Como podemos nos prevenir contra doenças causadas por certas espécies de platelmintos?

Perguntado por: Leonor Camila Melo Vieira Azevedo  |  Última atualização: 28. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (60 avaliações)

Para prevenir as doenças caudadas pelos representantes da classe cestoda e trematoda, medidas de saneamento básico, como tratamento de água e esgoto e construção de fossas sépticas, são cruciais.

Como acabar com os platelmintos?

O tratamento pode ser através de cirurgia, remoção de fluido dos cistos e por medicamentos indicados pelo médico. É uma doença é provocada por platelmintos, trata-se de uma infecção intestinal por tênia.

Quais são as doenças causadas por platelmintos?

  • Doenças causadas por platelmintos.
  • 1-Esquistossomose ou Barriga d´água (CICLO HETEROXÊNICO)
  • 2- Teníase (solitária): CICLO HETEROXÊNICO.
  • Carne com cisticerco (larva)
  • Filo Platyhelminthes.
  • Classe Cestoda. Verminose. •Teníase.
  • Carne com cisticerco (larva)
  • CISTICERCOSE.

Qual é a defesa dos platelmintos?

Possuem em toda a superfície corporal, com grande concentração nos tentáculos e ao redor da boca, células chamadas de cnidócitos ou cnidoblastos que são responsáveis pela defesa e também na captura de presas.

Quais as profilaxias para esquistossomose teníase cisticercose ascaridíase e ancilostomíase?

As principais medidas preventivas da esquistossomose, conhecida popularmente com “barriga d'água” e causada por um verme platelminto, consistem em: construir instalações sanitárias adequadas que impeçam a contaminação de corpos d'água por ovos do esquistossomo; combater o caramujo transmissor; evitar o contato com água ...

DOENÇAS CAUSADAS POR PLATELMINTOS | ESQUISTOSSOMOSE | TENÍASE | CISTICERCOSE | ENEM | ZOOLOGIA

15 questões relacionadas encontradas

Quais são as medidas profiláticas para evitar a esquistossomose?

Prevenção. Saneamento básico com esgotos e água tratada. Controle dos caramujos que são hospedeiros intermediários da doença. Proteção dos pés e pernas com botas de borracha com solado antiderrapante.

Como se dá a profilaxia da esquistossomose?

A prevenção da esquistossomose consiste em evitar o contato com águas onde existam os caramujos hospedeiros intermediários infectados, implementação de medidas de saneamento básico, educação em saúde.

Como é feita a excreção dos platelmintos?

O sistema excretor dos platelmintos apresenta-se com protonefrídias, que possuem células terminais multiciliadas chamadas de células-flama (ou solenócitos), responsáveis pela eliminação do excesso de água e os resíduos metabólicos para o exterior do organismo, por meio de um sistema de canais.

Qual a importância ecológica dos platelmintos?

A importância ecológica dos platelmintos está associada a sua grande capacidade de parasitar outros organismos e provocar doenças, como a teníase, a cisticercose e a esquistossomose.

Como funciona o sistema nervoso dos platelmintos?

O sistema nervoso dos platelmintos é formado dois gânglios na região da cabeça de onde saem cordões nervosos longitudinais dispostos ventralmente. Esses cordões são conectados por cordões nervosos transversais.

Quais as principais doenças causadas por nematelmintos e platelmintos?

As principais verminoses causadas por platelmintos são: esquistossomose, teníase, cisticercose e hidatidose ou equinococose. As principais verminoses causadas por nematelmintos são: ascaridíase, ancilostomose, larva migrans cutânea, filariose, enterobíase ou oxiurose, estrongiloidíase e tricuríase.

Quais são as doenças transmitidas por platelmintos e anelídeos?

  • Ascaridíase.
  • Bicho-geográfico.
  • Cisticercose.
  • Enterobiose.
  • Esquistossomose.
  • Filariose (elefantíase)

Quais doenças são causadas pelos vermes platelmintos e nematódeos?

Artigos de Doenças provocadas por vermes
  • Ancilostomíase ou ancilostomose. Você já ouviu falar de ancilostomíase, ancilostomose ou amarelão? ...
  • Ascaridíase. ...
  • Bicho geográfico. ...
  • Cisticercose. ...
  • Cisto Hidático. ...
  • Esquistossomose. ...
  • Filária. ...
  • Filariose.

