Como os jesuítas influenciaram a educação brasileira?

Perguntado por: Eduarda Figueiredo Azevedo  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (66 avaliações)

Os jesuítas contribuíram para o desenvolvimento da educação, foram os primeiros educadores na história do Brasil, com a determinação de evangelizar conquistaram afetivamente os nativos, mantendo relações educacionais, estabeleceram ensinamentos religiosos e lições relevantes para as vivências nas missões.

Qual a influência da educação jesuítica?

A metodologia educacional jesuíta

Os jesuítas empreenderam no Brasil uma significativa obra missionária e evangelizadora, especialmente fazendo uso de novas metodologias, das quais a educação escolar foi uma das mais poderosas e eficazes. Em matéria de educação escolar, os jesuítas souberam construir a sua hegemonia.

Qual foi a missão dos jesuítas em relação à educação?

Na colônia, pretendiam também impedir que os protestantes realizassem a catequização indígena. Para que a catequização fosse realizada, era necessário que os indígenas aprendessem a língua portuguesa para a leitura de trechos bíblicos e o ensino da prática religiosa católica.

Como era a educação na época dos jesuítas?

A educação jesuítica baseava-se nas virtudes, isto é, nos valores cristãos, e nas letras com ensino da língua. Primeiramente, os padres jesuítas aprenderam a língua da terra (tupi-guarani) para comunicar- se com os índios, aproveitando-se da musicalidade dos nativos e utilizando-a como metodologia de ensino.

Quais são as principais características da educação jesuitica?

A instrução era feita por meio do estudo da leitura, da apresentação e da interpretação da palavra divina, pois assim se poderia compreender melhor o mundo supostamente desconhecido pelos nativos. Os jesuítas perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.

Educação Jesuíta - Pedagogia Irada

35 questões relacionadas encontradas

Quais as características da educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil?

III - A educação estabelecida pelos jesuítas no Brasil era voltada para a prática profissional seja de padres ou outros ofícios. Portanto, dedicava-se ao desenvolvimento de diversas práticas profissionais e tinha um caráter utilitário e de atenção aos interesses da sociedade.

Qual era o objetivo das missões jesuíticas?

Esses aldeamentos indígenas, também chamados de reduções ou missões, foram criados pela Ordem dos Jesuítas no fim do século XVII, a qual visava principalmente a catequização dos indígenas, pois, com a Reforma Protestante na Europa, a Igreja Católica foi em busca de novos fiéis.

Qual o objetivo das missões jesuítas?

As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses.

Qual a primeira missão jesuítica montada no Brasil?

Jesuítas no Brasil

Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil chegaram com o primeiro governador-geral da colônia, Tomé de Sousa, em 1549. Eles eram liderados por Manuel da Nóbrega e tinham como principal missão a cristianização dos nativos e zelar pela Igreja instalada no Brasil colonial.

Qual era o objetivo dos jesuítas no Brasil Colônia e como era o ensino com a utilização do documento Ratio Studiorum?

O Ratio Studiorum não era um tratado sistematizado de pedagogia, mas sim uma coletânea de regras e prescrições práticas e minuciosas a serem se- guidas pelos padres jesuítas em suas aulas. Portanto, era um manual prático e sistematizado que apresentava ao professor a metodologia de ensino a ser utilizada em suas aulas.

O que podemos destacar na atuação jesuíta?

- Catequizar os índios americanos, transmitindo-lhes as línguas portuguesa e espanhola, os costumes europeus e a religião católica; - Difundir o catolicismo na Índia, China e África, evitando o avanço do protestantismo nestas regiões; - Construir e desenvolver escolas católicas em diversas regiões do mundo.

O que os jesuítas ensinavam aos índios?

Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.

Qual era a missão dos jesuítas no Brasil?

No Brasil, eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial. Incumbidos dessa missão, promoveram a criação das missões, onde organizavam as populações indígenas em torno de um regime que combinava trabalho e religiosidade.

O que os jesuítas fundaram no Brasil?

