Como podemos saber quando usar S ou Z nos diminutivos terminados em sinho Sinhá e Zinho Zinha?

Perguntado por: Gil Mauro Gaspar Jesus Rocha  |  Última atualização: 25. Mai 2024
Pontuação: 4.3/5 (46 avaliações)

Quando usamos -sinho no diminutivo de uma palavra? Usamos -sinho para indicar o diminutivo de palavras que já têm a letra “s” na sua última sílaba. Quando usamos -zinho no diminutivo de uma palavra? Usamos -zinho para indicar o diminutivo de palavras que não têm a letra “s” na sua última sílaba.

Quando usar z ou s no diminutivo?

Grata pela atenção. O diminutivo de lápis é lapisinho ou lapisito. As palavras terminadas em -s ou -z fazem o diminutivo acrescentando -inho ou -ito: adeusinho (adeus + inho), piresinho (pires + inho), alferesinho (alferes + inho); narizinho (nariz + inho), narizito (nariz + ito), raizita (raiz + ita).

O que podemos aprender sobre o uso do sufixo Zinho?

Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.

Quando o diminutivo e escrito com a letra Z?

É simples: o sufixo -inho, que indica o grau diminutivo, deve ser escrito com “z” em algumas situações. Assim, “pé” vira “pezinho”, “mãe” vira “mãezinha”, “café” vira “cafezinho”, “nariz” vira “narizinho”, “amor” vira “amorzinho”.

Por que algumas palavras no diminutivo terminam com Inho e outras com Zinho?

Os que diminuem mais, acabam ou em inho, inha, quando os primitivos terminam em vogal ou consoante, como Filhinho, Filhinha, Mulherinha, Rapazinho; ou em zinho, zinha, quando os primitivos terminam em ditongo, como Homemzinho, Leãozinho, Paizinho, Mãezinha.

Diminutivo! Terminações INHO/INHA ou ZINHO/ZINHA

23 questões relacionadas encontradas

Quando se usa S ou Z no final das palavras?

A consoante s é usada entre vogais, assumindo o som z nas seguintes situações: Em palavras terminadas em -oso, -osa, -esa, -isa, -ose, -ise, -ase, -ese: -oso: ansioso, presunçoso, pretensioso, prazeroso, majestoso. -osa: majestosa, glamourosa, ansiosa, presunçosa, pretensiosa.

Quando se usa a terminação sinho Sinhá nos diminutivos dê exemplos?

Usamos -sinho para indicar o diminutivo de palavras que já têm a letra “s” na sua última sílaba. Quando usamos -zinho no diminutivo de uma palavra? Usamos -zinho para indicar o diminutivo de palavras que não têm a letra “s” na sua última sílaba.

Qual é a regra da letra Z?

Emprega-se a letra z nos seguintes casos: - nos sufixos -ez e -eza, usados para formar substantivos abstratos derivados de adjetivos. rigidez (rígido), riqueza (rico). - nas palavras derivadas de uma primitiva grafada com z.

Quando é que a letra S tem o som de Z?

A consoante S é usada entre vogais, assumindo o som Z nas seguintes situações: Em palavras terminadas em -oso, -osa, -esa, -isa, -ose, -ise, -ase, -ese. -oso: ansioso, presunçoso. -osa: majestosa, glamourosa.

Porque a palavra feliz é com z?

Tem mais depois da publicidade ;) Acerca da regra em questão vale observar que na última sílaba das palavras primitivas não constatamos a presença da letra “s”, razão pela qual todas são demarcadas com a letra “z”.

Como termina as palavras que você passou para o diminutivo?

Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.

Por que cozinha e com Zé não com S?

A grafia do vocábulo «cozinha» e seus derivados com «z» ter-se-á fixado nesta altura, surgindo o registo da palavra «cozinheira», apenas com «z», no Novo Diccionario da Língua Portuguesa, de Candido de Figueiredo, 3,ª ed., 1920.

Porque casinha se escreve com S?

Nos casos de casa > casinha, casita e de vaso > vasito, aos radicais de cada uma das palavras foram acrescentados os sufixos -inho ou -ito e o -s- que aparece nestas palavras pertence ao radical e não ao sufixo diminutivo. Sobre os sufixos diminutivos, consulte ainda a resposta diminutivos (I).

Por que a palavra baronesa se escreve com a letra se não com Z?

4. Por que a palavra “BARONESA” se escreve com a letra “S” e não “Z”? a) Porque esta palavra tem ditongo, e depois de ditongo sempre se usa “s”.

Como saber se é L ou U no meio da palavra?

Para que os alunos consigam reconhecer a diferença de uso entre as palavras com L ou U, é importante destacar que o "U" é usado no final da palavra quando ele sozinho é tônico: baú, Jaú. O "L" é usado quando a sílaba final total é tônica: afinal, legal, moral.

Quais são as regras do S?

O uso do S ou do SS é um assunto que causa bastante dúvida na escrita da língua portuguesa. Escrevemos com apenas um S quando estiver no começo ou no final da palavra, quando tiver som de /S/ após uma consoante e quando tiver com de /Z/ entre duas vogais. Escrevemos com SS quando tiver som de /S/ entre duas vogais.

Quando empregamos as letras SÇ?

O dígrafo sç aparece nas formas verbais de todos os verbos terminados em -scer, como nascer, crescer, descer, renascer, rejuvenescer, aquiescer, acrescer, decrescer, convalescer, enrubescer, florescer, remanescer, efervescer, incandescer, arborescer e ruborescer, entre outros.

Qual é o sentido que o uso do diminutivo?

Os diminutivos nos nomes dá-lhes um significado carinhoso, sentimental, de ternura. Aquilo que é nosso, que está, segundo Veríssimo “perto de nós, de aconchego, familiar, à mão, é o da gente”.

Qual é o diminutivo de casa?

casinha | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Artigo anterior
Quais as características da ligação antígeno anticorpo?
Artigo seguinte
Qual a responsabilidade do sócio administrador?