Como pedir ressarcimento EDP?

Perguntado por: Miguel Eduardo Lopes Magalhães  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (65 avaliações)

Onde o consumidor deve solicitar o pedido de ressarcimento? Através do EDP Online (site ou app), Agências de Atendimento ou pelo serviço de Atendimento Telefônico.

Como pedir reembolso na EDP?

Para realizar o pedido de ressarcimento de danos a equipamentos elétricos, a concessionária orienta o cliente a acessar o EDP Online, no www.edponline.com.br. O pedido também pode ser realizado pessoalmente nas Agências de Atendimento ou pela Central de Atendimento, no telefone 0800 721 0707.

Como pedir ressarcimento por queda de energia?

A solicitação de ressarcimento pode ser realizada por meio de atendimento telefônico, diretamente nos postos de atendimento presencial, via internet ou por outros canais de comunicação eventualmente oferecidos pela distribuidora, para essa finalidade.

Em que situações se aplica o ressarcimento de danos elétricos e quem tem esse direito?

A ANEEL regulamentou os casos em que, havendo queima de equipamentos eletroeletrônicos, os consumidores de energia elétrica têm direito a ressarcimento. Equipamentos eletroeletrônicos podem queimar quando ocorrem picos de energia.

Como enviar laudo para EDP?

Serviço para enviar os laudos ou orçamentos referentes as solicitações de indenização de danos elétricos que já estejam em andamento.
...
Documentos necessários:
  1. RG ou outro documento oficial com foto;
  2. CPF para Pessoa Física;
  3. Relatório/Laudo médico constando as seguintes informações:

Queda de energia queimou a TV e AGORA??? DIREITO DO CONSUMIDOR

36 questões relacionadas encontradas

Como provar uma queda de energia?

A verificação pode ser feita no local em que o equipamento foi danificado, numa oficina recomendada pela concessionária – o consumidor será o responsável por levar o equipamento até o local indicado -, ou na distribuidora, quando ela mesma retira o equipamento para análise.

O que precisa para pedir ligação de energia EDP?

Documento de Identidade, CPF e Comprovante de Residência dos representantes legais ou do procurador.
...
Documentos técnicos:
  1. Projeto Elétrico Completo (3 cópias);
  2. Diagrama Unifilar das instalações;
  3. Projeto de Aterramento;
  4. Projeto Sistema de Proteção;
  5. Projeto Cubículo de Medição;
  6. ART Projeto/Execução;

O que é aceito como danos elétricos no seguro?

Se cair um raio ou rolar um acidente elétrico mais grave no imóvel segurado, queimando eletrodomésticos, máquinas e instalações, essa cobertura indeniza o valor do prejuízo, de acordo com o máximo definido por você no seu seguro online.

Quais são os direitos do consumidor de energia?

É dever do consumidor facilitar o acesso de empregados e representantes da distribuidora às instalações de medição e proteção para fins de inspeção e leitura. É direito do consumidor ser ressarcido por valores cobrados e pagos indevidamente, acrescidos de atualização monetária e juros.

Como funciona o ressarcimento da Enel?

O ressarcimento ocorrerá após a análise da solicitação, desde que haja a comprovação do nexo causal (que o defeito teve origem elétrica) e que tenha havido, expressamente, algum dano à fonte de alimentação do equipamento.

Como solicitar ressarcimento Energisa?

Para o pedido de ressarcimento direto com a Energisa, é preciso que o consumidor entre em contato com a concessionária através do 0800 722 7272 ou presencialmente na agência da distribuidora em até 90 dias da data da ocorrência.

Qual é o tempo de restabelecimento de energia?

O citado artigo determina que a distribuidora de energia deve restabelecer o fornecimento nos seguintes prazos, contados ininterruptamente: 24 horas, para religação normal de unidade consumidora localizada em área urbana; e 48 horas, para religação normal de unidade consumidora localizada em área rural.

Quantas contas atrasadas para cortar a luz?

