Como pedir demissão após licença maternidade?

Perguntado por: Kelly Érica Branco Miranda Gomes  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (4 avaliações)

A licença maternidade tem o prazo mínimo de 120 dias. E a mulher pode solicitar a saída até 28 dias antes da data prevista para o parto. Mesmo assim, a estabilidade continua durante 5 meses após o parto, mas o período de licença não é alterado.

O que fazer se não deseja voltar ao trabalho após licença maternidade?

Caso a empresa realmente queira realizar a demissão da profissional gestante ou recém-mãe em período de estabilidade, a empresa pagará uma indenização referente a esse período. Com relação às férias, muitas mamães também optam por tirá-las logo após a licença maternidade, aumentando assim o tempo com o bebê.

Sou obrigada a voltar a trabalhar depois da licença maternidade?

O período de licença-maternidade garantido pela Constituição no país é de 120 dias. Ao retornar às suas atividades as mães possuem um mês de estabilidade garantida. As mamães que amamentam, nos primeiros seis meses de vida do bebê, também têm direito, por lei, a duas pausas, de meia hora cada uma para amamentar.

Como pedir demissão com estabilidade?

Para que o pedido de demissão de um empregado estável seja considerado válido, ele deve ser feito com assistência do Sindicato da categoria ou, em caso de ausência deste, perante autoridade competente do Ministério do Trabalho ou da Justiça do Trabalho, conforme prevê o artigo 500 da CLT.

Como pedir demissão e sair no mesmo dia?

É possível pedir demissão imediata? Sim, é possível. Aliás, se a pergunta for “posso pedir demissão e sair no mesmo dia”, a resposta segue sendo sim. Porém, o trabalhador perde uma série de direitos, caso não cumpra o aviso prévio.

Licença Maternidade: Pode-se pedir demissão? ? Alfredo Figueiredo #Explica

41 questões relacionadas encontradas

É possível abrir mão da estabilidade?

Se o empregado quer rescindir o contrato de trabalho, ainda que lhe assista algum tipo de estabilidade, é seu direito fazê-lo. O empregado pode, em qualquer tempo, abrir mão de uma eventual estabilidade que lhe seja devida.

O que acontece se eu não voltar da licença maternidade?

Mesmo assim, a estabilidade continua durante 5 meses após o parto, mas o período de licença não é alterado. Ou seja, se a mulher saiu de licença faltando 25 dias para o parto, após ter o bebê, ela só terá mais 95 dias de licença. Mas a estabilidade de 5 meses conta após o parto, não da licença.

O que acontece se o funcionário não voltar da licença maternidade?

Se ocorreu o termino da licença e a funcionária não retorna ao trabalho, nem tão pouco justifica; esta deve ser notificada via telegrama para que compareça a empresa, onde, o não comparecimento ou retorno; poderá implicar em abandono de emprego com sua dispensa por justa causa.

Quando acaba a licença maternidade pode ser mandado embora?

A Constituição já garante à gestante estabilidade a partir do momento da confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

Qual a multa por demitir um funcionário com estabilidade?

Portanto, a multa será no valor de 1 salário mensal. Se houve redução de 50% por 60 dias e o trabalhador for dispensado sem justa causa ao findar desse período, ainda teria direito a mais 60 dias de estabilidade. Portanto, a multa será correspondente à 50% do salário do funcionário multiplicada por 02 meses.

Quais direitos trabalhistas não se pode abrir mão?

O empregado pode abrir mão de algum direito previsto em lei? NÃO. O Direito do Trabalho não admite a renúncia de direitos de ordem pública.

Quem tem estabilidade no emprego pode fazer acordo?

484-A da CLT, inserido pela Reforma Trabalhista no contrato de trabalho dos empregados estáveis. Segundo o mencionado dispositivo, é possível empregado e empregador efetuar um acordo para extinção do contrato e do vínculo empregatício, limitando-se a algumas verbas trabalhistas.

Quais direitos o trabalhador pode renunciar?

Como regra geral, ponderou o magistrado, é vedado ao empregado renunciar ou transacionar direitos decorrentes do contrato de trabalho. Tal impedimento resulta da natureza das normas trabalhistas, que são de ordem pública, cogentes e imperativas.

É possível ocorrer renúncia e transação?

Como já asseverado acima, a indisponibilidade absoluta não permite a renúncia ou a transação. Já na relativa, a transação é possível, o que não ocorre com a renúncia. Em nosso entendimento, os direitos trabalhistas não podem ser vistos de forma absoluta como sendo irrenunciáveis.

O que diz o artigo 9 da CLT?

Art. 9º - Serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na presente Consolidação.

O que é renúncia no direito do trabalho?

A renúncia é um instituto jurídico que se encontra presente desde o Direito Romano nas Institutas de Gaio e no Digesto. É conceituada pelos civilistas como “a abdicação que o titular faz do seu direito, sem transferi-lo a quem quer que seja.

O que acontece com a empresa que dispensa o funcionário com estabilidade de emprego?

Fui demitido, o que fazer? Se o empregador demitir o trabalhador no período de estabilidade provisória garantido em decorrência da pandemia, deverá fazer o pagamento das verbas rescisórias e da indenização.

Como funciona o acordo para ser demitido?

A prática consiste na dispensa do trabalhador que quer se demitir/ não pretende continuar na empresa e firma acordo com o empregador para que o demita sem justa causa, de forma a receber as verbas rescisórias devidas e se comprometendo em devolver a multa de 40% do FGTS.

Como fazer um acordo na empresa e continuar trabalhando?

Para realizar a rescisão contratual utilizando o acordo trabalhista, deve acontecer através da formalização da carta rescisória. Que precisa ser redigida de próprio punho, caso a iniciativa tenha partido do empregado, ou digitada, quando a iniciativa for por parte da empresa.

Qual princípio impede que o empregado abra mão do FGTS e das férias remuneradas?

A irrenunciabilidade de direitos é a impossibilidade jurídica de privar-se do recebimento de uma ou mais verbas de natureza trabalhista. Isso significa, na prática, que o profissional não pode abrir mão de direitos de ordem pública de forma voluntária, como as férias, por exemplo.

O que é dispensa indireta na relação empregatícia?

A rescisão indireta é como se fosse uma demissão por “justa causa” partindo do funcionário, o qual tem seus direitos resguardados pela legislação, após o empregador se sentir lesado, humilhado ou agredido pelo vínculo empregatício.

É possível que o trabalhador renuncie as férias?

A renúncia se dá por meio de ato unilateral e apenas pode recair sobre direito certo e atual. A renúncia não é aplicável a direitos indisponíveis (como a renúncia total às férias) e não pode ser realizada tacitamente.

O que é multa de estabilidade?

O texto da Medida Provisória 1.045, que criou o programa deste ano, afirma que a empresa só poderá demitir sem arcar com multa depois de manter em estabilidade o trabalhador por período igual ao do benefício.

Qual o valor da multa de um cipeiro?

Se descumprir a obrigatoriedade de indicador um membro designado, quando este for o caso, a empresa poderá pagar multa no valor de R$ 1.200,30 a R$ 3.494,50, também de acordo com o número de empregados.

O que acontece se mandar um cipeiro embora?

A estabilidade da CIPA é inerente ao seu cargo, não representando uma vantagem pessoal do trabalhador. Por isso, se o estabelecimento para o qual o empregado foi eleito se extinguir, ele automaticamente perderá o direito à estabilidade, podendo ser demitido sem justa causa (súmula 339, II do TST).

Artigo anterior
Qual é a idade de Richard Gere?
Artigo seguinte
Quanto tempo dura um cilindro de oxigênio para mergulho?