Como pega broncopneumonia?

Perguntado por: Sandro Baptista  |  Última atualização: 22. August 2024
Pontuação: 4.9/5 (38 avaliações)

A broncopneumonia pode ocorrer em cães, gatos, roedores e aves. A transmissão depende do tipo de agente envolvido (bactéria, fungo ou vírus). Em alguns casos, tosses, espirros ou arranhaduras podem estar associadas à transmissão de agente causadores de broncopneumonia.

Como é transmitida a broncopneumonia?

Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou, no caso do inverno, devido a mudanças bruscas de temperatura.

Como a criança pega broncopneumonia?

Entre os fatores de risco, podemos apontar: desnutrição; falta de aleitamento materno; deficiência de vitamina A; exposição à fumaça de cigarro; falta de imunização adequada com as vacinas para combater doenças que predispõem à pneumonia.

Quanto tempo leva para curar a broncopneumonia?

Além disso, o paciente diagnosticado com o problema deve realizar o distanciamento de pessoas que morem consigo em casa, e não fazer o compartilhamento de itens pessoais (talheres, toalhas e afins). Os pneumologistas explicam que a doença pode ter um tempo de cura entre 4 a 6 semanas dos principais sintomas.

Qual é a diferença entre pneumonia e broncopneumonia?

A broncopneumonia é um tipo de pneumonia que causa inflamação nos alvéolos, estruturas dos nossos pulmões responsáveis pela troca de oxigênio com o sangue. A pneumonia é causada por microorganismos (vírus, bactérias ou fungos) ou a inalação de substâncias que comprometam as estruturas pulmonares.

PNEUMONIA: PRIMEIROS SINTOMAS E O RISCO DE MORTE!

25 questões relacionadas encontradas

É grave broncopneumonia?

A infecção provoca inflamação dos alvéolos pulmonares, fazendo com que eles se encham de pus ou líquido. A broncopneumonia afeta os pulmões e brônquios. Pode ser leve ou grave, sendo que a broncopneumonia viral costuma ser menos grave. A pneumonia bacteriana deve ser tratada com antibióticos.

O que é mais perigoso pneumonia ou broncopneumonia?

Os sintomas da pneumonia podem ser semelhantes aos de outras doenças respiratórias, como resfriado comum, bronquite ou gripe. Porém, a pneumonia é considerada uma infecção mais grave, uma vez que afeta os pulmões.

Tem cura broncopneumonia?

É o caso, por exemplo, da nebulização com soro fisiológico, que pode ajudar o paciente a se sentir melhor. Quem é diagnosticado com a broncopneumonia precisa ficar em repouso e manter-se bem hidratado, para que a recuperação seja mais rápida, uma vez que a broncopneumonia tem cura.

Como evitar broncopneumonia?

As principais formas de prevenir a doença são recomendações simples: lavar as mãos, não fumar, não usar bebidas alcoólicas, evitar aglomerações e se vacinar. Além da vacina da gripe há, ainda, a vacina anti-pneumocócica para prevenir as pneumonias causadas pela bactéria 'pneumococo'.

Como saber se a broncopneumonia está piorando?

Mal-estar e fraqueza. Secreção amarelada ou esverdeada. Confusão mental. Alteração da pressão arterial.

Qual bactéria causa broncopneumonia?

Bactérias Streptococcus pneumoniae³

Existem ainda as doenças pneumocócicas não-invasivas que são: a sinusite, otite média aguda, conjuntivite, bronquite e pneumonia. A doença pneumocócica pode provocar infecções graves, que podem levar a internação hospitalar e, até mesmo, à morte.

Qual o melhor antibiótico para broncopneumonia?

Os principais antibióticos que podem ser indicados pelo médico para pneumonia bacteriana são:
  1. Amoxicilina. ...
  2. Azitromicina. ...
  3. Claritromicina. ...
  4. Levofloxacino. ...
  5. Doxiciclina. ...
  6. Ceftriaxona. ...
  7. Vancomicina. ...
  8. Meropenem.

Como saber se o pulmão está limpo?

