Como preencher Darf multa atraso entrega Efd-contribuições?

Perguntado por: Benjamim Branco Mota  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 5/5 (17 avaliações)

O código de DARF para recolhimento da multa é o 2203, segundo o Ato Declaratório Executivo CODAC n° 38/2011. Período de apuração: no formato dd/mm/aaaa, correspondente 1° dia útil após o término do prazo fixado para a entrega da escrituração.

Quando preencher o Registro 0900 SPED Contribuições?

Conforme consta no guia prático, o registro 0900 é de escrituração obrigatória sempre que o arquivo original da EFD-Contribuições for transmitido após o prazo regular de entrega (após o 10º dia útil do 2º mês subsequente ao período de apuração a que se refere a escrituração).

O que é o registro 0900 na EFD?

No novo Guia Prático da EFD Contribuições 1.32, foi instituído o registro “0900-Composição das Receitas do Período – Receita Bruta e Demais Receitas”, válido a partir de jan/2020. IV – as receitas da atividade ou objeto principal da pessoa jurídica não compreendidas nos incisos I a III.”

Qual o valor da multa por atraso de SPED Contribuições?

Multa equivalente a 0,02% (dois centésimos por cento) por dia de atraso, calculada sobre a receita bruta da pessoa jurídica no período a que se refere a escrituração, limitada a 1% (um por cento) desta, aos que não cumprirem o prazo estabelecido para apresentação dos registros e respectivos arquivos.

Como fazer Efd-contribuições manualmente?

Na hora de elaborar a EFD-Contribuições, as empresas devem informar todas as receitas financeiras como custos, despesas, aquisições, encargos, receitas operacionais e não operacionais e, também, aquisições geradoras de créditos do regime não cumulativo e os ajustes como estornos e devoluções.

EFD CONTRIBUIÇÕES - REGISTRO 0900 e Multa Por Atraso na Entrega | SPED Contribuições | Contábil Play

24 questões relacionadas encontradas

O que é receita total escriturada no Bloco A?

A receita total escriturada em cada Bloco Da escrituração corresponde ao somatório da receita bruta auferida e das demais receitas, não classificadas como receita bruta.

O que é o registro 0500 no SPED Contribuições?

Este registro tem o objetivo de identificar as contas contábeis utilizadas pelo contribuinte em sua Escrituração Contábil, relacionadas às operações representativas de receitas, tributadas ou não, e dos créditos apurados.

O que é o registro C500?

REGISTRO C500 - NOTA FISCAL: Este registro deve ser apresentado, nas operações de saída, pelos contribuintes do segmento de energia elétrica e não obrigadas ao Convênio ICMS 115/03, pelos contribuintes do segmento de fornecimento de gás e, nas operações de entrada, por todos os contribuintes adquirentes.

O que é o registro F100 SPED Contribuições?

Registro F100: Demais Documentos e Operações Geradoras de Contribuição e Créditos. Para o lançamento de outros documentos em geral – como receitas financeiras, aluguéis, aquisição de serviços de frete, informática, manutenção etc.

O que é o registro 1900 SPED Contribuições?

O registro 1900 é o registro para a pessoa jurídica sujeita à tributação com base no lucro presumido, que procedeu à escrituração de suas receitas de forma consolidada. O 1900 vai ser gerado apenas para empresas que optarem para gerar o SPED Contribuições consolidado.

O que é o bloco A do SPED Contribuições?

Bloco A: Informações fiscais (registros de dados)

Este bloco apresenta informações oriundas dos movimentos completos de notas fiscais de serviços prestados e serviços tomados que não estão escrituradas nos registros constantes nos blocos C, D e F.

O que é o bloco F do SPED Contribuições?

Neste registro são informadas as deduções diversas previstas na legislação tributária, inclusive os créditos que não sejam específicos do regime não-cumulativo, passiveis de dedução na determinação da contribuição social a recolher, nos registros M200 (PIS/Pasep) e M600 (Cofins).

Quais são os blocos do SPED Contribuições?

