Como pode ocorrer variação genética dentro de uma determinada população?

Perguntado por: Sofia Fabiana Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (49 avaliações)

Alguns fatores influenciam na variabilidade genética, como a mutação, o fluxo gênico, a reprodução sexuada e a deriva genética. Entre eles, a mutação é o principal fator gerador de variabilidade, permitindo o surgimento de novas combinações dentro do conjunto de genes da população.

Quais são os fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética de uma população?

fatores que tendem a aumentar a variabilidade genética da população – mutação e permutação; fatores que atuam sobre a variabilidade genética já estabelecida – migração, deriva genética e seleção natural.

Quais são as causas da variação entre os indivíduos dentro de uma espécie?

A variação genética entre os indivíduos pode ser resultado de mutações naturais no DNA, fluxo gênico entre populações e da reprodução sexuada. As mutações são mudanças aleatórias no DNA, o qual determina a aparência, comportamento e a fisiologia dos organismos.

Qual é o nome do processo que permite que exista uma variabilidade genética entre os seres vivos e em que fase ele ocorre?

A mutação é considerada a fonte primária da variabilidade genética, pois ela é responsável pelo surgimento de novos alelos. Além da mutação, temos a reprodução sexuada, a deriva genética e o fluxo gênico como fatores que influenciam na variedade de alelos de uma espécie.

Quais os fatores que podem influenciar na diversidade genética de uma população natural?

Os fatores que influenciam a diversidade genética dentro de um conjunto de genes incluem o tamanho da população, mutação, deriva genética, a seleção natural, a diversidade ambiental, a migração e os padrões de acasalamento não-aleatórios.

Variabilidade genética - Brasil Escola

40 questões relacionadas encontradas

Quais as principais características da genética de populações?

Genética de populações é o ramo da Biologia que estuda a distribuição e mudança na frequência de alelos sob influência das quatro forças evolutivas: seleção natural, deriva gênica, mutação e fluxo gênico. A genética populacional também busca explicar fenômenos como especiação e adaptação ao ambiente.

Quais os fatores que podem alterar a constituição genética de uma população ou quais as condições para que uma população esteja em Equilíbrio de Hardy Weinberg?

Os fatores evolutivos que alteram o equilíbrio de Hardy-Weinberg são:
  • Migração: a chegada e a saída de indivíduos podem provocar mudanças nas frequências alélicas e genotípicas da população, pois genes estão sendo retirados e introduzidos. ...
  • Mutação: ocorrem ao acaso, sendo responsáveis pelo surgimento de novos alelos.

Como se dá a variabilidade genética?

Alguns fatores influenciam na variabilidade genética, como a mutação, o fluxo gênico, a reprodução sexuada e a deriva genética. Entre eles, a mutação é o principal fator gerador de variabilidade, permitindo o surgimento de novas combinações dentro do conjunto de genes da população.

O que é variabilidade genética e como pode acontecer?

A variabilidade genética é conseguida, principalmente, quando um processo de mutação leva ao surgimento de novos alelos. A mutação leva a mudanças na sequência de nucleotídeos que compõem o DNA, e, mesmo que essas mudanças afetem apenas uma base em um gene, os impactos no indivíduo podem ser significativos.

Como ocorre o processo de hereditariedade?

A hereditariedade é a transmissão de características de pais para filhos. Essas informações genéticas e fenotípicas transmitidas são chamadas de hereditárias. Denominamos de hereditariedade o fenômeno em que os genes e as características dos pais são transmitidas aos seus descendentes.

Quais são os fatores que influenciam a evolução das espécies?

De acordo com a teoria sintética da evolução, a evolução ocorre por intermédio de alguns fatores principais, tais como mutação, recombinação gênica, deriva genética, migração e seleção natural.

Como a variação entre os indivíduos de uma mesma população interfere na seleção natural?

A variabilidade genética surge através de mutações e recombinações gênicas, sendo a matéria prima sobre a qual a seleção natural atua. ... A reprodução sexuada é um importante mecanismo que proporciona a variabilidade genética entre os indivíduos de uma população.

Qual o conceito de variabilidade?

