Como ocorre o processo de digestão das proteínas?

Perguntado por: Sofia Patrícia Loureiro Matias Reis  |  Última atualização: 1. Juli 2025
Pontuação: 4.6/5 (69 avaliações)

4. A degradação (digestão) das proteínas ocorre inicialmente no estômago. Como nessa parte do organismo o pH do meio é ácido em detrimento do ácido clorídrico, a enzima pepsina irá iniciar a quebra das ligações existentes entre os aminoácidos (ligações peptídicas), transformando-as em pequenas cadeias peptídicas.

Como se dá o processo de digestão?

A digestão se inicia na boca, com ação da amilase salivar, quebrando as moléculas de amido, com auxílio da mastigação. Da boca, o bolo alimentar segue para a faringe e depois para o esôfago, até chegar no estômago, onde vai sofrer ação do suco gástrico e se transformar em quimo.

O que acontece com as proteínas no estômago?

Essa secreção é formada, principalmente, por ácido clorídrico e uma enzima chamada pepsina, responsável pela digestão parcial de proteínas. A pepsina atua rompendo ligações peptídicas nas proteínas, transformando-as em polipeptídeos menores. A quebra desses polipeptídeos em aminoácidos ocorrerá no intestino delgado.

Como e onde ocorre a digestão dos carboidratos proteínas e lipídios?

Os carboidratos, proteínas e gorduras são digeridos no intestino, onde se dividem nas suas unidades fundamentais: Carboidratos em açúcares. Proteínas em aminoácidos. Gorduras em ácidos graxos e glicerol.

Onde ocorre o metabolismo de proteínas?

O fígado é também o órgão mais importante na desaminação dos aminoácidos, etapa preliminar na sua interconversão nos diversos aminoácidos não essenciais (já demonstrados na aula de sistema digestório) e oxidação.

Digestão e absorção de proteínas | MK Fisiologia

22 questões relacionadas encontradas

Como ocorre a digestão absorção e transporte das proteínas?

Os principais processos digestivos e absortivos das proteínas ocorrem no duodeno e no jejuno proximal. Até o jejuno distal, todos os produtos da hidrólise das proteínas foram absorvidos. As enzimas luminais de origem gástrica e pancreática originam oligopeptí- deos e aminoácidos livres.

Como as proteínas são digeridas e absorvidas?

2- Digestão das proteínas

Quando ingerimos alimentos que contêm proteínas, elas são quebradas durante a digestão e o organismo absorve os monômeros que as constituem, que, como já dito, são os aminoácidos. Existem inúmeros aminoácidos na natureza, mas apenas 20 estão presentes nas proteínas.

Onde ocorre a digestão de proteínas e carboidratos?

O pâncreas é uma glândula mista (endócrina e exócrina) que derrama seu conteúdo enzimático no duodeno, colaborando com a digestão alimentar.

Onde ocorre a digestão das proteínas e lipídios?

No estômago, onde ocorre produção de suco gástrico, a pepsina (outra enzima), em meio ácido (presença de ácido clorídrico), inicia a "quebra" das proteínas. Do estômago, o bolo alimentar passa ao intestino delgado, onde será banhado por sucos digestivos produzidos pelo pâncreas, pelo fígado e pela parede do intestino.

Qual a enzima que digere proteínas?

Pepsina. A pepsina é a principal enzima usada pelo estômago para digerir proteínas, a partir de sua forma inativa, o pepsinogênio, em pepsina, com o estímulo advindo do suco gástrico.

Quais órgãos envolvidos na digestão das proteínas?

A digestão de proteínas inicia-se no estômago e completa-se no duodeno por ação de três proteases secretadas pelo pâncreas: enteroquinase, pepsina e procarboxipeptidase.

O que ajuda na absorção da proteína?

DICA: No pós treino, consuma sua proteína junto a uma porção de carboidratos ou gordura, pois são eles que enviam a energia necessária para a "fixação" da proteína, garantindo uma melhor absorção pelo organismo. Só não exagere caso não queira ganhar peso!

Quais são as funções das proteínas no organismo?