Corte pode vir com apenas uma conta atrasada

Entretanto, não existe uma quantidade mínima de contas em aberto que permita o corte no fornecimento de energia. Ou seja, a companhia elétrica pode cortar a luz da casa do consumidor inadimplente com apenas uma conta em aberto.

Quando a geladeira queima por queda de energia?

Se sua TV, geladeira, micro-ondas, computador ou outro produto queimar após uma queda brusca de energia, é possível solicitar que a concessionária de energia providencie o reparo. Fique atento a seus direitos com a ajuda da PROTESTE!

Quando queima um aparelho por raio?

Ou seja, se você teve algum equipamento queimado após uma oscilação de tensão, por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) você pode enviar uma reclamação diretamente à distribuidora de energia. O consumidor tem até 90 dias a partir do dia em que ocorreu a queima para fazer essa solicitação.

O que é o código do consumidor na conta de luz?

O Código de Defesa do Consumidor é aplicável à relação jurídica existente entre o concessionário de serviço público e o usuário final - fornecedor e consumidor, respectivamente, nos termos dos artigos 3º e 2º do CDC - independentemente da garantia constitucional que assegura a responsabilização objetiva daquele por ...

O que é um consumidor de energia?

Consumidor ao qual só é permitido comprar energia da distribuidora detentora da concessão ou permissão na área onde se localizam as instalações do acessante, e, por isso, não participa do mercado livre e é atendido sob condições reguladas.

Quem paga aluguel paga conta de luz?

Segundo o artigo 23, inciso VIII, da Lei do Inquilinato (Lei nº 8.2451/91), as despesas anteriores de telefone e de consumo de luz, gás, água e esgoto devem ser pagas pelo antigo morador.

O que o seguro não cobre?

Os sinistros que o seguro pode não cobrir. A cobertura compreensiva (ou total) é para colisão, incêndio e roubo, além de danos materiais, físicos e morais causados a terceiros. Quanto mais coberturas no pacote, mais caro o seguro, por isso é possível contratar apenas coberturas contra incêndio e roubo.

O que o seguro residencial não cobre?

Umidade, ferrugem, infiltrações, problemas com chuva dentro de casa, qualquer tipo de corrosão, mesmo as causadas por problemas ambientais; areia e terra dentro de casa, mesmo que tenha entrado pela janela, portas ou de outra forma; Danos causados durante a construção também não são cobertos.

Quais coberturas podem ser incluídas nos seguros compreensivos?

Quais as principais coberturas desse seguro? Os planos compreensivos do Grupo Patrimonial garantem, em geral, três riscos: incêndio, queda de raio e explosão. Além desses riscos, esses planos conjugam diversas coberturas adicionais, tais como: vendaval, queda de aeronaves, perda de aluguel, entre diversas outras.

O que precisa para pedir ligação de energia?

Pessoa Física
  1. - Nome completo do responsável.
  2. - CPF (não pode estar em situação cadastral cancelada ou anulada na Receita Federal).
  3. - Documento oficial de identificação com foto (RG, Carteira de Trabalho, Passaporte, RANI, etc.). ...
  4. - Endereço completo do local onde a energia será ligada.

Quais documentos necessários para pedir ligação de luz?

RG (ou na inexistência deste, outro documento de identificação oficial com foto). CPF (desde que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada de acordo com Instrução Normativa da Receita Federal). Autorização do órgão ambiental competente, caso a unidade consumidora esteja em área ambiental protegida.

O que é necessário para pedir um relógio de luz?

Como pedir relógio de luz

O primeiro passo para solicitar um medidor de luz é entrar em contato com a concessionária de energia elétrica que atende a sua região, o que pode ser feito via Internet pelo site da companhia, por telefone ou pessoalmente.

Quando um aparelho queima por queda de energia o que fazer?

Ao constatar queima de aparelhos em decorrência de queda ou oscilação de energia elétrica, saiba que a companhia responsável pelo fornecimento é obrigada a reparar o consumidor, conforme o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Resolução Normativa nº 499/12 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Artigo anterior
O que é o ensino fundamental 1?
Artigo seguinte
Quanto custa o curso de publicidade e propaganda?