Como os espanhóis administravam as colonial na américa?
Perguntado por: Miguel Salvador Vicente Rodrigues Ferreira | Última atualização: 12. August 2021Pontuação: 4.4/5 (28 avaliações)
Inicialmente, as possessões espanholas foram divididas em quatro grandes Vice-reinados: Nova Espanha (MEX), Nova Granada (COL/EC), Peru (PERU/BOL) e Rio da Prata (PAR/URU/ARG). Paralelamente, houve a instalação de outras quatro capitanias-gerais: Cuba, Guatemala, Chile e Venezuela.
Quais os principais órgãos da administração da América Espanhola defina?
Os principais órgãos da administração colonial espanhola eram o Conselho das Índias, os Vice-Reinos, as Capitanias-Gerais, os Cabildos (ou Ajuntamentos) e as Audiências.
Como ocorreu o processo de conquista espanhola na América?
A conquista da América espanhola ocorreu, principalmente, por meio da violência, o que foi bastante ressaltado em relatos da época. Os contatos iniciais amigáveis logo foram superados pela ambição do espanhol de conquistar e explorar, principalmente à procura de metais preciosos.
Quem possui maior autoridade política e econômica na América Espanhola?
Explicação: Os chapetones eram colonos criados na Espanha,porém,viviam na América,ocupavam os principais cargos administrativos,militares e religiosos, também representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola nas terras do continente Americano.
O que marcou a colonização espanhola na América?
A colonização espanhola na América se caracterizou pela modificação da estrutura política, econômica e religiosa das sociedades que habitavam naquele território. Os espanhóis introduziram no continente americano uma nova religião, idioma, organização econômica e social.
5 Razões do porquê voltei da ALEMANHA
Qual o grupo de pessoas que eram chamados de criollos é sua principal atividade econômica?
Os filhos dos chapetones, que fossem fruto de duas pessoas brancas, eram chamados de criollos e possuiam uma condição econômica abastada e podiam ser comerciantes, também podiam possuir a propriedade de terras e a exploração da força de trabalho nativa e escrava.
Como foi a colonização espanhola na América Brainly?
A colonização espanhola na América se caracterizou pela modificação da estrutura política, econômica e religiosa das sociedades que habitavam naquele território. Os espanhóis introduziram no continente americano uma nova religião, idioma, organização econômica e social.
Como foi o processo da ocupação das Antilhas pelos espanhóis?
O processo de ocupação se deu com sua nomeação como governador e também a escravização dos nativos nas lavouras e exploração de riquezas naturais. Porém, Colombo foi substituído em 1500. Elas foram disputadas por diversos países da Europa, inclusive a Holanda, quando expulsa do território brasileiro no século XVII.
Como foi o processo de colonização da América?
A América recebeu dois tipos de colonização: a de exploração e a de povoamento. ... O continente americano foi colonizado principalmente por portugueses, ingleses, espanhóis, franceses e holandeses. Porém, o processo de colonização aconteceu de forma distinta entre os países do continente.
Quem são os criollos da América Espanhola?
A estrutura social da América Espanhola colonial estava dividida em chapetones (espanhóis) no topo; criollos (filhos de espanhóis que nasceram na América e não detinham os mesmos privilégios que os chapetones) no centro; e índios, mestiços e afrodescendentes na base da pirâmide.
O que eram os Cabildos na América Espanhola?
Os "cabildos", ou conselhos municipais, eram a unidade fundamental do governo local na América espanhola colonial, diz a Enciclopédia Britannica. Era a instância responsável pelos aspectos mais ordinários do governo municipal, como policiamento, impostos e a administração da Justiça.
Quem fazia parte dos cabildos?
O cabildo é derivado de instituições similares da Espanha medieval, transplantadas à América pelos primeiros conquistadores já no século XVI. Os membros do cabildo eram escolhidos entre os principais habitantes da cidade, que detinham assim amplos poderes jurídicos e administrativos.
Como se deu a colonização da América do Sul?
Na América do Sul a colonização concentrou-se nas áreas litorâneas (ocidental-pacífica para Castela e a oriental-atlântica para Portugal). Assim, enquanto os espanhóis investiram no Prata, no Caribe e nos Andes, os portugueses se instalaram principalmente no litoral atlântico.
Quando começou a colonização da América portuguesa?
Durou do século XVI ao XIX, especificamente entre 1500 e 1815, tendo variações geográficas ao longo de seus quase 3 séculos de existência, como a existência do Estado do Maranhão, criado em 1621 a partir da repartição norte da América portuguesa, que foi incorporado ao Estado do Brasil em 1775.
Qual era o interesse dos espanhóis na América?
Vieram principalmente para buscar metais preciosos. Todas as colônias espanholas na América que se estendiam desde o México até a América do Sul ( salvo o Brasil) eram mineradoras, especialmente destinadas ao extrativismo de ouro e prata (principalmente essa).
Quais foram os principais conquistadores da América espanhola?
Hernán Cortés (conquistador do Império Asteca) e Francisco Pizarro (conquistador do Império Inca) são os nomes mais conhecidos de uma série de exploradores que deixaram a Europa em busca de riqueza e poder.
Quais os principais efeitos da colonização espanhola na América Brainly?
A colonização levou a Espanha a fazer incursões no novo continente, dominando e destruindo sociedades indígenas, como a dos incas e dos astecas, em busca de metais preciosos encontrados e explorados em grande quantidade pelos conquistadores, que se utilizavam para tanto da mão-de-obra servil indígena.
O que foi a colonização portuguesa Brainly?
A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras. A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características: civilizar, exterminar, explorar, povoar, conquistar e dominar.
O que foi a independência da América espanhola Brainly?
A independência da América espanhola foi motivada pela insatisfação colonial com a metrópole,a desestabilização política pós-Período napoleônico,pelas ideias iluministas,entre outras razões. Os criollos foram os principais agitadores das lutas por emancipação.
Quem eram os chapetones Brainly?
Os chapetones eram os que ocupavam as mais privilegiadas posições na sociedade colonial hispânica. Em geral, representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola em terras americanas.
Quem eram os Guachupines?
Vejamos como isso acontecia: o primeiro estamento na hierarquia social da colônia eram os chapetones ou guachupines, que eram formados pela nobreza espanhola que tinha empobrecido e, por isso, havia emigrado para a América em busca de melhores condições de vida.
Quem eram os chamados chapetones?
Os chapetones eram colonos criados na Espanha, porém, viviam na América, ocupavam os principais cargos administrativos, militares e religiosos, também representavam o interesse político-administrativo da Coroa Espanhola nas terras do continente americano.
Quais foram os povos que colonizaram a América do Sul?
Os portugueses estiveram entre os primeiros colonizadores das Américas. Suas colônias se mantiveram unidas, formando um único país, o Brasil, na América do Sul. O contrário aconteceu com o território colonizado pelos espanhóis, por exemplo, que se fragmentou em inúmeros países.
Quais foram os países que colonizaram a América do Sul?
Basicamente, a América Latina abrange a região dos países pertencentes à América Central e à América do Sul colonizados pelos portugueses e espanhóis.
Quem eram os corregedores e os Obrajes?
Para os mestiços e os demais moradores das colônias de Espanha, os corregedores pesavam na cobrança dos tributos e eram injustos na distribuição de bens e serviços. Os sistemas, denominados mitas e obrajes, instituídos pela monarquia espanhola geraram descontentamento.
O que quer dizer a palavra livrado?
O que e um livro?