Como parcelar multas por atraso de declaração de Imposto de Renda?

Perguntado por: Helena Gaspar  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (31 avaliações)

Nova forma de parcelar a multa de atraso pela entrega da Declaração do Imposto de Renda
  1. Acessar o e-CAC com sua conta gov.br ou código de acesso;
  2. Selecionar a seção Pagamentos e Parcelamentos.
  3. Clicar em Parcelamento – Solicitar e acompanhar.

Tem como parcelar a multa por atraso na entrega da declaração?

Na última sexta-feira (11), a Receita Federal anunciou uma nova forma de parcelar multa de atraso pela entrega da declaração do Imposto de Renda. A partir deste mês, quem atrasou entrega do IRPF deverá realizar o parcelamento em um novo sistema de cobrança pela internet.

É possível parcelar multas da Receita Federal?

Para resolver o problema, a Receita Federal promoveu a migração dos códigos para um novo sistema de cobrança, permitindo que as dívidas de multa pudessem ser parceladas pelo e-CAC.

Como parcelar DARF em atraso?

A Receita Federal liberou uma nova forma de parcelamento da multa, que é aplicada ao contribuinte que não entregou a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo. Agora, esse procedimento deve ser feito por meio do Portal e-CAC.

É possível parcelar DARF?

Quem pode utilizar este serviço? Contribuinte ou seu representante legal. Acesse o sistema, escolha a modalidade desejada e selecione as dívidas que deseja parcelar. Em seguida, preencha as informações solicitas, escolha o número de parcelas e emita o DARF para pagar a primeira parcela.

COMO GERAR A MULTA DO IMPOSTO DE RENDA POR ENVIO ATRASADO! (Simples e atual! 2020)

27 questões relacionadas encontradas

Como gerar Darf de parcelamento?

Emissão de Darf
  1. Acessar o portal REGULARIZE e clicar na opção Emitir Guia de Pagamento > Emitir DARF/DAS parcial ou integral.
  2. Informar o CPF/CNPJ do contribuinte devedor e o número da inscrição.
  3. Em seguida, clicar em Emitir Darf/DAS integral ou Emitir Darf/DAS parcial. Atenção! ...
  4. Pronto!

O que acontece se eu não pagar a dívida com a Receita Federal?

Para as declarações com direito a restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será deduzida (descontada), com os respectivos acréscimos legais (juros), do valor do imposto a ser restituído.

Como parcelar dívida ativa da Receita Federal?

  1. Acesse o portal REGULARIZE e clique em "Negociar Dívida" > "Acesso ao Sistema de Negociações".
  2. Na tela inicial do sistema, clique no menu “Adesão” > “Parcelamento”.
  3. Clique em "Avançar" e, em seguida, selecione a modalidade de parcelamento que tem interesse.
  4. Siga as orientações que aparecerem nas telas seguintes.

Como parcelar processo fiscal na Receita Federal?

Os contribuintes que possuem certificado digital podem requerer o parcelamento via Portal e-CAC, na página da Receita Federal na internet, no endereço http://rfb.gov.br.

Como parcelar multas aplicadas pela Polícia Rodoviária Federal?

“Para que possamos parcelar as multas aplicadas por outros órgãos autuadores de trânsito, como PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), é preciso que o Detran comunique essas instituições que há uma empresa que faz o parcelamento desses débitos.

Como parcelar débitos no E-cac?

Então, o contribuinte que precisa fazer o parcelamento terá acesso à todas as suas dívidas pelo portal de forma bastante simples: basta acessar a plataforma que está disponível através do site da Receita Federal. Para isso, é preciso se cadastrar no gov.br ou informar seu código de acesso e senha.

Como parcelar débitos de imposto de renda pessoa física?

Para fazer o parcelamento das dívidas de imposto de renda, é preciso acessar o e-CAC através do site da Receita Federal utilizando sua conta gov.br (CPF e senha), um certificado digital ou ainda através de um código de acesso.

Como fazer parcelamento de IRPJ e CSLL?

O pagamento do IRPJ e da CSLL poderá ser parcelado em até 3 quotas iguais, mensais e sucessivas, vencíveis no último dia útil dos três meses subsequentes ao do encerramento do período de apuração a que corresponder, observado o valor mínimo de R$ 1.000,00 para cada quota.