Abaixo estão listados os blocos da EFD-Contribuições em sua ordem de registro:
  • Bloco 0 — Abertura, Identificação e Referências.
  • Bloco A — Documentos Fiscais - Serviços (ISS)
  • Bloco C — Documentos Fiscais I – Mercadorias (ICMS/IPI)
  • Bloco D — Documentos Fiscais II – Serviços (ICMS)
  • Bloco F — Demais Documentos e Operações.

Como preencher a EFD Contribuições lucro real?

A elaboração da EFD Contribuição será de forma centralizada pelo estabelecimento matriz da pessoa jurídica, porém as informações pertinentes às filiais devem ser discriminadas em cada registro correspondente, conforme as perguntas e respostas disponível no site do SPED e o Guia prático Versão 1.33.

Como fazer o Efd-contribuições?

A SPED EFD Contribuições deve ser entregue até o décimo dia útil do segundo mês subsequente ao período de apuração dos tributos. Ou seja, se os impostos foram apurados em julho, você tem até o décimo dia útil de setembro para enviar a EFD.

Como emitir Efd-contribuições?

Como pré-requisito para a instalação do PVA EFD-Contribuições é necessária a instalação da máquina virtual do Java. Após a importação ou criação da escrituração, a mesma poderá ser visualizada pelo próprio Programa Validador, com possibilidades de pesquisas de registros ou relatórios do sistema.

O que é o Bloco M?

Bloco M – Apuração da Contribuição e Crédito do PIS/Pasep e da Cofins. O 'Bloco M – Apuração da Contribuição e Crédito do PIS/Pasep e da Cofins' está sendo gerado e exportado no arquivo do SPED Contribuições.

Como aproveitar crédito de PIS e COFINS de períodos anteriores?

Como lançar o crédito de PIS e COFINS no sistema?
  1. Acesse a aba Federal → Sped Contribuições → Crédito de PIS e COFINS.
  2. Informe a Empresa e Período que está gerando o Sped e clique em "Novo"
  3. Na tela a seguir no campo de Período da Apuração, informe o MÊS ANTERIOR, nesse caso 05/2019.

O que é regime cumulativo na apuração do PIS COFINS?

Quando se fala em PIS e COFINS cumulativo, significa que a incidência dos dois tributos ocorrerá sempre que houver uma venda, mesmo que o produto já tenha sido tributado anteriormente.

Quantos e quais são os blocos de EFD devem ser preenchidos?

São eles: Bloco 0: Abertura, Identificação e Referências; Bloco B: Escrituração e Apuração do ISS. Bloco C: Documentos Fiscais I – Mercadorias (ICMS/IPI)

O que é registro A170?

No Registro A170 serão informados os itens constantes nas Notas Fiscais de Serviços ou documento internacional equivalente (no caso de importações), especificando o tratamento tributável (CST) aplicável a cada item.

O que é o bloco C do SPED Fiscal?

BLOCO C: DOCUMENTOS FISCAIS DO ICMS E DO IPI - MERCADORIAS. Este bloco apresenta informações oriundas dos movimentos completos de notas fiscais de entrada, saída, redução Z e guias de recolhimento conforme as espécies dos documentos.

Como informar no SPED Contribuições as receitas financeiras?

Mesmo a receita financeira sendo tributada à alíquota zero, esta deve ser escriturada em Blocos específicos no SPED, como o F100 ou Registro 1800 que trata da incorporação imobiliária. Para esses casos, deve-se ser utilizado o CST nº 06 “Operação Tributável a Alíquota Zero”.

Como gerar o registro F550?

Como gerar os registros F100 e/ou F550 no EFD Contribuições referente aos lançamentos de documentos não fiscais?
  1. 1 - Acesse o menu ARQUIVOS, submenu TABELAS, clique em ESPÉCIES; ...
  2. 5 - No campo MODELO selecione a opção 'Documento Não Fiscal'; ...
  3. 1 - Acesse o menu ARQUIVOS, e clique em ACUMULADORES;

Artigo anterior
Como se inscrever concurso TJ?
Artigo seguinte
Qual o valor da multa do artigo 167?