A história da Companhia de Jesus no Brasil teve início com a chegada dos jesuítas em 1549 à Bahia. Então fundaram um colégio e iniciaram a catequese dos índios. Posteriormente, já na segunda metade do século XVIII, seriam expulsos de Portugal e de suas colônias pelo Marquês de Pombal.

Onde os jesuítas fundaram as missões?

As 30 reduções ocupavam os atuais territórios de Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai. Em tais missões havia índios de diversas etnias, mas a maioria era guarani. Os índios guarani foram os primeiros a sentir o impacto do europeu com a chegada dos padres jesuítas espanhóis em 1626.

O que aconteceu com as missões jesuíticas?

As missões acabaram após a expulsão dos jesuítas em 1759 pelo Marquês de Pombal, por conta da sua influência e domínio da educação, além da sua autonomia própria, desvinculada do Estado de Portugal.

O que eram as missões jesuíticas escreva o nome de três missões jesuítas no território que hoje é o Rio Grande do Sul?

Sete Povos das Missões é o nome que se deu ao conjunto de sete aldeamentos indígenas fundados pelos Jesuítas espanhóis na Região do "Rio Grande de São Pedro", atual Rio Grande do Sul, composto pelas reduções de São Francisco de Borja, São Nicolau, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista, São Luiz ...

Quais as principais modificações na educação brasileira realizadas pela Reforma Pombalina?

A metodologia eclesiástica dos jesuítas foi substituída pelo pensamento pedagógico da escola pública e laica; criação de cargos como de diretor de estudos, visando a orientação e fiscalização do ensino; introdução de aulas régias, isto é, aulas isoladas, visando substituir o curso de humanidades criado pelos jesuítas.

Qual a principal modificação na educação brasileira realizadas pela Reforma Pombalina?

Logrou desarranjar a sólida estrutura educacional construída pelos jesuítas, confiscando-lhes os bens e fechando todos os seus colégios. As reformas visavam a três objetivos principais: trazer a educação para o controle do Estado, secularizar a educação e padronizar o currículo.

Como era o ensino com a utilização do documento Ratio Studiorum?

A estrutura pedagógica das escolas do Ratio Studiorum era idêntica à das nossas escolas do Brasil contemporâneo, já que os alunos aprendiam em salas de aulas, divididos em níveis (classes) e realizavam provas, geralmente orais.

Qual a função da catequese jesuítica no Brasil?

Coube principalmente aos jesuítas a conversão dos índios ao catolicismo e adaptá-los ao modelo de sociedade portuguesa. Coube principalmente aos jesuítas a conversão dos índios ao catolicismo e adaptá-los ao modelo de sociedade portuguesa.

O que aprendiam os indígenas das missões?

Os índios viviam em regime de economia coletivista (não havia propriedade privada), sob a direção de dois padres principais em cada povoado. ... Muitos índios aprendiam ofícios (ferraria, carpintaria). Alguns recebiam educação artística (música, escultura). As mulheres cuidavam dos trabalhos domésticos e agrícolas.

Qual a relação entre jesuítas e indígenas?

Os jesuítas surgem como responsáveis pela inserção desses sujeitos no corpo social lusitano. Através da catequese, relacionavam-se intercultural mente com os nativos, objetivando a salvação de suas almas. Logo, existe uma relação intercultural funcional ao estado português.

O que podemos destacar na atuação jesuítica nas missões América portuguesa?

As missões apresentavam características como: regime comunitário, autossuficiência e infraestruturas cultural, administrativa e econômica completas. Muitos nativos, após serem doutrinados pelos jesuítas, começaram a se comportar de acordo com os costumes europeus.

Quais eram os métodos utilizados pelos jesuítas em suas práticas de ensino?

O método de ensino utilizado pelos jesuítas era principalmente expositivo, livresco, com pouco ou nenhum sentido prático. O cul- tivo da língua nativa e das Humanidades contrastava com o, nem sempre, ajustado, mas inevitável Latim.

Artigo anterior
Qual a importância e função do Poder Executivo?
Artigo seguinte
Quando sai o resultado da ESPM 2022?