Como aderir ao Refis 2021 Receita Federal?

As propostas estão disponíveis no portal Regularize > opção “Negociar Dívida” > “Acesso ao Sistema de Negociações”. Na tela inicial do Sistema de Negociações, clicar no menu “Adesão” > “Transação”.

Qual o prazo máximo de parcelamento da Receita Federal?

Art. 2º O sujeito passivo poderá requerer o parcelamento, em até 60 (sessenta) prestações mensais e sucessivas, dos débitos de qualquer natureza perante a RFB, desde que já vencidos na data da formalização do respectivo requerimento, nos termos do Capítulo III.

Como fazer para pagar dívida com a Receita Federal?

Como pagar dívida da Receita Federal

Você deve emitir um DARF – Documento de Arrecadação de Receitas Federais – para pagar qualquer tributo federal, como impostos, taxas e contribuições. No caso de pendências, ele pode ser emitido dentro do próprio portal e-CAC e também pelo SicalcWeb.

Como contestar cobrança indevida da Receita Federal?

O contribuinte pode impugnar a cobrança de imposto que julgar indevida. Para isso, deve entrar com um Processo Administrativo Fiscal %u2014 PAF, na Delegacia da Receita Federal da sua jurisdição. Lembramos que nessa fase não é obrigatória a contratação de advogado; o próprio contribuinte pode elaborar sua defesa.

Tem como saber se preciso declarar Imposto de Renda pelo CPF?

Acesse o site da Receita. Informe CPF e data de nascimento. Selecione o ano-base da consulta.

Como emitir DARF 1734 parcelamento?

Emitir Darf - dívida ativa da União
  1. Acesse o portal REGULARIZE e clique na opção "Emitir Guia de Pagamento" > "Emitir Darf/DAS parcial ou integral".
  2. Informe o CPF ou CNPJ do contribuinte devedor e o número da inscrição.
  3. Clique em "Emitir Darf integral" ou "Emitir Darf parcial".

Como emitir DARF de parcelamento no REGULARIZE?

Para emitir mensalmente as parcelas: pela internet, por meio do REGULARIZE, na opção Negociação de Dívida > ACESSAR O SISPAR > menu Emissão de Documento. Atenção! Outra opção para emissão da parcela, por meio do REGULARIZE, é na opção Pagamento > Emitir DARF/DAS de parcela.

Como Consultar Parcelamento de DARF?

Acesse o Portal SPU, escolha a opção Consulta ou Emissão de DARF, informe o nº do parcelamento, CPF ou CNPJ do responsável pelo imóvel e clique em OK. Verifique os dados sobre o parcelamento e, se necessário, imprima o DARF para pagamento.

Como calcular as quotas de IRPJ?

Informações sobre o cálculo: A Taxa Selic acumulada mensalmente, calculados a partir do primeiro dia do segundo mês subsequente ao encerramento do período de apuração até o mês anterior ao do pagamento, e acrescido 1% no mês do pagamento. O pagamento da 1ª quota ou quota única até 31/01/2020 não sofre acréscimo.

Como emitir DARF IRPJ em quotas?

Acesse a aba Federal > Darf > Darf; Informe a empresa, o trimestre que deseja gerar as guias e o vencimento; Selecione o tributo que deseja e clique em Gerar; Após clicar em gerar, sera exibida a tela ao lado questionando se deseja parcelar a guia, basta clicar em Parcelar para que seja feito.

Como declarar IRPJ e CSLL em quotas na DCTF?

O valor total do IRPJ e da CSLL a pagar e as respectivas quotas serão informados na DCTF conforme subitens a seguir. Após selecionar a aba correspondente ao IRPJ, deverá ser informado o código e denominação da receita e o respectivo período de apuração.

Como parcelar INSS atrasado E-cac?

Caso o contribuinte queira parcelar esse tipo de débito, ele deve se dirigir à unidade de atendimento da RFB para requerer o parcelamento, momento em que a Procuradoria da Fazenda Nacional analisará a viabilidade do pleito.

Artigo anterior
O que dar de lembrancinha para clientes?
Artigo seguinte
Pode usar bota no dia a dia?