Como ocorre o processo dos hormônios T3 e T4?

Perguntado por: Pedro Vítor Matos de Garcia  |  Última atualização: 11. Januar 2025
Pontuação: 4.2/5 (36 avaliações)

T3 e T4 são armazenados no folículo sob a forma de tireoglobulina. Na membrana apical da célula há microvilosidades que captam tireoglobulina por endocitose e a colocam para dentro das célula folicular. A partir de então, funde-se o endossoma com o lisossoma e este libera T3 e T4.

Como ocorre a produção dos hormônios T3 e T4?

A secreção dos hormônios T3 e T4 é aumentada devido à ação do hormônio TSH, o hormônio estimulador da tireoide. Quando os níveis de hormônios tireoidianos no sangue diminuem abaixo dos níveis normais, o hipotálamo secreta o hormônio liberador da tirotrofina (TRH), o qual age na hipófise, induzindo-a a secretar o TSH.

Como ocorre a produção dos hormônios tireoidianos?

Em linhas gerais, a função tiroideana é regulada pelo hormônio liberador de tirotrofina (TRH) produzido no hipotálamo que, por meio do sistema porta hipotálamo-hipofisário, se dirige à adeno-hipófise, ligando-se em receptores específicos no tirotrofo e induzindo a síntese e secreção de hormônio tirotrófico (TSH).

Qual é a função do hormônio T3?

O que é T3? É um segundo hormônio da tireoide também produzido por sua glândula, além de outros tecidos através da desiodação do T4 (conversão enzimática). Através desse hormônio é possível manter o controle muscular, função e desenvolvimento do cérebro, coração e funções digestivas.

Qual a diferença entre TSH T3 e T4?

O exame de tireoide (TSH) é responsável por analisar problemas na tireoide dos pacientes. A função do tireoide no organismo humano é agir no coração, cérebro, fígado, rins e produzir os hormônios T3 (triidotironina) e T4 (tiroxina), que agem no controle do metabolismo.

[#1] TIREOIDE: Hormônios tireoidianos T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) | MK Fisiologia

43 questões relacionadas encontradas

Qual é a função do T3 e T4?

A tireoide é uma glândula localizada no pescoço responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que regulam funções do organismo como os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais, a capacidade de concentração do cérebro, a regulação dos ciclos menstruais e da respiração celular.

Qual é a função do hormônio T4?

T4 é a sigla para tiroxina, também chamada de tetraiodotironina. Trata-se de um hormônio que é produzido pela tireóide e que atua na regulação de diferentes processos do corpo humano, como a regulação da pressão arterial e de outros aspectos do metabolismo do paciente.

Onde o T3 age?

A tireoide produz os chamados hormônios tireoidianos, e um deles é o T3 é, que participa de uma série de processos do organismo, de funcionamento do cérebro e coração a funções digestivas. Confira a seguir como o T3 age no corpo e como a falta ou excesso desse hormônio pode prejudicar o bom funcionamento do organismo.

Quem produz o hormônio T3?

T3 é a sigla para tri-iodotironina, um hormônio produzido pela tireoide, assim como o T4 (tiroxina), responsável por regular uma série de processos metabólicos em nosso organismo.

Qual a relação entre TSH T3 e T4?

O exame TSH tem a missão de avaliar a dosagem de hormônio produzido pela hipófise, que, por consequência, induz a tireoide a produzir T3 e T4 no corpo. É o prognóstico inicial para analisar qualquer anormalidade acometida na tireoide, cuja análise ajuda a combater possíveis casos de hipotireoidismo e hipertireoidismo.

Porque o T3 emagrece?

Os hormônios tireoidianos levam à uma ilusão de emagrecimento pelo fato de “acelerarem o metabolismo”, porém o que ocorre é consumo de massa muscular, o que não é nada saudável!.

Como ativar o hormônio T3?

