Como ocorre o transporte das giberelinas?

Perguntado por: Lara Violeta Freitas Nascimento Soares  |  Última atualização: 17. Oktober 2024
Pontuação: 4.9/5 (31 avaliações)

A giberelina é transportada via xilema, juntamente com a seiva bruta, para todas as partes do vegetal.

Como a giberelina atua na planta?

Giberelinas são hormônios produzidos nas raízes e folhas jovens de uma planta, com diversos efeitos sobre o funcionamento de um organismo vegetal, tais como: o alongamento celular, quebra da dormência das gemas presentes no caule, promoção da germinação e desenvolvimento dos primórdios foliares e frutos, contudo pouca ...

Como a giberelina age?

As giberelinas atuam na germinação das sementes promovendo a quebra da dormência por intermédio da produção de enzimas que permitem a utilização de substâncias de reserva. As enzimas hidrolíticas digerem as reservas nutritivas e deslocam os produtos para regiões de crescimento do embrião.

Como os hormônios são transportados pelos tecidos vegetais?

Transportado pela extensão do vegetal através dos vasos xilema e floema.

Como ocorre o transporte do etileno na planta?

O transporte fisiológico de etileno ocorre através do xilema (passivo) na forma de seu precursor biossintético o ACC (ácido 1-aminociclopropano carboxílico). fisiológicos (causados por congelamento, alagamento, alta temperatura e déficit hídrico) induzem a síntese de etileno.

Fisiologia Vegetal - Hormônios Vegetais - Giberelinas

24 questões relacionadas encontradas

Como é produzida a giberelina?

Esse hormônio vegetal, ou fitormônio, é sintetizado nos meristemas apicais do caule, folhas jovens e também em sementes e frutos em fase de desenvolvimento. Em sementes já maduras, o nível de giberelina é mínimo e sua manifestação também é baixa na região da raiz. Sua translocação ocorre tanto via floema, como xilema.

Quando a planta produz grande quantidade de giberelina?

As giberelinas são produzidas em maior massa quando a planta é exposta a baixas temperaturas. Eles estimulam o alongamento celular, quebra e brotamento, frutos sem sementes e germinação de sementes. Eles fazem o último, quebrando a dormência da semente e agindo como um mensageiro químico.

Onde é produzida a giberelina?

a) As giberelinas são produzidas no meristema apical do caule e inibem as gemas laterais, impedindo o surgimento de ramos na planta.

Como ocorre o transporte de hormônios?

Eles circulam pelo organismo, por meio da circulação sanguínea, e ligam-se a receptores específicos. Assim sendo, mesmo que um hormônio circule por todo o corpo, só terá sua ação realizada quando alcançar a célula que apresenta receptores para aquele dado hormônio.

Quais são os tecidos responsáveis pelo transporte de substâncias nas plantas e onde estes tecidos estão localizados?

O xilema está relacionado com a condução de água e nutrientes inorgânicos da planta, além de armazenar algumas substâncias e atuar com o esclerênquima e o colênquima na sustentação do corpo do vegetal. Já o floema é um tecido relacionado com o transporte de substâncias orgânicas.

Qual o precursor da giberelina?

As giberelinas são compostos diterpenóicos, sintetizados por dois caminhos possíveis, a partir da rota metabólica denominada de metileritrol-fosfato (MEP), onde o composto geranil geranil pirofosfato, produzido nos plastídeos, é transformado em ent-caureno, o qual é transportado para o retículo endoplasmático (local de ...

Qual é a função do ácido giberélico?

O ácido giberélico (GA3) é entre as giberelinas um dos mais usados para manipular o crescimento de plantas, por promover o crescimento do caule, estimular a expansão e divisão celular e acentuar a expressão da dominância apical em plantas (TAIZ; ZEIGER, 2004; WEISS; ORI, 2007).

Como a giberelina foi descoberta?

Tal descoberta ocorreu em 1920 no Japão a partir de plantas de arroz infectadas por Fusarium fujikuroi (anteriormente denominada Gibberella fujikuroi) que apresentavam crescimento excessivo, porte muito alto e susceptibilidade ao acamamento além de baixas produtividades.

Que fatores endógenos regulam a biossíntese da giberelina?

Entre os fatores endógenos está o sistema de retroalimentação das giberelinas, quando a concentração de giberelinas é baixa, sua síntese é induzida, e quando é alta ela inibida.

Quem faz o transporte dos hormônios?

Os hormônios são produzidos pelo Sistema Endócrino, que é um conjunto de glândulas localizadas em diferentes partes do corpo, sendo, depois, liberados na corrente sanguínea. Os hormônios correm livremente pelo sangue, mas só atuam nos órgãos-alvo.

Qual é o sistema que atua no transporte de hormônios?

O Sistema Endócrino faz parte da anatomia humana e é formado pelas glândulas endócrinas, órgãos que funcionam como produtores de hormônios e os liberam na corrente sanguínea. Os hormônios são transportados pelo sangue para outras regiões do organismo, nas quais atuam controlando o funcionamento dos órgãos.

Quem faz o transporte de substâncias na célula?

As proteínas que garantem o transporte dessas substâncias são as chamadas de proteínas carreadoras. Elas se ligam às moléculas que serão transportadas e mudam sua conformação de modo a garantir que tais moléculas atravessem a membrana plasmática contra seu gradiente de concentração.

O que pode substituir o ácido giberélico?

Esteviol e isoesteviol podem, portanto, substituir o ácido giberélico em suas aplicaçôes agricolas de regulação de crescimento vegetal, principalmente em cultura de uva.

Qual é a função da auxina?

A principal função da auxina é realizar movimento na planta, permitindo que a ação do sol sobre ela seja bem aproveitada. Além de atuar promovendo essa movimentação, a auxina é uma substância fundamental para o desenvolvimento do caule, raízes e frutos.

Qual é a função da citocinina?

Outro hormônio vegetal relacionado ao processo de transporte de solutos na planta, especificamente o transporte de carboidratos, é a citocinina. Esse hormônio vegetal é o responsável pelo estabelecimento de drenos na planta, através da ativação de enzimas do metabolismo de carboidratos.

Onde é produzido o citocininas?

Citocininas são hormônios vegetais responsáveis pela divisão celular. Acredita-se que esses hormônios são produzidos nos meristemas das raízes, folhas e frutos jovens, além de sementes em desenvolvimento.

Quais são os reguladores de crescimento?

Os reguladores de crescimento naturais são compostos que ocorrem naturalmente nas plantas, como auxinas, citocininas e giberelinas. Enquanto os sintéticos são compostos que são feitos artificialmente, como o ácido abscísico e o etefonil.

Quais são os hormônios das plantas?

Esses hormônios vegetais também podem ser chamados de fitormônios. Atualmente, os hormônios vegetais são classificados em 5 grupos: auxina, giberelina, citocinina, ácido abscísico e etileno.

Onde é produzido o ácido abscísico?

O ácido abscísico é um hormônio vegetal sintetizado principalmente nas folhas, mas também em pequena concentração no caule e na coifa, atua na inibição do crescimento caulinar e radicular, na quebra da dormência de sementes e no fechamento dos estômatos quando falta água às plantas.

Quando se poda uma roseira Observa-se um rápido crescimento?

Quando se poda uma roseira, observa-se um rápido crescimento das gemas laterais para a formaçmo de ramos vegetativos.

Artigo anterior
Quais os benefícios de caminhar pela manhã?
Artigo seguinte
Qual a importância de valorizar a vida?