Como pedir auxílio-doença por cirurgia?

Perguntado por: Lorena Cunha  |  Última atualização: 11. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (33 avaliações)

Para requerer o auxílio-doença no INSS é preciso que o segurado realize o agendamento da perícia médica. Esse agendamento pode ser realizado pelo telefone 135 ou pelo site da Previdência Social.

Como dar entrada no INSS após cirurgia?

O pedido do benefício por incapacidade temporária será realizado pelo portal do Meu INSS, através do agendamento da perícia médica inicial. Antes de tudo, é necessário ter o CPF e uma senha cadastrado no Meu INSS. Entre no site meu.inss.gov.br pelo computador ou baixe o aplicativo no seu celular Android ou iOS.

Quando faz cirurgia tem direito ao auxílio-doença?

O auxílio-doença não será permitido ao segurado que se filiar ao RGPS já portador da lesão invocada como causa. Ou seja, se você nunca contribuiu com a previdência, faz a cirurgia e se filia para receber o benefício, não terá direito a concessão.

Quais os documentos necessários para dar entrada no auxílio-doença?

Documentos necessários
  • Documento de identificação oficial com foto;
  • Número do CPF;
  • Número de identificação do trabalhador (PIS/PASEP);
  • Carteira de trabalho ou carnês de contribuição, ou qualquer documento que comprove o pagamento do INSS (apenas quando a condição de segurado não estiver reconhecida no CNIS);

Quem faz cirurgia estética tem direito a auxílio-doença?

Em relação aos procedimentos e intervenções estéticas, tem-se claro que não são considerados como doença. Assim, a cirurgia plástica por mera questão estética não é justificativa plausível para ausência no trabalho, pois pode o empregado ajustar momento oportuno com seu empregador.

PASSO A PASSO: COMO PEDIR AUXÍLIO-DOENÇA, SEM PERÍCIA MÉDICA, PELO MEU INSS, COM ATESTADO, EM 2021!

23 questões relacionadas encontradas

Quem faz cirurgia plástica pode pegar atestado?

Por outro lado, não há previsão na legislação trabalhista e previdenciária sobre a obrigatoriedade da empresa aceitar e abonar atestado médico em virtude de procedimentos estéticos, como uma cirurgia plástica, por exemplo, que visa resultados meramente de embelezamento, não havendo qualquer incapacidade para o trabalho ...

Qual o valor de um auxílio-doença?

O benefício corresponde a 91% do salário-de-benefício, que é a média de 100% dos salários recebidos pelo trabalhador ao longo da carreira. Em outras palavras, se o trabalhador contribuiu por dois anos, todo o valor recebido no período é somado e então divido por 24 (total de meses de contribuição).

Quais Cid dá direito a benefício?

Lista de doenças contempladas com o auxílio
  • Tuberculose ativa;
  • Hanseníase;
  • Alienação mental;
  • Neoplasia maligna;
  • Cegueira;
  • Paralisia irreversível e incapacitante;
  • Cardiopatia grave;
  • Mal de Parkinson;

Quanto tempo leva para transformar auxílio-doença em aposentadoria?

Em geral de 1 a 6 meses para que o segurado receba benefício e depois volte ao trabalho. Mas, normalmente esse prazo não passa de 2 meses.

Quanto tempo eu tenho para dar entrada no INSS?

Quando devo dar entrada no pedido? Se você é funcionário com registro em carteira, dê entrada após 15 dias do afastamento do trabalho por causa da doença (os primeiros 15 dias de falta são pagos pela empresa).

Como dar entrada no INSS por atestado médico?

Para iniciar o processo, é necessário entrar em contato com o telefone 135 ou utilizar o aplicativo/Site Meu INSS para realizar o agendamento da perícia médica. Não se preocupe, pois todas as informações necessárias serão passadas ao segurado no momento do agendamento do pedido de afastamento pelo INSS.

Como dar entrada na Caixa por cirurgia?

No dia agendado para a perícia médica o segurado deverá comparecer ao INSS com seus documentos pessoais, tais como:
  1. RG e CPF.
  2. carteira de trabalho.
  3. laudos médicos e receituários.
  4. comprovante de endereço.
  5. comprovante do agendamento da perícia.
  6. CAT na hipótese de se tratar de acidente do trabalho ou doença ocupacional.

