Como ocorre o processo da secreção da insulina?

Perguntado por: Nicole Batista Cunha  |  Última atualização: 23. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (46 avaliações)

A secreção de insulina é estimulada por substratos energéticos metabolizáveis pela célula B pancreática, sendo a glicose o secretagogo mais importante. A glicose é transportada para o interior da célula B por uma proteína integral de membrana, denominada Glut2.

Onde ocorre a secreção de insulina?

A insulina é um hormônio proteico produzido no pâncreas, mais precisamente em grupos celulares chamados de ilhotas pancreáticas. Nas ilhotas, há células alfa e células beta, sendo essas últimas responsáveis pela secreção da insulina.

Como a insulina é sintetizada é secretada?

Nos mamíferos, a insulina é produzida nas células beta das ilhotas de Langerhans, no pâncreas. Esse processo acontece a partir da proinsulina e pela atuação de enzimas proteolíticas, denominadas de pro-hormônio convertases (PC1 e PC2).

Como funciona o mecanismo de ação da insulina?

Mecanismo de ação: o efeito da insulina sobre a diminuição da glicose sangüínea deve-se à absorção facilitada de glicose, após a ligação da insulina aos receptores nos músculos e nas células gordurosas e da simultânea inibição da produção de glicose pelo fígado.

O que aumenta a secreção de insulina?

O principal estímulo da secreção é a concentração de açúcar no sangue. O alimento presente no estômago estimula a produção de algumas enzimas citadas acima, que estimulam a secreção de insulina.

Aula 2 - Secreção de insulina

26 questões relacionadas encontradas

Qual o órgão que secreta a insulina?

O que é a insulina? É um hormônio secretado pelo pâncreas que controla o nível de glicose no sangue. A insulina funciona como uma chave para a glicose entrar nas células e ser utilizada como fonte de energia.

Quem produz a insulina?

O açúcar entra nas células pela ação da insulina, hormônio que é produzido pelo pâncreas, sempre que o açúcar proveniente da alimentação entra na corrente sanguínea.

Como a insulina age nas células alvo?

A ação da insulina na célula inicia-se pela sua ligação ao receptor de membrana plasmática, ligação que ocorre com alta especificidade e afinidade, provocando mudanças conformacionais que desencadeiam reações modificadoras do metabolismo da célula-alvo, constituindo assim uma resposta celular.

Como ocorre o processo de absorção da glicose pela ação da insulina?

A insulina, um hormônio sintetizado no pâncreas, estimula a captação da glicose plasmática e sua conversão em glicogênio no fígado. Desse modo, a insulina provoca uma diminuição da concentração da glicose no sangue.

Como é a ação da insulina NPH?

Insulinas lentas e ultralentas.

Seu principal objetivo é a manutenção da glicemia estável no período entre as refeições. A insulina NPH é a única representante das insulinas lentas. Ela começa a agir em 1 a 2 horas, tem seu pico de ação em 5 a 7 horas e duração de ação de 13 a 18 horas.

Onde a insulina age?

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, e tem como função metabolizar a glicose (açúcar no sangue) para produção de energia. Ela atua como uma "chave", abrindo as "fechaduras" das células do corpo, para que a glicose entre e seja usada para gerar energia.

Como ocorre o processo de glicose?

A glicose é uma molécula obtida através da alimentação ou então da degradação do glicogênio armazenado em nosso corpo. O processo para a quebra dessa substância inicia-se com a adição de dois fosfatos em uma molécula de glicose, tornando-a muito estável e fácil de ser quebrada.

Como a insulina transporta a glicose?

DEPENDENTES E INDEPENDENTES DE INSULINA*

Existem dois mecanismos de transporte de glicose através da membrana celular: transporte facilitado, mediado por transportadores de membrana específicos (GLUT) e o co-transporte com o íon Sódio (SGLT).

O que ocorre com a glicose durante a glicólise?

A glicólise (do grego: glykýs, açúcar e lýsis, quebra) é um processo que pode ser definido como uma via metabólica na qual uma molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico. Ela ocorre no citoplasma da célula de qualquer ser vivo, seja ele anaeróbio, seja aeróbio.

Quais os principais orgãos alvos da ação da insulina?

A insulina atua na síntese de glicogênio no fígado e nos músculos, reduzindo a quantidade de glicose no sangue. Esse hormônio age também no crescimento e diferenciação celular.

Porque a insulina é considerada um hormônio anabólico?

A insulina é considerada um hormônio anabólico, que além do papel fundamental no transporte de glicose e metabolismo energético celular, possui funções na ativação da síntese de glicogênio, de proteínas, de lipídeos e da transcrição de genes específicos.

Porque a insulina é um hormônio anabólico?

A insulina tem um efeito anabólico? Sim, a insulina tem um efeito anabólico e anticatabólico, já que aumenta a entrada de aminoácidos para dentro da célula muscular e reduz a quebra de proteínas musculares.

Como o fígado produz insulina?

Ao infectar a célula, ele introduz o gene no material genético (veja quadro ao lado). Com o gene, 60% das células hepáticas foram capazes de produzir insulina. Isso foi observado em ratos geneticamente modificados para ter hiperglicemia, quadro caracterizado pelo excesso de açúcar no sangue.

Qual órgão produz insulina e glucagon?

O pâncreas é uma glândula composta por dois tipos de tecido: os ácinos e as ilhotas de Langerhans. As ilhotas são constituídas por vários tipos celulares. Dentre elas destaca-se as células alfa, que são responsáveis pela produção do glucagon, e as células beta, que produzem a insulina.

O que acontece quando o pâncreas não produz insulina?

A insulina facilita a entrada de glicose nas células, onde a substância será utilizada como fonte de energia ou armazenada para uso posterior. “Quando o pâncreas deixa de produzir insulina ou produz em quantidades insuficientes, os níveis de açúcar no sangue sobem”, explica a especialista.

Qual é a origem da insulina?

A insulina foi descoberta em 1921 por Frederick Banting e Charles Best, no laboratório do professor de fisiologia John J. R. MacLeod, durante experimentos que tinham como objetivo o isolamento da secreção interna pancreática.

Como ocorre o transporte da glicose do sangue para as células Qual a importância da insulina nesse transporte?

→Transporte de glicose

A glicose, na maioria das vezes, entra na célula por um processo de difusão facilitada. Nesse caso, temos um transporte a favor do gradiente de concentração que ocorre graças à presença de proteínas transportadoras denominadas GLUTs.

Como e onde ocorre a glicose?

A glicólise ocorre no citoplasma da célula e pode ser dividida em duas fases principais: a fase de investimento de energia, acima da linha pontilhada da imagem abaixo e a fase de rendimento de energia, abaixo da linha pontilhada.

O que ocorre na primeira etapa da glicólise?

Isso ocorre em duas etapas, no citosol dos organismos procarióticos e eucarióticos: a primeira etapa ocorre com gasto de energia e é denominada de investimento energético; já a segunda, denominada de compensação energética, repõe o que foi consumido e ainda produz mais duas moléculas de ATP.

Onde ocorre a oxidação da glicose?

Ciclo de Krebs:

A oxidação completa da glicose envolve a transferência do piruvato para mitocôndria, onde ocorrem o Ciclo de Krebs e a CTE.

Artigo anterior
Pode pingar dipirona para dor de ouvido?
Artigo seguinte
Quem é a parte dispositiva da sentença?