Como pedir extinção de condomínio?

Perguntado por: Frederico Isaac Leite de Neves  |  Última atualização: 11. Mai 2025
Pontuação: 4.3/5 (13 avaliações)

Nesse caso, um dos condôminos deve ingressar com uma ação de extinção de condomínio na justiça, solicitando a divisão do imóvel entre os condôminos. A ação de extinção de condomínio pode ser proposta por qualquer condômino, independentemente da sua quota parte, e deve ser dirigida contra os demais condôminos.

Quanto custa uma ação de extinção de condomínio?

Uma vez que a extinção do condomínio advém da dissolução de sociedade conjugal regida pelo regime de comunhão parcial de bens, o valor da causa deve corresponder a 50% do valor venal do imóvel.

Qual é o valor da causa em ação de extinção de condomínio?

O valor da causa na ação de extinção de condomínio c/c alienação judicial deve corresponder ao valor venal do imóvel, observado o proveito econômico a ser aferido pelo autor.

Pode fazer extinção de condomínio sem ter feito inventário?

STJ - Não há impedimento à extinção de condomínio sobre imóvel adquirido por herança, ainda que o formal de partilha não tenha sido registrado. Não há impedimento ao pedido de extinção de condomínio sobre bem adquirido por herança, ainda que o formal de partilha não tenha sido registrado.

Quando um condômino pode exigir a divisão e extinção do condomínio?

É direito do condômino requerer a divisão de coisa comum, com a consequente alienação judicial do bem, quando não for possível o uso e gozo em conjunto do imóvel indivisível.

Como funciona a Ação de Extinção de Condomínio?

29 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo demora um processo de extinção de condomínio?

A prescrição da ação: os condôminos têm o prazo de 10 anos para propor a ação de extinção de condomínio, contados da data em que se tornaram coproprietários do imóvel. Após esse prazo, perdem o direito de exigir a divisão do bem.

Quais os documentos necessários para extinção de condomínio?

Escritura Pública de Extinção de Condomínio (cópia); b. Certidão do Registro de Imóveis (CRI) (cópia) do imóvel que foi desdobrado; c. Escritura Pública de aquisição (cópia) – apenas para o caso em que o imóvel desdobrado não esteja registrado no nome dos condôminos, conforme a respectiva CRI apresentada.

Quem pode pedir extinção de condomínio?

Primeiramente, impende destacar que qualquer um dos condôminos pode ajuizar a Ação de Extinção de Condomínio, mesmo que tenha uma pequena participação na propriedade.

Como é feita a extinção dos condomínios edilícios?

Como funciona a extinção de condomínio? A extinção do condomínio funciona, basicamente, pela divisão da propriedade entre os proprietários. Entretanto, o questionamento desse tipo de situação, especialmente nos casos de herança, está associado em como fazer essa divisão.

Quando ocorre a extinção de condomínio?

A extinção do condomínio é uma ação que ocorre quando os proprietários de um bem decidem desmembrá-lo, normalmente, porque querem vendê-lo. Em alguns casos, o imóvel pode ter um, dois, três ou mais proprietários. Assim, nesses casos, ocorre o condomínio de proprietários.

Quem paga o último condomínio?

Se o seu contrato se iniciou após: (v9 ou >) O pagamento do condomínio deverá ser feito pelo inquilino do último vencimento durante sua locação.

Qual a competência para ação de extinção de condomínio?

Após o divórcio, a extinção de condomínio ganha natureza de ação autônoma, devendo ser proposta no foro competente para extinção. Tratando-se de ação fundada exclusivamente em direito real é absoluta a competência do foro da situação da coisa, conforme prevê o art. 47 do NCPC .

Quem paga o valor da causa?

Quem paga o valor da causa em um processo? O valor da causa não é pago por nenhuma das partes. O que acontece é que esse valor serve como base para o cálculo das custas processuais e dos honorários advocatícios.

O que é extinção de condomínio entre herdeiros?

Em simples palavras, a extinção do condomínio consiste em liquidar o bem de propriedade de duas ou mais pessoas, repassando as respectivas quotas partes em dinheiro.

O que é extinção de condomínio entre Ex-cônjuges?

A extinção do condomínio ocorre quando dois ou mais coproprietários decidem encerrar a propriedade conjuntamente de um bem, dividindo-o ou vendendo-o e partilhando o valor. No contexto do presente, é uma forma de resolver a situação de um bem que era de propriedade conjunta do casal, especialmente imóveis.

Quanto o advogado deve cobrar para fazer uma notificação extrajudicial?

Geralmente, é estipulado, para os honorários, um percentual de 10% para cobrança extrajudicial e 20% para cobrança judicial.

O que é condomínio entre herdeiros?

Isto quer dizer que todos os bens deixados pelo falecido irão compor um todo unitário e serão regidos pelas regras do condomínio. Esta formação é uma ficção jurídica e é transitória, durando até a efetivação da partilha.

Qual o meio judicial cabível para a extinção do condomínio tradicional indivisível?

A ação judicial cabível é a "Extinção de Condomínio", ou tecnicamente falando, a "Alienação Judicial de Coisa Comum Indivisível", nesse caso, temos a jurisdição voluntária (arts.

O que fazer quando um herdeiro não quer assinar a venda de um imóvel?

A recusa de um herdeiro pode resultar em um impasse, impedindo a realização da venda até que se chegue a um acordo ou se obtenha uma resolução judicial. Nesses casos, os herdeiros concordantes podem buscar uma solução legal, como a ação de sobrepartilha ou ação de extinção de condomínio.

Quem deve condomínio pode perder o imóvel?

Dívida de condomínio é uma obrigação vinculada ao imóvel e por isso é possível perdê-lo, mesmo sendo o único bem da família. Com o atual Código de Processo Civil, em vigor desde 2016, ficou ainda mais fácil essa possibilidade, com o imóvel podendo ser penhorado e, posteriormente, levado a leilão.

É possível o proprietário ou possuidor ser expulso do condomínio?

SIM. A sanção prevista para o comportamento antissocial reiterado de condômino (art. 1.337, parágrafo único, do CC) não pode ser aplicada sem que antes lhe seja conferido o direito de defesa.

Quem responde juridicamente pelo condomínio?

O síndico é responsável juridicamente pelo Condomínio. Assim, pode-se afirmar que o síndico é o órgão administrativo mais importante do condomínio, uma vez que ele atua em caráter permanente na administração do edifício.

Como desmembrar um terreno em condomínio?

Como é feito o desmembramento?
  1. Requerimento assinado pelo dono da propriedade;
  2. Certidão atualizada da matrícula do imóvel;
  3. Levantamento topográfico do imóvel a ser desmembrado;
  4. Planta da propriedade e memorial descritivo;
  5. Certidão negativa de tributos municipais;
  6. Comprovação de pagamento da taxa;

O que é a divisão de condomínio?

O que é? É a escritura Pública que permite o parcelamento do solo, extinguindo o condomínio existente na matrícula e estabelecendo o quinhão que cabe a cada condômino.

O que é ação de divisão de condomínio?

O seu objetivo é por fim a um condomínio, ou seja, separar a parte que corresponde a cada um dos proprietários condôminos. Essa ação pode ser usada tanto para imóveis urbanos quanto para imóveis rurais.

Artigo anterior
Qual o valor mínimo para aplicar em bitcoin?
Artigo seguinte
Qual o maior pontuador de basquete de todos os tempos?