapo ou filme transparente estéril; 3.7 Fita adesiva hipoalergênica estéril; 3.8 Luvas de procedimento.

Preparo da BANDEJA de PUNÇÃO VENOSA na Prática! 😮🥼

18 questões relacionadas encontradas

O que colocar na bandeja de medicamentos?

Fazer o rótulo do medicamento contendo, nome do cliente, número do leito, nome do medicamento, dose, via, horário; 7. Conferir o nome do medicamento, dose, via e prazo de validade; 8. Colocar em uma bandeja o copo descartável contendo o medicamento com a identificação.

Qual o material usado na punção venosa e os cuidados de enfermagem?

Quando indagados sobre o material usado para o procedimento de punção venosa periférica, os profissionais listaram: dispositivo para punção, algodão, álcool, garrote, esparadrapo, extensor, seringa com soro ou água destilada luvas e cuba rim.

Quais os cuidados de enfermagem com acesso venoso periférico?

Verificar sempre se há sinais de sujeira e sangramentos; Avaliar se há vermelhidão, edema e se a pele na região do acesso estiver quente; Caso o paciente se queixe de dor durante a infusão de alguma medicação ou mesmo em repouso, feche o registro do equipo imediatamente.

O que é um AVP?

O que é acesso venoso periférico (AVP)?

O AVP se dá pela introdução de um cateter de tamanho curto na circulação venosa periférica, sendo uma via capaz de prover a infusão de grandes volumes ao paciente diretamente na corrente sanguínea, além a infusão de drogas de efeitos diversos com a obtenção de rápida resposta.

Qual a validade de um AVP?

No Brasil, a ANVISA recomenda a permanência de um AVP até 96 horas(2), podendo ser estendido conforme as boas práticas da instituição e caso haja indicação clínica. O AVP pode ser removido, antecipadamente, na presença de alguma complicação(2,5), como flebite, extravasamento, infiltração ou acidentalmente.

Qual o melhor Jelco para punção venosa?

Jelco ("Abocath"): ✅ Para quem? Utilizado em diversas situações clínicas, desde adultos até crianças. ✅ Profundidade: Ótimo para punções em veias mais profundas. ✅ Fluxo Contínuo: Permite coleta contínua de amostras.

Como higienizar a bandeja enfermagem?

Fazer desinfecção da bandeja com gaze embebida em álcool 70%, unidirecional, repetindo o movimento três vezes e aguardando secagem espontânea; 7. Higienizar as mãos com álcool clorexidine; 8. Separar a medicação, colocando-a na bandeja ou cuba rim com o rótulo de identificação do medicamento.

Qual a diferença entre o scalp e Jelco?

Uma das principais diferenças entre o scalp e o jelco é que o scalp é geralmente utilizado apenas para a inserção do cateter IV, enquanto o jelco permanece inserido na veia do paciente durante todo o período de tratamento.

Como fazer uma punção venosa passo a passo?

Inserir a agulha com o bisel voltado para cima, até observar o refluxo do sangue. Retirar o mandril quando puncionar com cateter sobre agulha, fazendo pressão acima da ponta do cateter com o indicador da mão não dominante. Soltar o garrote e solicitar ao cliente para abrir a mão.

Qual a diferença entre acesso venoso central e periférico?

Existem dois tipos de cateteres: o cateter venoso periférico, que é a introdução de um cateter nos membros, como braço, mão e perna; e o cateter venoso central, que é usado em pacientes que necessitam de quantidades maiores de medicamento e soro, bem como de medicações específicas, como quimioterapia ou dieta parental.

Qual a técnica de punção venosa?

Inserir o cateter na veia com o bisel voltado para cima com angulação de 5-30º (quanto mais superficial a veia, menor o ângulo). Quando a agulha e o cateter estiverem no lúmen da veia, avança-se o cateter ao mesmo tempo que retira a agulha.

O que significa a sigla PVP na enfermagem?

O procedimento de punção venosa periférica (PVP) destaca-se como o mais frequente nos ambientes de cuidados prestados pela enfermagem e consiste na introdução de um cateter no interior de uma veia.

Qual a melhor veia para punção?

No braço e antebraço escolhe-se as veias cefálica, basílica e cubital mediana. Salienta- se que a fossa cubital proporciona uma melhor apresentação e possui veias de maior calibre, sendo um local bastante utilizado, principalmente para punções de menor duração (1,2).

Quais são os tipos de acesso venoso?

Existem diversos tipos de acessos venosos centrais, destacando-se os de curta duração, os de inserção periférica (PICC) e os de longa duração, como os semi-implantados (tunelizados) e os totalmente implantados (CVCTI).

De quem é a responsabilidade da punção venosa periférica?

A punção venosa periférica pode ser realizada pela equipe de enfermagem, Page 3 cabendo ao enfermeiro avaliar a condição venosa do paciente, previamente à realização do procedimento, recomendando-se que nos pacientes com punção venosa periférica considerada difícil, que seja executada pelo enfermeiro.

O que é PICC na enfermagem?

PICC – A passagem de Cateter Venoso Central de Inserção Periférica é executada principalmente nas unidades de terapia intensiva e tem sido amplamente utilizada em crianças, recém-nascidos, pacientes idosos, oncológicos e com dificuldade venosa para infusão de substâncias irritantes ao vaso sanguíneo.

Qual é o tempo recomendado para o garroteamento?

Para interromper o fluxo sanguíneo e provocar a distensão venosa, recomenda-se o uso de um garrote por um período não superior a 60 segundos(4).

Como fazer uma anotação de enfermagem com acesso venoso periferico?

Em relação ao acesso venoso periférico, deve-se:

➢ Anotar data e local da inserção; ➢ Anotar dispositivo utilizado; ➢ Anotar motivos de troca ou retirada; ➢ Anotar sinais e sintomas observados; ➢ Anotar se houve intercorrência e se há sinais flogísticos.

O que é Abocath na enfermagem?

Os cateteres sobre agulha ou flexíveis (tipo “abocath”), consistem numa cânula com comprimento de 2,0 a 5,0 cm e calibres em números pares (n. 14, 16, 18, 20, 22). Depois da punção da veia, a agulha é retirada e descartada, deixando um cateter flexível no vaso (COFEN, 2015).

Artigo anterior
Quais os impactos que o assédio pode trazer para o ambiente de trabalho e para a saúde dos trabalhadores?
Artigo seguinte
Quantos de melancia e água?