Como evitar a doença de platelmintos?

Tratamento e Prevenção
  1. Lavar as mãos com frequência;
  2. Lavar adequadamente os alimentos, principalmente os que serão consumidos crus, como frutas e legumes;
  3. Manter as unhas sempre cortadas e limpas;
  4. Evitar andar descalço;
  5. Beber água filtrada ou fervida;
  6. Evitar o consumo de carne crua.

Quais são os sintomas dos platelmintos?

Durante sua fase aguda o portador do verme apresenta manifestações clínicas como coceiras e dermatites, febre, inapetência, tosse, diarreia, enjoos, vômitos e emagrecimento.

O que podemos fazer para evitar a teníase?

Como medidas preventivas deve-se atentar para algumas ações rotineiras, como: não defecar ao ar livre, lavar sempre as mãos, principalmente antes de se alimentar e após usar o sanitário; não utilizar fezes humanas nem esgoto como adubo; não irrigar a horta com água de rio; lavar bem as frutas e verduras antes de comê- ...

Qual a importância ecológica econômica e veterinária dos platelmintos?

Platelmintos de importância veterinária, médica e econômica

Para completar seus ciclos de vida, estes vermes infectam hospedeiros intermediários e definitivos em sucessão, através da ingestão oral de ovos ou larvas, respectivamente.

Qual a importância ecológica dos moluscos?

A importância dos moluscos

A principal importância é ecológica. Afinal, as ostras e os mexilhões, pelo fato de filtrarem a água, podem acumular, em seus organismos, determinadas substâncias poluidoras. Além de servirem também como alimentação humana.

Em que ambiente vivem os platelmintos?

Há platelmintos que vivem livremente, em ambientes aquáticos ou em ambientes terrestres úmidos. Um exemplo de animal de vida livre é a planária. A tênia e o esquistossoma são vermes parasitas, ou seja, dependem de um outro ser vivo, denominado hospedeiro, para sobreviver.

Como é o sistema excretor dos nematóides?

O sistema excretor dos nematelmintos, ou nematódeos, é composto por dois canais longitudinais, os renetes (formato de “H”). Os resíduos de seu metabolismo são eliminados do organismo através do líquido existente em seu pseudoceloma, por meio de dois tubos conectados por um menor, transversal.

Como ocorre a respiração circulação e excreção dos platelmintos?

Os platelmintos não possuem sistema circulatório. O alimento digerido é enviado para as células por difusão, graças a um intestino bem ramificado, pois ele é gastrovascular.

Como é a excreção nesses animais?

TIPOS DE EXCREÇÃO DOS ANIMAIS INVERTEBRADOS: Filo Porífera – as esponjas, organismos que pertencem a esse grupo, não possuem sistema excretor. ... Filo Nematoda – nos nematódeos as excretas podem ser eliminadas pela superfície do corpo, ou por meio de canais coletores contendo células especializadas denominadas renete.

Qual a principal medida profilática de Controle da esquistossomose?

Como a esquistossomose é transmitida pelo contato com água contaminada com larvas do parasito, para sua prevenção e controle, o mais importante e necessário, entre outras ações sanitárias, é uma disposição adequada dos esgotos, incluindo coleta e tratamento, visando interromper o ciclo de transmissão.

O que é profilaxia exemplo?

O que é Profilaxia:

Um grande exemplo de profilaxia foi a criação da vacina, que faz com que o sistema imune reconheça os elementos externos que podem atingi-lo e assim desencadeiam uma reação de defesa.

O que é o Programa de Controle da esquistossomose?

Diante da expansão da doença no país, em 1975 foi criado o Programa Especial de Controle da Esquistossomose (PECE), que visou eliminar a transmissão e reduzir a prevalência da infecção para menos de 4%. Apesar dos bons resultados, o objetivo principal não foi alcançado.

Artigo anterior
Para que serve a pomada cetoconazol dipropionato de betametasona e sulfato de neomicina?
Artigo seguinte
O que colocar na terra para plantar suculentas?