Como ocorre o processo de formação das placas ateroscleróticas?

Perguntado por: Diana Assunção de Vieira  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (52 avaliações)

A placa aterosclerótica inicia sua formação quando há uma agressão ao endotélio da artéria. Essa agressão pode ocorrer por diversos fatores, tais como pressão alta, uso de cigarro e aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

Como são formadas as placas ateroscleróticas?

Portanto, a placa de ateroma é formada por depósitos de gordura, principalmente de colesterol, na camada íntima da artéria e que tem sua formação iniciada por injúrias no endotélio decorrentes dos fatores de risco aos quais o indivíduo está exposto.

Como se formam as placas de gordura na aterosclerose?

Ela pode ser desencadeada pelo excesso de colesterol na corrente sanguínea, o que ocasiona uma reação inflamatória no endotélio, uma capa celular que reveste as paredes internas das artérias. É nesses pontos que começam a nascer os ateromas, as tais placas.

Como ocorre a formação da placa?

De uma forma simplista, o início da formação da "placa", acontece quando o LDL colesterol penetra na camada subendotelial do vaso arterial e interage com células de defesa ("macrófagos") dando um início a um complexo processo inflamatório que gradualmente levará à formação da "placa".

Como ocorre o processo de aterosclerose?

A aterosclerose é uma inflamação, com a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias do coração e de outras localidades do corpo humano, como por exemplo cérebro, membros inferiores, entre outros, de forma difusa ou localizada.

Aterosclerose

33 questões relacionadas encontradas

Como ocorre o processo de surgimento da aterosclerose e os principais lipídios envolvidos neste processo patológico?

A placa aterosclerótica inicia sua formação quando há uma agressão ao endotélio da artéria. Essa agressão pode ocorrer por diversos fatores, tais como pressão alta, uso de cigarro e aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

Como é feito o diagnóstico da arteriosclerose?

O diagnóstico da aterosclerose é feito por meio de uma avaliação dos sintomas, com exames laboratoriais e de imagem, como a ultrassonografia, tomografia, cintilografia e angiograma, entre outros. Eles são essenciais para confirmar a doença.

Como ocorre o processo de aterogênese?

A aterosclerose é um quadro clínico no qual depósitos irregulares de material gorduroso (ateromas ou placas ateroscleróticas) se desenvolvem nas paredes das artérias de médio e grande porte, levando a um fluxo sanguíneo reduzido ou bloqueado. A aterosclerose é causada por lesão repetida nas paredes das artérias.

Quanto tempo demora para formar uma placa de ateroma?

Desenvolvimento: a placa de ateroma

De qualquer forma, a sua formação não é um acto súbito, já que o seu desenvolvimento leva muito tempo, até mesmo várias décadas.

O que é um ateroma ?!?

A ateromatose da aorta indica uma degradação dessa artéria por causa de depósitos de gordura e outras substâncias em suas paredes – os chamados ateromas. Embora o processo de formação dessas placas seja considerado natural e avance com a idade, os ateromas podem provocar uma série de complicações ao paciente.

O que causa placa de gordura na carótida?

A doença carotídea aterosclerótica ou estenose de carótida acontece quando há um estreitamento ou obstrução do fluxo sanguíneo nas artérias carótidas por placas de ateroma que são formadas por algumas substâncias como gordura e cálcio. Esse fenômeno é conhecido como aterosclerose.

Como eliminar placa de gordura na Carotida?

O tratamento é feito pela retirada das placas de gordura (ateromas) instaladas nos vasos. Isso é feito pelo uso de técnicas como o cateterismo e a angioplastia combinado com uso de medicamentos. A prevenção passa pela adoção de hábitos saudáveis de vida.

O que é placa na carótida?

O que é placa de carótida? É um acúmulo de gordura nas paredes das artérias que irrigam o cérebro, podendo causar estreitamentos importantes que são chamados de estenoses de carótidas.

Qual é a diferença entre arteriosclerose e aterosclerose?

Enquanto a aterosclerose caracteriza-se pelo acúmulo de placas de gordura nas veias e artérias, a arteriosclerose diz respeito à perda de elasticidade e aumento de sua espessura.

Qual a vitamina que limpa as artérias?

A vitamina K2 desempenha um papel crítico na ativação da proteína Gla da matriz (MGP), que inibe a calcificação de tecidos moles e cardiovascular. A MGP está presente nos ossos, vasos sanguíneos, pulmão, coração, rim e tecidos moles.

Quais os alimentos que entopem as artérias?

Um cardápio rico em alimentos com gorduras trans e saturadas, açúcares simples e sal é o maior vilão para a saúde cardíaca. Quando esses nutrientes são consumidos em exagero, podem sobrecarregar o coração, aumentando a incidência de várias doenças, como a pressão alta e a obesidade.

Qual o melhor chá para limpar as artérias?

Chá de cavalinha

Um bom remédio caseiro para aterosclerose é a infusão de cavalinha pois ela ajuda a remover as placas de gordura e melhorar a circulação sanguínea.

Como ocorre o transporte de LDL?

A LDL, uma lipoproteína de baixa densidade rica em colesterol e ésteres de colesterol liga-se a um receptor específico na membrana e inicia o processo de endocitose trazendo a LDL e seu receptor associado para o interior da célula dentro de um endossomo.

O que causa cálcio nas artérias?

FATORES DE RISCO — Os principais fatores de risco modificáveis para a presença excessiva de cálcio nas artérias são os mesmos das doenças cardiovasculares: tabagismo, sedentarismo, hipertensão arterial, diabetes e dislipidemia (presença excessiva de gordura no sangue).

Qual exame detecta gordura no coração?

Angiotomografia permite ver claramente se há gordura ou cálcio nas artérias. Médico deve indicar se o paciente tem risco alto, moderado ou leve. O exame de angiotomografia de artéria coronária é um grande avanço da medicina.

Qual o tipo de lesão celular está envolvido na arteriosclerose?

A aterosclerose agride essencialmente a camada íntima da artéria. A lesão (AE) típica das formas avançadas da doença é a placa fibrosa- formação esbranquiçada que protunde na luz do vaso.

Como saber se a artéria está entupida?

Como saber se uma artéria está entupida?
  • Cansaço e fraqueza nas pernas;
  • Formigamento;
  • Pequenos ferimentos e úlceras difíceis de cicatrizar;
  • Inchaço;
  • Dor intensa, mesmo estando em repouso;
  • Dificuldade de caminhar;
  • Pele avermelhada por causa da retenção de sangue;
  • Sensação de calor ou frio na região afetada;

Qual a patogenia da aterosclerose?

Os fatores de risco da aterosclerose são dislipidemia, diabetes mellitus, tabagismo, história familiar, fatores psicossociais, estilo de vida sedentário, obesidade e hipertensão arterial sistêmica.

O que é aterosclerose e qual o nutriente está envolvido nesse processo?

Aterosclerose, caracterizada pela obstrução e enrijecimento das artérias, é uma doença que se desenvolve de forma progressiva e desencadeia outras doenças cardiovasculares. Na aterosclerose, a formação de placas constituídas por células inflamatórias, lipídios e elementos fibrosos causa a obstrução das artérias.

Quais as alterações metabólicas estão envolvidas no processo de aterosclerose?

Estas alterações metabólicas envolvem alteração no metabolismo dos carboidratos resultante da diminuição da resposta insulínica, principalmente no tecido muscular e adiposo (TA), levando à hiperglicemia e também a alterações no metabolismo dos lipídeos, acarretando as dislipidemias.

Artigo anterior
Pode levar arroz e feijão no avião?
Artigo seguinte
O que é bom para hemorroida sumir?