As funções das proteínas são específicas a cada uma delas e permitem às células manter sua integridade, defender-se de agentes externos, reparar danos, controlar e regular funções celulares, etc. Todas as proteínas desempenham sua função da mesma maneira: por união seletiva a moleculas.

Onde e como ocorre a digestão dos carboidratos?

A digestão dos carboidratos inicia-se na boca com a ação da amilasa salivar que transforma amido em maltose. Não há digestão no estômago. No intestino delgado sofre ação da amilase pancreática que desdobra todo o amido restante em maltose.

Quais são as quatro etapas do processo da digestão?

As quatro grandes etapas do processo de nutrição de um ser humano são ingestão, digestão, absorção e eliminação. A primeira acontece quando colocamos o alimento na boca e, pela mastigação, rea- lizamos uma ação mecânica sobre este, quebrando-o em partes menores e mais fáceis de serem deglutidas.

Onde ocorre a maior parte do processo de digestão?

O duodeno forma, junto com o jejuno e o íleo, o intestino delgado. Nos seres humanos, é um tubo oco que se liga ao estômago e o jejuno e onde ocorre a maior parte do processo digestivo. O duodeno faz parte do sistema digestório. É a primeira porção do intestino delgado e também a parte mais curta desse órgão.

Qual é a substância formada na digestão das proteínas?

As substâncias formadas na digestão de proteínas são os aminoácidos. Existem 20 tipos de aminoácidos, sendo o organismo humanos incapaz de sintetizar 8 deles (aminoácidos essenciais). Logo, os aminoácidos essenciais devem ser obtidos através da dieta.

Qual o conceito de proteínas?

O que é proteína? Proteína é um tipo de substância formada a partir de um conjunto de aminoácidos ligados entre si (ligações denominadas de peptídicas). Em outras palavras, as proteínas são compostas por moléculas de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

Quais são as fontes de proteínas?

São tipos de proteínas, de acordo com a função, as enzimas, as proteínas de armazenamento, as proteínas estruturais, as proteínas motoras, as proteínas receptoras, as proteínas de regulação gênica, as proteínas sinalizadoras, e as proteínas de transporte.

Como ocorre a digestão das proteínas em animais monogástricos?

Nos monogástricos, a digestão biológica realiza-se no intestino grosso, mais precisamente no ceco, através da actividade dos microorganismos cecais. Este tipo de digestão é mais importante nos monogástricos herbívoros.

Como a proteína intracelular e degradada?

Dois processos para a degradação intracelular de proteína: 1) Catepsinas: proteases de lisossomos. Atuam na degradação de proteínas de membrana, extracelulares e proteínas de meia-vida longa. 2) Proteólise mediada pelo sistema ubiquitina-proteassoma: processo mais geral que ocorre no citoplasma.

Quanto a digestão e absorção das proteínas é correto afirmar que?

💡 1 Resposta. A alternativa correta é a letra A: A digestão da proteína tem início no estômago, após hidrólise enzimática.

Quais são as 5 funções das proteínas?

As proteínas são macromoléculas que possuem como unidade básica os aminoácidos. Elas atuam nas mais variadas funções do organismo, estando relacionadas, por exemplo, com a defesa, aceleração de reações químicas, transporte de substâncias e comunicação celular.

Onde ocorre a digestão e a absorção dos nutrientes?

O intestino delgado se estende entre o estômago e o intestino grosso. A principal função do intestino delgado é absorver os nutrientes dos alimentos, permitindo que alguns minerais, vitaminas e outros sejam incorporados na corrente sanguínea para aproveitamento pelo organismo.

Como e onde ocorre a digestão dos principais nutrientes?

No intestino delgado, ocorre a maior parte da digestão e absorção dos nutrientes. Esse órgão divide-se em: duodeno, jejuno e íleo. O quimo ao chegar ao duodeno estimula os hormônios secretina e colecistocinina que atuam na secreção do suco pancreático pelo pâncreas e da bile pelo fígado, respectivamente.

Artigo anterior
Qual o melhor pão de forma para dieta?
Artigo seguinte
Como ativar o poder das pedras?