Quando o auxílio-doença se transforma em aposentadoria por invalidez?

Para que o beneficiário do auxílio-doença consiga converter o provento em aposentadoria por invalidez é necessário cumprir os seguintes critérios:
  1. Período de 12 meses de carência, salvo os casos de dispensa (art. 26, II e art. 151 da lei 8.213/91);
  2. Qualidade de segurado;
  3. Incapacidade permanente para o trabalho.

Como saber se o auxílio-doença foi transformado em aposentadoria?

A conversão ou transformação do Auxílio-Doença em Aposentadoria por Invalidez só é realizada se em perícia médica o perito do INSS constatar que a incapacidade do segurado que era temporário tornou-se permanente, sendo assim, devido o benefício de Aposentadoria por Invalidez.

Quando o perito sugere aposentadoria por invalidez?

Após a perícia médica, será determinado pelo médico perito se você está elegível para ter direito ao auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez. Em geral, o segurado só consegue se aposentar se o seu caso não tiver recuperação.

Qual CID dá direito ao Auxílio-doença?

concessão auxílio doença CID I10 | Busca Jusbrasil.

Qual o número do CID que dá direito a aposentadoria?

O portador da CID 10 M51. 1 pode ter direito a auxilio doença ou aposentadoria por invalidez, desde que a enfermidade esteja atestada em laudo médico e seja confirmada na perícia formulada pelo INSS ou pela Justiça Federal.

Qual a doença do CID I10?

CID 10 I-10 Hipertensão essencial; I-15 Hipertensão secundária. As DCNT no Brasil constituem o problema de saúde de maior magnitude e correspondem a 72% das causas de mortes, atingem fortemente camadas pobres da população e grupos vulneráveis.

Qual o valor do auxílio doença 2021?

Qual é o valor do auxílio doença? Pela nova regra da Reforma da Previdência, o valor do auxílio doença corresponde a 91% do salário de benefício, que, por sua vez, consiste na média aritmética simples de todos os salários de contribuição.

Qual valor do auxílio doença 2020?

7 – Qual o valor do auxílio-doença? De acordo com art. 61 da Lei 8.213/91, a renda mensal do auxílio-doença corresponde a 91% do salário de benefício.

Quantos dias de atestado após abdominoplastia?

Abdominoplastia: 15 à 21 dias de repouso e afastamento do trabalho. Rinoplastia: 7 à 10 dias de repouso e afastamento do trabalho. Lipoaspiração: 7 à 14 dias de repouso e afastamento do trabalho. Implante de Silicone: 3 à 5 dias de repouso e afastamento do trabalho.

Quantos dias de atestado para mamoplastia?

Este tipo de procedimento cirúrgico, na maioria das vezes, corre com normalidade e o período de recuperação da paciente é de 20 dias, em média, O período de afastamento depende de qual função o(a) trabalhador(a) exerce.

Quantos dias de afastamento por cirurgia?

Em geral, os pacientes são dispensados de suas atividades de trabalho pelo seu médico assistente por 15 dias. Caso precise de mais tempo para se recuperar, deveram ser liberados pelo médico do trabalho, seja através do INSS ou profissional médico da própria empresa que trabalhe.

O que significa informamos que após a revisão o benefício foi convertido em auxílio por incapacidade temporária?

O auxílio por incapacidade temporária é um benefício concedido pela previdência social ao segurado que se encontra incapacitado para exercer seu trabalho. Nessa condição, ele pode solicitar o afastamento pelo INSS e receber um auxílio, cujo valor varia de pessoa para pessoa.

Quem paga meu salário enquanto aguardo perícia INSS?

De quem é a responsabilidade de pagar o tempo de espera pela perícia médica? Esse é um tema muito delicado, pois nos 15 primeiros dias de afastamento, o salário do funcionário é de responsabilidade do empregador.

Artigo anterior
Quais são as patentes do Bope?
Artigo seguinte
O que é contenção química e mecânica?