Como ocorre uma mutação silenciosa?

Perguntado por: Joel Afonso de Fonseca  |  Última atualização: 8. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (70 avaliações)

Mutação silenciosa: é um tipo de mutação molecular cuja mudança no nucleotídeo do DNA não altera o aminoácido sintetizado. Mutação com alteração ou perda de sentido: é também um tipo de mutação molecular, no entanto, a mudança no nucleotídeo causa uma alteração que leva à síntese de um aminoácido diferente do esperado.

Como ocorre a mutação silenciosa?

Chamamos de mutações silenciosas aquelas que provocam mudanças no material genético, mas as bases alteradas não influenciam as proteínas que serão produzidas. Isso acontece porque um mesmo aminoácido pode ser codificado por trincas diferentes, uma propriedade do código genético que chamamos de redundância.

O que é uma mutação sinônima?

R: Mutação Silenciosa ou sinônima: Não altera a sequência de aminoácidos produzida pelo gene modificado e sua função permanece a mesma. Sem sentido: é uma mutação que gera um dos três códons de parada (UAA, UAG, UGA).

Quais as diferenças entre as mutações silenciosas e não silenciosa?

As silenciosas são aquelas em que uma base é alterada, mas não afetam o aminoácido a ser produzido, ou seja, o código sofre alteração, porém, a proteína codificada é a mesma. Já nas mutações missense, o aminoácido da proteína é alterado, sendo produzido um diferente.

Qual a diferença entre uma mutação silenciosa e uma mutação neutra?

Esta é semelhante a uma mutação silenciosa, em que uma mutação num codão pode codificar o mesmo aminoácido (veja código genético); por exemplo, uma mudança de AUU para AUC continua a codificar a leucina, por isso não acontecem mudanças perceptíveis (uma mutação silenciosa).

Mutações Gênicas - Aula 21 - Módulo II: Genética | Prof. Gui

44 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre mutação de sentido trocado conservativa e não conservativa?

Mutação com sentido trocado não conservativa - altera aminoácido, com alteração da função da proteína. Mutação com sentido trocado conservativa - troca de aminoácido sem alteração da função da proteína.

Quais os tipos de mutações espontâneas?

As mutações podem ocorrer de forma espontânea ou de forma induzida. De forma espontânea, ocorre devido a erros na replicação do DNA. E de forma induzida, quando o organismo é exposto a um agente mutagênico, como a radiação. As mutações podem ocorrer em células somáticas ou germinativas.

Qual a diferença entre mutação induzida ou surgimento natural?

As mutações espontâneas surgem ocasionalmente em todas as células e se desenvolvem na ausência de qualquer agente. As mutações induzidas, por sua vez, são resultado da exposição do organismo a algum agente físico ou químico. O agente causador da mutação é chamado de mutagênico.

Quais são os tipos de mutação?

As mutações podem ser divididas em duas categorias principais:
  • Alterações cromossômicas: que afetam o número ou a estrutura de cromossomos da célula;
  • Alterações gênicas: mutações que ocorrem na sequência do DNA.

O que são mutações reversas?

- Mutação Reversa: após ter ocorrido uma mutação, o gene pode mutar novamente, produzindo as cópias normais.

Como ler as mutações?

Ela é designada por dois dígitos: o primeiro é a região e o segundo é a banda. No nosso exemplo (17q12), o gene/mutação está na região 1 e banda 2. Se, após o número da banda, vier escrito um ponto seguido de outro número falamos que é uma sub-banda.

Qual o objetivo da transcrição?

O objetivo da transcrição é fazer uma cópia de RNA a partir da sequência de DNA de um gene. Para um gene codificador de proteína, a cópia de RNA, ou transcrito, carrega as informações necessárias para construir um polipeptídeo (proteína ou subunidade de proteína).

O que é mutação direta?

São aquelas em que apenas um locus gênico é afetado. Constituem as principais responsáveis pelo surgimento de novas características, dentro das espécies. Todos os alelos surgem um dos outros graças à ocorrência de mutações gênicas.

Onde ocorre as mutações?

As mutações podem ocorrer em qualquer célula do corpo, sejam elas células somáticas (células da pele, do fígado, do coração etc.) ... Na mutação gênica ocorre a alteração de um trecho da molécula de DNA, levando a uma modificação na proteína sintetizada, como ocorre em uma doença conhecida como anemia falciforme.

Quais são as consequências da mutação?

Algumas mutações podem levar o gene a uma condição de "sempre ligado”, produzindo mais proteínas do que o habitual. Algumas mutações não têm um efeito perceptível, mas outras podem levar a uma doença. Por exemplo, determinada mutação no gene para a hemoglobina causa a anemia falciforme.

O que são mutações e como elas ocorrem?

Mutação é uma alteração, natural ou induzida por algum agente mutagênico, que ocorre no genoma (material genético do organismo ou vírus). Ela pode ocorrer tanto em células somáticas como em células germinativas, podendo, assim, ser herdada.

Quais são os tipos de mutações estruturais?

As alterações cromossômicas estruturais são mudanças que afetam a morfologia do cromossomo. Essas alterações podem ser, por exemplo, perdas de partes do material genético ou mudanças na sequência dos genes. Elas podem ser classificadas em quatro grupos: deleção, duplicação, inversão e translocação.

Como são classificadas as mutações cromossômicas?

Considerada essas informações as mutações cromossômicas de ordem numérica podem ser divididas em duas categorias: euploidia aberrante e aneuploidias.

Qual é a relação entre mutação genética e seleção natural?

Mutações gênicas e evolução

Seguindo os mecanismos de seleção natural, se as características determinadas por esses novos alelos forem favoráveis à sobrevivência e à reprodução dos indivíduos num determinado ambiente, essas mutações se estabilizam na população.

Qual a relação que existe entre a mutação genética e a seleção natural na evolução dos organismos?

As mutações ocorrem ao acaso. A maioria delas são deletérias e diminuirão a adaptação dos organismos ao meio ambiente. ... A seleção natural elimina as mutações deletérias e preserva as combinações disponíveis que estão melhor adaptadas ao ambiente.

Qual a diferença entre mutação e recombinação genética?

A mutação corresponde a alterações hereditárias na sequência do DNA. É a fonte primária de variabilidade. A recombinação gênica é a mistura de genes entre indivíduos de uma mesma espécie. Aumenta a variabilidade primariamente produzida pela mutação.

Quais as causas de mutações espontâneas?

Origem e causa das mutações

As mutações de origens são espontâneas, como o próprio nome já diz, ocorrem ao acaso. São erros que acontecem durante a replicação do DNA ou durante a divisão celular. Quando o DNA está no processo de duplicação, ele se desmembra em duas fitas gerando cópias.

Quais as principais reações espontâneas que podem levar a mutações no DNA?

As alterações químicas que os nucleotídeos sofrem, muitas vezes espontaneamente, são de três tipos principais: desaminação de bases, perda de bases e formação de dímeros de pirimidina.

Qual tipo de mutação e o câncer?

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais.

Qual é a diferença entre mutação gênica e polimorfismo?

Os polimorfismos são variações genéticas que aparecem como consequências de mutações, podendo ter diferentes classificações dependendo da mutação original. A categoria mais básica de polimorfismo é originada a partir de uma simples mutação, quando ocorre uma troca de um nucleotídeo por outro.

Artigo anterior
Como deve ser feita a manutenção preventiva de verificar o nível de óleo do motor?
Artigo seguinte
O que fazer antes de depilar a virilha com cera?