Como Platão diferencia corpo e alma?

Perguntado por: Íris Alice Fonseca de Simões  |  Última atualização: 6. Juli 2024
Pontuação: 4.5/5 (9 avaliações)

O corpo e as sensações explicam “como” são as coisas. A alma e a inteligência explicam “o que” são as coisas. É por isso que a alma é esse trânsito entre os dois mundos, inteligível e sensível, ainda que suas características sejam dadas pelo mundo inteligível.

Qual a concepção de corpo e alma para Platão?

A alma não se limita a ser entendida como o princípio da vida, mas é também vista como o princípio de conhecimento. A alma é uma substancia independente do corpo, é eterna, unindo-se a ele de forma temporária e acidental. As almas pertencem ao Mundo Inteligível ou Mundo das Ideias (real, imutável, eterno, etc).

Como Platão enxergava a alma humana?

Platão trata a alma como um “tipo de pessoa interior”. É comum o autor atribuir a ela sentimentos e sensações que normalmente atribuímos aos seres humanos em geral, tal como quanto é discutida a relação da alma com os objetos dos sentidos.

O que é dualismo corpo e alma?

Os dois mundos estão presentes no homem: na alma (mundo das idéias) e no corpo (mundo das coisas). O corpo, como coisa que é, participa imperfeitamente de uma idéia, enquanto que a alma pertence ao mundo eterno e divino das idéias5. transitório e menos que o real.

O que é corpo e alma na filosofia?

Corpo é matéria e alma é a forma do mesmo, corpo é potência e a alma a sua atualidade. Aristóteles vai superando tanto a tendência materilista de considerar a alma um dado corpóreo, como também a tendência contrária de considerá-la incorpórea e até contraditória ao corpo, sendo este último um suposto dualismo.

Platão x Aristóteles | Mundo das Ideias e Mundo Sensível | FILOSOFIA

22 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre corpo e alma?

O corpo é a parte física de um ser humano ou animal. É composto por órgãos, tecidos, células e sistemas que permitem o funcionamento do organismo. O corpo é visível e tangível, e é através dele que interagimos com o mundo material. A alma é frequentemente descrita como a parte imaterial e eterna de um ser humano.

Qual é a relação entre corpo e alma?

Corpo, para Descartes, é tudo aquilo que está relacionado com o calor e o movimento dos membros. Esse calor e movimento dos membros são produzidos pelas funções do próprio corpo. Já a alma é tudo aquilo que está relacionado com o pensamento.

Por que Platão e um filósofo dualista?

DUALISMO PLATÔNICO – O dualismo platônico pode ser afirmado em dois sentidos. Primeiro, diz respeito à bipartição da realidade, vale a dizer, a divisão da realidade em Mundo Sensível, imperfeito e corruptível e Mundo Inteligível, eterno, perfeito e incorruptível.

O que é que o Platão defendia?

Platão defendia o Inatismo, nascemos como principios racionais e idèias inatas. A origem das idéias segundo Platão é dado por dois mundos que são o mundo inteligivel, que é o mundo que nós, antes de nascer, passamos para ter as idéias assimiladas em nossas mentes.

Por que a alma é imortal?

A alma tem como ca- racterística essencial a vida e a idéia da vida. Ela dá vida ao corpo e o mantém vivo. Ora, sendo a morte o contrário da vida, a alma não poderá acolher estrutu- ralmente em si a morte e será, por isso, imortal.

Quais são as três funções da alma?

O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento, pelo que ela é espírito. Mas a alma humana desempenha também as funções da alma sensitiva e vegetativa, sendo superior a estas.

Quem é o pai do dualismo?

Segundo ele "são dualistas aqueles que admitem a existência de substâncias materiais e de substâncias espirituais", e o fundador do dualismo teria sido Descartes, que formalizou a versão mais conhecida do dualismo em 1641, ao reconhecer a existência de duas espécies diferentes de substâncias: a corpórea e a espiritual.

Quais são as principais teorias de Platão?

Em sua obra, destacam-se a Teoria das Ideias ou Teoria das Formas e sua filosofia política no livro “A República”, no qual se encontra o mito da caverna. Quem quiser saber quem era Platão pode não saber que seu nome verdadeiro era Arístocles.

O que é dualismo exemplo?

4 Rel Doutrina religiosa que concebe o mundo como a coexistência de dois poderes ou princípios, como, por exemplo, sagrado e profano, trevas e luz, masculino e feminino.

Quais são os dois tipos de dualismo?

O primeiro é o dualismo da substância, que assume que existe uma segunda forma não corporal da realidade. Nesta forma, corpo e alma são duas substâncias diferentes. A segunda forma é o dualismo da propriedade, que diz que corpo e alma são propriedades diferentes do mesmo corpo.

Quem defende a teoria dualista?

A teoria dualista, desenvolvida por Alois Brinz no fim do século 19, se decom- põe em dois elementos: dívida (schuld em alemão) e responsabilidade (haftung em alemão).

O que vem primeiro o corpo ou a alma?

Do ponto de vista judaico-cristão, Deus criou o homem do barro (fez o seu corpo) e sorprou-lhe as narinas (trouxe-lhe o sopro, a alma). Assim, nessa lógica, primeiro foi criado o corpo e depois dada a alma.

Quais são as duas partes da dualidade essencial do ser humano?

Há duas realidades distintas no todo do ser humano, o corpo e o espírito, ou alma, interligadas em vida, mas separadas depois da morte.

O que é a alma do corpo?

É, em primeiro lugar, o sopro que anima um corpo vivo. Designa o princípio do pensamento e da organização, de um modo geral, do ser humano. A noção da alma é procurada para explicar a complexidade da vida e articular as diversas funções vitais.

O que é mais importante o corpo ou a alma?

A alma é mais importante do que tudo, porque ela é eterna. Então é preciso valorizá-la e cuidar dela, buscando o entendimento da Palavra de Deus, tal como disse Salomão, orientado pelo Espírito Santo: “o que adquire entendimento ama a sua alma” (Provérbios 19.8).

O que é um corpo sem alma?

O corpo era grande desajeitado, descoordenado, desgovernado, desnorteado, desengonçado, desmembrado, desalmado…

Qual é a consequência dessa teoria para a relação corpo e alma?

A teoria tem como conseqüência que, na medida em que as esferas são absolutamente distintas e nada contribuem uma à outra, todos os movimentos do corpo ocorreriam do mesmo modo ainda que não houvesse alma alguma, assim como todos os pensamentos da alma igualmente ocorreriam mesmo se não existissem entes corpóreos ...

Artigo anterior
Qual é o apelido de Emanuel?
Artigo seguinte
Por que uma coruja pode atacar pessoas?