Como podemos diferenciar a história de longa média e curta duração Cite um exemplo?

Perguntado por: Hélder Jaime Baptista de Neto  |  Última atualização: 31. März 2025
Pontuação: 4.1/5 (3 avaliações)

Curto: Acontecimentos cuja duração tem anos. Ex:Guerra dos farroupilha 1835 a 1845, tem também a 1 Guerra mundial(1914 a 1918) e a 2 Guerra mundial (1939 a 1945). Médio: Acontecimentos cuja duração tem em torno de 1 século. Ex: As cruzadas (174 anos).

Qual a diferença entre tempo de curta média e longa duração?

I – de curta duração: aquelas com carga horária igual ou inferior a 60 (sessenta) horas; II – de média duração: aquelas com carga horária de 61 (sessenta e uma) horas a 180 (cento e oitenta) horas; e, III – de longa duração: aquelas com carga horária superior a 180 (cento e oitenta) horas.

O que é tempo de curta média e longa duração história?

A temporalidade da longa duração, ligada a seus aspectos estruturais, a da média duração, ligada a seus aspectos conjunturais e a da curta duração, ligada ao tempo individual, do tempo presente, dos acontecimentos.

O que são acontecimentos de longa duração?

Acontecimento de longa duração: acontece em um tempo cronológico maior, de décadas, séculos, milênios.

O que é tempo de longa duração?

Longa duração é um termo utilizado para descrever a capacidade de um produto ou serviço de ter uma vida útil prolongada.

AS DURAÇÕES DO TEMPO HISTÓRICO: curta, média e longa duração (Fernand Braudel)

16 questões relacionadas encontradas

Qual o significado de curta duração?

A curta duração refere-se ao “tempo breve, ao indivíduo, ao evento” (Braudel, 2007, p.

Qual é um exemplo de duração curta do tempo histórico?

Um acontecimento de curta duração é aquele que chega imediatamente ao conhecimento das pessoas, por exemplo, um jogo de futebol, o lançamento de um livro, uma greve, a inauguração de uma obra pública.

Quem produz o conhecimento histórico ao longo do tempo?

Um historiador é um profissional dedicado ao estudo e interpretação do passado. O objetivo principal de um historiador é compreender e explicar os eventos, processos e mudanças que ocorreram em diferentes sociedades e culturas ao longo do tempo.

Como se caracteriza o tempo de longa duração de Fernand Braudel?

Finalmente, o “tempo longo”: a história de longa ou muito longa duração. Esse é o tempo das estruturas, das relações estáveis que se observam na vida social. A história estrutural seria uma história daquilo que tem uma permanência secular – daquilo, portanto, que custa a se modificar.

O que é um fato histórico de um exemplo?

“A matéria prima da história são os fatos históricos, acontecimentos que possuem repercussão social, para os quais se busca uma explicação de suas causas e efeitos. A morte do presidente do Brasil, Getúlio Vargas, em 1954, é um exemplo de fato histórico.

Quais são os acontecimentos de média duração?

Eventos de média duração são aqueles que são imediatamente percebidos e reconhecidos pelos contemporâneos, por exemplo. Marcos de décadas passadas, guerras recentes, crises políticas e econômicas, etc.

Quais são os três tipos de tempo da história?

Fases da história

Idade Média (476-1453); Idade Moderna (1453-1789); Idade Contemporânea (iniciou-se em 1789 e segue em andamento).

Quais são os exemplos de diferentes formas de tempo?

Os anos, meses, horas, minutos e segundos são formas de determiná-lo.

Qual a diferença entre tempo e duração?

A ciência toma o tempo pelo espaço para contar os instantes, mas a duração está no que se passa entre os instantes.

Quais são as 3 durações do tempo histórico propostas por Braudel?

A percepção de curta duração, o evento, efêmero que se circunscrevia no campo da política do indivíduo; a média duração, a conjuntura, que diz respeito à temporalidade das relações e instituições sociais; longa duração, ou a noção de estrutura, que se refere ao ambiente geográfico, aos ciclos da natureza, e a lentidão ...

Como os eventos de longa duração são percebidos?

Já um acontecimento de longa duração só é revelado por meio do estudo histórico, por que não pode ser percebido pelos contemporâneos. Por exemplo: fatos ocorridos na Grécia Antiga ou no Antigo Egito.

Como Braudel define o tempo histórico?

Resumindo: Fernand Braudel fez a tripartição do tempo histórico em "umtempo geográfico, umtempo social e umtempo individual". Cada umdeles segue um ritmopróprio: assim, o primeiro é quase imóvel; o segundo, lento; o terceiro, fugaz como a vida do indivíduo.

Como definir o tempo de uma história?

A Contagem do Tempo na História varia de acordo com as mudanças e evolução de cada povo, época e sociedade. Antigamente, as populações primitivas tinham como referência os ciclos da natureza, suas crenças nos deuses da Antiguidade, hábitos e costumes (como períodos de colheita e caça) para poder se situar no tempo.

Como produzimos conhecimento ao longo dos séculos?

O conhecimento pode ser transmitido através das gerações, por meio dos processos de socialização e de interação social. Dessa interação com o mundo ao seu redor, o homem produz e reproduz conhecimento e informação.

O que são fontes históricas de três exemplos?

As fontes históricas podem ser vestígios arqueológicos, como ossos dos animais e dos homens que viveram no período da pré-história. Esses são exemplos de fontes materiais escritas. Documentos escritos em tempos passados, mapas, cartas, diários, pergaminhos e jornais antigos também são fontes materiais escritas.

Quais são as Exemplos de fontes históricas?

Tipos de fontes históricas

Os principais tipos são: Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos. Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas. Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.

O que significa tempo histórico e as diferenças consistentes no tempo?

O tempo empregado pelos historiadores é o chamado “tempo histórico”, que possui uma importante diferença do tempo cronológico. Enquanto os calendários trabalham com constantes e medidas exatas e proporcionais de tempo, a organização feita pela ciência histórica leva em consideração os eventos de curta e longa duração.

O que caracteriza um curta?

Um curta-metragem nada mais é do que um filme de pouca duração. No geral, para ser considerado um curta e concorrer ao Oscar, esse formato deve apresentar menos de 40 minutos, incluindo os créditos.

O que é considerado um curta?

a) curta-metragem: aquela cuja duração é igual ou inferior a quinze minutos; b) média-metragem: aquela cuja duração é superior a quinze minutos e igual ou inferior a setenta minutos; c) longa-metragem: aquela cuja duração é superior a setenta minutos.

Artigo anterior
Quando é necessário fazer terraplanagem?
Artigo seguinte
O que é um ser homozigoto?