Chiado no peito

A respiração ideal de qualquer pessoa deve ser leve e silenciosa. Isso mostra que o processo adequado do pulmão está em plena ocorrência. No entanto, é comum que algumas pessoas passem a ouvir chiados ao inspirar ou expirar, tal como se houvesse algum tipo de bloqueio na saída ou entrada de ar.

O que é começo de broncopneumonia?

Introdução. A broncopneumonia é uma infecção de rápida instalação dos brônquios, que são estruturas importantes para a passagem do ar nos pulmões. Sendo assim, a broncopneumonia geralmente resulta em infecção em todos os componentes pulmonares, diferentemente de uma pneumonia comum, que afeta menos regiões do pulmão.

É possível pegar pneumonia de outra pessoa?

Alguns tipos de pneumonia, como as causadas por vírus, são mais facilmente transmitidas de uma pessoa para outra. Já no caso das bacterianas, que são as mais comuns, a transmissão é mais difícil, mas também pode ocorrer, dependendo principalmente do estado de vulnerabilidade de cada pessoa.

Como saber se o pulmão está inflamado?

Quais os sintomas de problemas no pulmão?
  1. Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  2. Tosse persistente. Está aí mais um sintoma popular entre os males respiratórios. ...
  3. Sibilo ou chiado. ...
  4. Dor no peito. ...
  5. Tosse com sangue ou catarro. ...
  6. Cianose. ...
  7. Febre alta.

Por que o frio causa pneumonia?

A friagem pode afetar diretamente os pulmões e as vias aéreas, aumentando a inflamação e a irritação, podendo facilitar o surgimento de pneumonias ou outras infecções respiratórias em casos específicos. Isso ocorre porque o ar frio e seco pode ressecar as membranas mucosas, tornando-as mais suscetíveis a infecções.

Como tratar broncopneumonia infantil?

O tratamento, nesse caso, pode se limitar a repouso, administração de líquidos, remédios para a febre e eventuais inalações, para facilitar a respiração.

O que faz a pessoa pegar pneumonia?

Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

Como se pega infecção no pulmão?

Quais são as causas da infecção pulmonar? Como dissemos acima, o problema é causado por vírus, bactérias ou fungos que se instalam no organismo por meio respiratório. Geralmente, eles vêm por meio de gotículas respiratórias liberadas por pessoas infectadas por meio da tosse, espirro e fala.

Qual é o tipo de pneumonia mais grave?

A pneumonia viral é causada por vírus e não apresenta grandes dificuldades para ser tratada, mas tudo depende do quadro do paciente e do vírus. Já a pneumonia bacteriana é causada por bactérias e costuma ser mais grave, podendo trazer graves riscos à saúde se não tratada devidamente.

É possível estar com pneumonia e não ter febre?

Seus sintomas incluem febre, tosse, falta de ar e dor no peito. No entanto, em alguns casos, a pneumonia pode se manifestar de forma mais sutil, sem apresentar os sintomas clássicos. Essa condição é conhecida como pneumonia silenciosa.

Qual a gravidade da broncopneumonia?

Além da freqüência respiratória elevada, a dispnéia mista, a submacicez/macicez, a área de silêncio, a crepitação grossa e os roncos e sibilos definiram a gravidade do quadro de broncopneumonia.

Como a bronquite é transmitida?

As causas da bronquite são diversas, sendo que essa condição pode ser desencadeada por um vírus ou uma bactéria. Outros fatores que desencadeiam uma crise de bronquite podem ser poluentes ambientais diversos, como o uso prolongado de cigarro ou a inalação da fumaça de cigarro produzida por uma outra pessoa.

O que não pode comer quando está com pneumonia?

Durante a pneumonia é importante evitar alimentos que aumentam a inflamação, atrapalhando a recuperação ou piorando o quadro da doença, como:
  • Alimentos ricos em gorduras ruins, como batata frita, margarina, salgadinhos de pacote, pizza e hambúrguer;
  • Doces em geral, como açúcar, sorvete, bolo, pudim, bolachas recheadas;

Artigo anterior
Como se caracteriza os cuidados em alta complexidade dos pacientes em Home Care?
Artigo seguinte
O que é um cartão de crédito internacional?