Significado de Variabilidade

substantivo feminino Característica, particularidade ou estado do que é variável; qualidade daquilo que pode variar. Etimologia (origem da palavra variabilidade).

Qual o fator que tem maior chance de diminuir a variação genética entre populações?

A seleção natural tende, a diminuir a variabilidade genética. Desse modo, quanto mais intensa for a seleção natural sobre uma determinada população, menor será a sua variabilidade, pois apenas alguns genótipos serão selecionados. A seleção natural atua permanentemente sobre todas as populações.

Quanto maior for a variabilidade genética de uma população maior será a capacidade?

Quanto maior for a variabilidade genética de uma população, maior será a capacidade dela se adaptar às adversidades do meio. Falsa, porque a variabilidade tem valor individual e não populacional.

Porque o Crossing Over aumenta a variabilidade genética?

Quando e onde ocorre crossing over? Nesse processo, acontece a troca de material genético entre cromossomos homólogos. Ele ocorre durante a prófase I da divisão celular meiose. Por conta dessa característica, o crossing aumenta a variabilidade genética.

Como surgem as mutações genéticas?

As mutações acontecem quando o vírus se adapta ao ambiente para sobreviver. Ao invadir uma célula, o vírus entrega seu material genético aos ribossomos, estruturas nas quais são produzidas as proteínas das células. Os ribossomos montam as cópias do vírus.

Porque a genética é importante em nossas vidas?

Na medicina, a genética já permitiu o desenvolvimento de tecnologias que salvam milhares de vidas com a prevenção (aconselhamento genético) e tratamento de temidas doenças como, por exemplo, o câncer. O desenvolvimento da ciência genética também possibilita avanços na produção de medicamentos.

Como criar e ampliar a variabilidade genética de uma planta?

Portanto, o melhoramento genético pode ampliar a variabilidade genética por meio de técnicas de hibridização, onde se cruza seres alelos controlando sua ocorrência e perpetuação.

Quais os fatores que alteram as frequências alélicas e genotípicas de uma população e como eles atuam?

A variação das populações é devido a vários fatores, dentre eles estão à mutação. ... Os demais fatores da variação são a seleção, a introdução de germoplasma, o desvio meiótico e a deriva genética que ocasionam alterações nas frequências alélica e genotípica de populações sujeitas a processos de melhoramento.

Quais são as condições para que uma população obedeça ao Equilíbrio de Hardy-Weinberg?

Ausência de seleção natural: para que uma população esteja em equilíbrio de Hardy-Weinberg, é necessário que a seleção natural não esteja atuando nela. Caso haja atuação da seleção natural, alguns genótipos serão selecionados, modificando as frequências alélicas da população.

Quais são condições para que numa população as frequências gênicas e genotípicas se mantenham constantes ao longo das gerações de acordo com Hardy e Weinberg?

As condições necessárias para que uma população se mantenha em equilíbrio gênico, segundo Hardy e Weinberg, são as seguintes: A população deve ser muito grande (teoricamente, quanto maior, melhor), de modo que possam ocorrer todos os tipos de cruzamento possíveis , de acordo com as leis de probabilidades.

O que é a genética da população?

A genética populacional, também chamada de genética de populações, é um campo teórico dentro da Biologia que busca, através de cálculos matemáticos, estudar a distribuição e a composição genética em uma ou mais populações e as consequências de possíveis mudanças nessa composição.

Quais as principais consequências genéticas para populações de tamanho pequeno?

O efeito gargalo é um exemplo extremo da deriva genética que acontece quando o tamanho de uma população é severamente reduzido. Eventos do tipo desastres naturais (terremotos, enchentes, incêndios) podem dizimar a população, matando quase todos os indivíduos e deixando uma pequena e aleatória seleção de sobreviventes.

O que são características quantitativas?

As características quantitativas são as que exibem variações contínuas (às vezes descontínuas) e são parcialmente de origem não genética; ou seja, são grandemente afetadas pelo ambiente.

Artigo anterior
Quais são os elementos pré-textuais de um artigo científico?
Artigo seguinte
Qual era a religião de Louis Armstrong?