O ferro é necessário para que a glândula seja capaz de converter o hormônio T4 em T3, por isso é de vital importância obter o suficiente em sua dieta. O ferro pode ser encontrado na carne vermelha, fígado, feijão, bem como frutas secas e cereais e alguns grãos.

Qual a relação dos hormônios T3 e T4 com a prática de exercícios físicos?

Os hormônios T3 e T4 também induziram hipertrofia cardíaca mais intensa, aumento da relação força-frequência de estimulação e melhora das proteínas do manejo do cálcio no ventrículo esquerdo quando comparados ao treinamento físico.

Quais são os hormônios T3 e T4?

Os hormônios da tireoide T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) são muito importantes para o funcionamento de todo o corpo! Os hormônios T3 e T4, secretados pela tireoide, possuem diversas funções associadas ao metabolismo basal.

Qual enzima é responsável pela transformação do T4 em T3?

O selênio em sua forma de selenocisteína é o componente principal das enzimas desiodases do tipo 1, responsáveis pela conversão de T4 (pró-hormônio) em T3 (forma ativa).

O que acontece quando o T3 está alto?

T3 alto: Normalmente confirma o diagnóstico de hipertireoidismo, sendo indicativo de doença de Graves, principalmente; T3 baixo: Pode indicar tireoidite de Hashimoto, hipotireoidismo neonatal ou hipotireoidismo secundário, sendo necessário a realização de exames complementares para confirmar o diagnóstico.

O que acontece quando o T3 está baixo?

No déficit de T3 e T4, o coração diminui o bombeamento de sangue e pode sofrer com uma insuficiência cardíaca. Os rins não conseguem filtrar o líquido vermelho direito. O intestino fica mais lento e a pele resseca. Os olhos, por sua vez, correm um sério risco de glaucoma.

O que aumenta o T4?

A alteração do T4 no organismo pode estar associada a algumas doenças, como:
  • Hipertireoidismo;
  • Hipotireoidismo;
  • Doença de Graves;
  • Nódulos tireoideanos;
  • Câncer de tireoide.

O que faz aumentar T4?

A alteração do T4 no organismo pode estar associada ao diagnóstico do hipertireoidismo, hipotireoidismo, doença de Graves, nódulos tireoideanos e câncer de tireoide.

O que causa a falta do hormônio T4?

Nesse caso, a diminuição pode ser causada pela doença de hipotireoidismo, baixa ingestão de iodo, doença de Hashimoto (distúrbio autoimune), entre outros. O quadro pode ser perigoso já que os hormônios são essenciais para o desenvolvimento físico e mental.

Onde são produzidos os hormônios T3 e T4?

A tireoide é uma glândula do corpo responsável pela produção de dois hormônios importantes para a função endócrina: o T3 e o T4. A falta ou o excesso deles podem desencadear em alterações que afetam a saúde do organismo como um todo.

Qual é mais importante T3 ou T4?

A tireoide produz proporcionalmente mais T4 do que T3 (mais de 90% da produção é de T4), porém o T3 é o hormônio mais ativo, pois é cerca de 4x mais potente conferindo a ação mais plena dos hormônios tireoidianos. O T4 é convertido em quase sua totalidade perifericamente nos tecidos em T3.

O que a falta do hormônio da tireoide pode causar?

Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.

Qual é o hormônio da força?

Endorfina. Quando o assunto é exercício físico, a endorfina provavelmente é o primeiro hormônio a ser lembrado pelas pessoas. Isso porque a substância é produzida pelo organismo ao movimentar o corpo, principalmente, em atividades aeróbicas. Um de seus principais efeitos é a sensação de recompensa.

Como aumentar a produção de T3 e T4?

O iodo na alimentação é fundamental para a fabricação do T3 e T4 pela tireoide. Manter uma quantidade adequada dele na alimentação diária mantém a tireoide em equilíbrio.

Artigo anterior
O que fazer para roupa branca não amarelar?
Artigo seguinte
Qual o tempo médio de vida de um anão?