Como podemos instituir uma gestão verdadeiramente democrática nos espaços escolares?

Perguntado por: Érika Cláudia Simões de Gonçalves  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (27 avaliações)

Como se vê, para instituir uma gestão verdadeiramente democrática, é necessário criar espaços de diálogo e dedicar tempo às pessoas, para que os projetos e as questões do cotidiano da escola sejam cuidados por todos, em prol de uma educação de qualidade.

Como fazer uma gestão democrática na escola?

Construa juntos o planejamento escolar
  1. Conselho de Escola: delibera todos os assuntos, problemas e projetos;
  2. Associação de Pais e Mestres: gestão dos recursos da escola;
  3. Assembleias Escolares: assuntos estudantis e de organização da escola;
  4. Grêmio Estudantil: organização e representação dos alunos;

Como deve ser a gestão democrática na escola pública?

A gestão democrática exige a compreensão em profundidade dos problemas postos pela prática pedagógica. Ela visa romper com a separação entre concepção e execução, entre o pensar e o fazer, entre a teoria e a prática. Busca resgatar o controle do processo e do produto do trabalho pelos educadores (VEIGA, 1997, p.

Como deve proceder um diretor escolar para efetivamente realizar uma gestão democrática?

O papel do diretor, portanto, é fundamental para estabelecer uma gestão escolar democrática. Ele precisa compreender que uma administração popular requer a renovação de ideias e técnicas pedagógicas para que, assim, desenvolva integralmente as capacidades do aluno.

O que é gestão democrática escolar?

A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola.

Gestão democrática na educação

42 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da gestão democrática na escola?

Os ganhos da gestão escolar democrática são muitos, mas podemos destacar que, quando aplicada corretamente, ela ajuda a ampliar a qualidade do ensino oferecido aos estudantes, proporcionando mais organização e um planejamento escolar muito mais assertivo, eficiente e imparcial.

Quais os princípios da gestão escolar democrática?

A construção da gestão democrática implica luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, participação efetiva nos processos de tomada de decisão, incluindo a implementação de processos colegiados nas escolas, e, ainda, financiamento pelo poder público, entre outros.

Qual o papel do diretor na gestão democrática?

O diretor estabelece e promove uma gestão participativa e democrática. Ou seja, toda a comunidade escolar participa também: alunos, professores, funcionários, pais, responsáveis e familiares.

Como deve ser a atuação de um diretor que esteja pautado no ideal de democracia e cidadania?

O gestor democrático deve desempenhar uma liderança que impulsione a autoconstrução, o compromisso, responsabilidade e qualidade de forma criativa no processo educacional. ... Enfim, a característica principal de um bom líder na educação são seus princípios e os seus ideais como educador.

Como deve ser a atuação do gestor escolar para promover a construção democrática do PPP?

Cabe ao gestor promover a participação de todos na construção do projeto político-pedagógico, partindo da necessidade da coletividade no cotidiano do ambiente escolar. O gestor deverá priorizar ações que garantam a colaboração de toda a comunidade escolar na busca da elaboração e execução do PPP.

Como a gestão democrática escolar aconteceu no Brasil?

A Constituição Federal de 1988 aponta a gestão democrática como um dos princípios para a educação brasileira e ela é regulamentada por leis complementares como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional da Educação, em sua meta 19.

Como implantar a gestão democrática?

Eliminar barreiras hierárquicas para que o diálogo aconteça de forma franca e construtiva com toda a comunidade. Envolver os principais agentes escolares na decisão de implantar a gestão democrática. Sempre comunicar todas as decisões e ações da escola contribui com a transparência da gestão.

Como deve ser a gestão de uma escola?

Uma boa gestão escolar envolve gerenciar bem os recursos humanos, materiais, físicos e financeiros da instituição. Os principais objetivos envolvem sucesso na área pedagógica e financeira, e, no fundo, todos os bons resultados estão interligados. Para o sucesso da gestão escolar, a liderança é essencial.

Como deve ser a atuação do diretor quanto ao atendimento aos alunos e aos docentes?

Atuar junto ao professor para compreender o comportamento dos alunos e agir de maneira adequada; Participar da realização do Projeto Político Pedagógico da escola; Ajudar o professor a lidar com a dificuldade de aprendizagem dos alunos; Mediar conflitos entre alunos e professores.

Qual o papel do diretor na gestão centralizada?

1) Gestão burocrática e administração centralizada

É um modelo hierarquizado, com cargos e funções bem especificados, sempre com orientação do diretor, que assume a responsabilidade de supervisionar todas as tarefas executadas.

Quais são as principais atribuições do diretor na escola?

Principais responsabilidades do diretor escolar
  • Administrar os recursos da instituição. Primeiramente, o diretor precisa ser administrador. ...
  • Coordenar o projeto pedagógico. Todo o corpo docente está sob responsabilidade do diretor escolar e a qualidade do ensino oferecido depende disso. ...
  • Participar da comunidade.

Qual é o papel de um diretor pedagógico?

O diretor pedagógico funciona como uma espécie de maestro, organizando e acompanhando o trabalho de todos os coordenadores da escola, para garantir que tudo o que é realizado siga a mesma linha pedagógica – a definida pelo projeto político-pedagógico (PPP).

Quais são os elementos constitutivos da gestão democrática?

Estes quatro elementos, participação, autonomia, transparência e pluralidade, são básicos da Gestão Democrática e devem ser focados na prática social da educação sempre na perspectiva de posturas e culturas efetivamente democráticas.

Qual a importância de uma gestão escolar?

A gestão escolar é fundamental na manutenção do ambiente educacional. Ela garante que tudo funcione de maneira integrada e coordenada, que as necessidades e expectativas sejam atendidas e os gargalos sejam sanados.

O que é a gestão da escola?

A Gestão Escolar compreende a organização da escola promovendo condições efetivas para garantir o avanço do processo de ensino-aprendizagem. Assim, as ações da escola devem estar pautadas e articuladas em quatro áreas fundamentais: pedagógica, administrativa, financeira e de recursos humanos.

Quais são os pilares da boa gestão escolar?

Para desempenhar tal função, existem 6 pilares da Gestão Escolar a serem considerados: Gestão Pedagógica, Gestão Administrativa, Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão de Comunicação, Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos.

O que faz a gestão educacional?

A gestão educacional envolve todos os processos de uma instituição escolar. Desde o setor administrativo, até o pedagógico, cabendo aos gestores otimizar as atividades diárias e aumentar a eficiência do ensino dentro da instituição. ... Portanto, é responsabilidade do Estado promover o ensino no país.

Qual é o primeiro passo para dar início a gestão democrática na escola?

O primeiro passo é elaborar um planejamento estratégico a fim de definir ações que tornem os processos mais eficazes. Até porque, por meio de um plano, é possível avaliar as prioridades que servirão para traçar encaminhamentos futuros, tendo uma visão sistêmica da realidade escolar.

Como o coordenador pedagógico pode implementar a gestão democrática no âmbito escolar?

Tais ferramentas devem ser traduzidas como: mobilização, participação coletiva, construção e avaliação do projeto político pedagógico, participação da comunidade nos conselhos escolares, administração dos recursos da instituição de modo responsável e transparente e por fim, autonomia pedagógica, administrativa e ...

O que Paulo Freire fala sobre gestão democrática?

Paulo Freire vai deixar claro que, sem uma gestão democrática, você não consegue qualidade de ensino e muito menos que o menino e a menina queiram permanecer nas escolas.

Artigo anterior
Quais são os Agnomes?
Artigo seguinte
Quais são os radiofármacos?