Como podemos definir as feridas?
Perguntado por: Flávio Denis Macedo Branco Gomes | Última atualização: 1. Februar 2022Pontuação: 5/5 (30 avaliações)
Ferida de pele, por definição, é qualquer situação cuja integridade cutânea ou mucosa seja prejudicada, seja por acidentes, traumas, doenças ou cirurgias. As lesões de pele podem ser de fácil cicatrização ou, ainda, exigirem tratamentos mais complexos.
Como pode se classificar as feridas?
As feridas podem ser classificadas de várias maneiras: pelo tipo do agente causal, de acordo com o grau de contaminação, pelo tempo de traumatismo, pela profundidade das lesões, sendo que as duas primeiras são as mais utilizadas.
Como podemos conceituar uma ferida?
Uma ferida é uma interrupção na continuidade de um tecido corpóreo. Tal interrupção pode ser provocada por algum trauma, ou ainda ser desencadeada por uma afecção que acione as defesas do organismo.
Quais são os tipos de feridas?
- Laceração: quando o tecido é esmagado por um excesso de pressão.
- Escoriação: é uma lesão que ocorre na epiderme (superfície da primeira camada da pele), em que o tecido é retirado.
- Corte ou incisão: quando é causada por algum tipo de lâmina - faca ou bisturi, por exemplo.
Quais os tipos de feridas e curativos?
- Limpas: bordas regulares, sem inchaço e vermelhidão, sem aumento da temperatura no local. ...
- Contaminadas: aqueles ferimentos que entraram em contato com agentes contaminantes, como terra, saliva de animais, contato com o chão ou qualquer tipo de sujeira.
TRATAMENTO E PREVENÇÃO DE FERIDAS - CLASSIFICAÇÃO DAS LESÕES
Quais as doenças que aparecem feridas na pele?
- Ectima. É uma infecção piogênica, ou seja, produtora de pus, que acomete a pele de forma profunda, sendo habitualmente causada pela bactéria Streptococcus pyogenes e, eventualmente, pelo Staphylococcus aureus. ...
- Eczema. ...
- Envelhecimento. ...
- Erisipela. ...
- Escabiose (ou Sarna) ...
- Esclerodermia. ...
- Esporotricose. ...
- Estrias.
Como podemos descrever uma ferida de acordo com o grau de contaminação?
- Limpas: produzidas em ambiente cirúrgico. ...
- Limpas-contaminadas ou potencialmente contaminadas: não há contaminação grosseira. ...
- Contaminadas: há reação inflamatória.
Quais os 4 estágios da ferida?
FERIDA qualquer lesão na integridade da pele e tecidos adjacentes . Classificação da UP pelo comprometimento tecidual: • Estágio I: comprometimento da epiderme; Estágio II: comprometimento até a derme; • Estágio III: comprometimento até o subcutâneo; • Estágio IV: comprometimento do músculo e tecido adjacente.
Como classificar a ferida em aguda ou crônica?
Independente da gravidade das mesmas, as feridas agudas seguem um ritmo normal de recuperação, caminhando para a cicatrização num prazo satisfatório. As feridas crônicas, ao contrário das feridas agudas, não seguem o que seria o tempo satisfatório de recuperação, podendo levar até anos em tratamento.
Qual a classificação das feridas quanto à evolução?
Abertas: quando ocorre a descontinuidade e rompimento da barreira de proteção da pele, aumentando os riscos de infecção; Simples: evoluem rapidamente para a cicatrização; Complexas: com evolução mais lenta e progressiva, têm maior tendência para cronicidade.
Como identificar uma ferida crônica?
As feridas crônicas são feridas que demoram muito a cicatrizar e podem, inclusive, não fechar, caso o curativo ideal não seja realizado e se a causa da ferida não for tratada. O maior exemplo são as lesões ou úlceras por pressão, conhecidas popularmente como “escaras”.
Qual a diferença entre lesões agudas e crônicas?
As principais diferença entre dor crônica e aguda estão no tempo de duração e na origem/causa. Enquanto a dor aguda pode ser causada por um choque ou corte, desaparecendo quando o corpo se recuperar, a dor crônica, por ser indício de uma doença mais grave, podendo perdurar por anos e até mesmo não ser curada.
O que é um ferimento agudo?
Os ferimentos agudos são lesões produzidas por uma agressão externa acidental ou deliberada de qualquer etiologia, que provocam rompimento da solução de con- tinuidade em uma ou várias camadas da pele, com ou sem perda de substância.
Quais são os estágios das lesões?
São apresentados detalhamentos das lesões classificadas em Estágio 1: Eritema não branqueável de pele intacta; Estágio 2: Perda de espessura parcial da pele com derme exposta; Estágio 3: Perda total da espessura da pele; Estágio 4: Perda total da espessura da pele e tecido; Lesão por Pressão não Estadiável: cobertura ...
Quais as fases de cicatrização das feridas?
O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.
O que é fricção e cisalhamento?
Fricção e Cisalhamento: Fricção é quando a pele se move contra a superfície de suporte; Cisalhamento a pele, tecidos profundos e a proeminência óssea deslizam uma sobre a outra.
Como descrever uma ferida enfermagem?
Quanto ao grau de abertura, as feridas podem ser: • Abertas, feridas em que as bordas da pele estão afastadas; • Fechadas, feridas em que as bordas da pele estão justapostas.
Como descrever uma ferida Operatoria?
...
Sinais de infeção:
- Eritema.
- Aumento do exsudado/pus.
- Edema.
- Dor.
- Febre.
Como descrever um curativo?
- Manter a umidade no leito da ferida;
- Manter a temperatura em torno de 37o C no leito da ferida;
- Absorver o excesso de exsudato, mantendo uma umidade ideal;
- Prevenir a infecção, devendo ser impermeável a bactérias;
- Permitir sua remoção sem causar traumas no tecido neoformado;
Como é uma ferida de câncer?
As feridas tumorais têm características bem peculiares, como odor fétido, dor, exsudato, sangramentos e a não cicatrização da lesão. lesões, em que a busca pela cicatrização das lesões torna-se o único objetivo. cicatricial também promove aumento da proliferação neoplásica e consequente progressão tumoral.
Como é a ferida da sífilis?
As novas lesões são caracterizadas como manchas rosadas ou pequenos caroços acastanhados que surgem na pele, na boca, no nariz, nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, podendo haver algumas vezes também descamação intensa da pele.
Quais os sinais de um câncer de pele?
...
Os principais sintomas são:
- Manchas que coçam, descamativas ou que sangram.
- Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor.
- Feridas que não cicatrizam em até quatro semanas.
Como tratar feridas agudas?
Evitar traumas Aplicar e retirar as coberturas sem traumas, umedecendo a ferida sempre que necessário. Limpar a ferida com solução salina em jatos, utilizando seringa de 20Ml e agulha 40x 12. Evitar a Infecção Utilizar técnica estéril e proteger as feridas abertas.
O que é uma lesão crônica?
Introdução: A lesão de pele é considerada crônica quando ultrapassa seis semanas para cicatrizar, sendo um problema de saúde pública, devido ao impacto psicológico, social e econômico para o paciente, com elevados e crescentes custos para o sistema de saúde.
O que fazer com ferida que não sara?
- Lavar a ferida e fazer um curativo. ...
- Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
- Manter a ferida elevada. ...
- Comer ômega 3 e vitaminas A, C e E. ...
- Passar uma pomada cicatrizante.
O que é reforço da fiança?
Como ligar para um número do Rio de Janeiro que está em outro estado?