Como ocorre o escorregamento?

Perguntado por: Rodrigo Rúben Costa de Jesus  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (47 avaliações)

O deslizamento ocorrerá quando a força da gravidade atuando sobre a encosta for maior que o atrito existente entre as partículas. Se o deslizamento ocorrer na presença de chuva, em locais íngremes com transporte de fragmentos de rocha e solo identificáveis, dizemos que ocorreu um “escorregamento” de terra.

O que é o escorregamento do solo?

Deslizamentos ou Escorregamentos são movimentos de solo e rocha que ocorrem em superfícies de ruptura. Quando a superfície de ruptura é curvada no sentido superior (em forma de colher) com movimento rotatório em materiais superficiais homogêneos, o movimento de massa é classificado como Deslizamento Rotacional.

O que pode causar o deslizamentos de terra?

A ocupação desordenada e o desmatamento de morros e encostas são os principais fatores de risco para a ocorrência de deslizamentos. Isso porque a vegetação ameniza os impactos causados pela chuva, já que suas raízes ajudam a estabilizar o solo.

Quais são os tipos de escorregamento?

Escorregamentos, deslizamentos, rastejos e quedas, são alguns dos termos utilizados para descrever movimentos de massa que ocorrem em encostas de solos e/ou rochas sob a ação da gravidade.

Quais são as principais causas de desmoronamento?

Além da erosão, outras forças podem levar a desmoronamentos. Tempestades, derretimento de neve e terremotos também enfraquecem o material da encosta. Terremotos, vulcões ou o uso de equipamentos de construção ou explosivos podem forçar a descida do material encosta abaixo.

Vídeo educativo sobre deslizamentos de terra - Poli / UFRJ

22 questões relacionadas encontradas

Quais as causas mais frequentes dos deslizamentos de terra e suas consequências?

Os deslizamentos de terra podem ser iniciados em declives já à beira do movimento por chuvas, derretimento da neve, mudanças no nível da água, erosão do riacho, mudanças nas águas subterrâneas, terremotos, atividade vulcânica, perturbação das atividades humanas ou qualquer combinação desses fatores.

Onde é mais comum ocorrer esses deslizamentos?

Deslizamentos de terra são um fenômeno de origem natural, porém potencializado pela ação antrópica, ou seja, pela atividade humana. Acontece mais comumente em áreas de relevo acidentado, como serras e morros, e é caracterizado pelo movimento descendente do solo e/ou fragmentos de rocha e outros detritos pelas encostas.

O que são deslizamentos e solapamentos?

Os processos destrutivos abordados são os deslizamentos (escorregamentos), que ocorrem em encostas ou em taludes (naturais ou artificias) e os desbarrancamentos (solapamentos), que ocorrem em margens de córregos. Tais processos podem mobilizar o solo, a rocha ou ambos.

O que é escorregamento planar?

Ruptura Planar

A condição básica é a presença de uma descontinuidade mergulhando a favor do talude e com a mesma direção, cumprindo a condição na qual o ângulo de mergulho do talude seja maior do que da descontinuidade (ψ> ω), e este por sua vez maior que o ângulo de atrito interno (ω >ø).

Quais são os tipos de movimentos de massa mais comuns no Brasil?

Os principais movimentos de massa existentes no Brasil são:
  • Rastejos (Creep): ...
  • Escorregamentos Planares (Translacionais): ...
  • Escorregamentos Circulares (Rotacionais): ...
  • Escorregamentos em cunha: ...
  • Movimento de blocos:

O que provoca os deslizamentos de terra a partir da leitura do texto Pode-se inferir que?

O agente causador mais conhecido são as chuvas. Mas também há outros, como terremotos, erupções vulcânicas e vibrações causadas por máquinas. Deslizamentos são fenômenos naturais: podem ocorrer mesmo que a área esteja com sua vegetação intacta. Mas a ação humana pode facilitar sua ocorrência e aumentar os estranhos.

O que fazer para evitar deslizamento de terra?

Confira agora como evitar um deslizamento:
  1. O mais principal: não destruir a vegetação das encostas;
  2. Em caso de vazamentos, deve-se consertar o mais rápido possível e não deixar a água escorrendo pelo chão.

Quais são as principais causas de enchentes e inundações nos municípios?

Várias são as causas das enchentes urbanas mas, entre as principais, relacionamos as chuvas, o tipo de piso, lixo nos bueiros, erros de projeto (drenagem insuficiente) e a ocupação irregular do solo.

O que é o escorregamento de um motor de indução?

O motor pararia de rodar. Normalmente ele apresenta velocidade ligeiramente inferior a velocidade síncrona e essa diferença, em percentual é chamada de Escorregamento. Para motores de pequeno porte, o escorregamento varia de 3 a 5% e menor a 1% para motores de médio e grande porte.

Como identificar deslizamento de terra?

Como identificar um risco de deslizamento?
  1. rachaduras ou fendas em encostas;
  2. surgimento de minas d'água;
  3. inclinação anormal de postes ou árvores;
  4. aparecimento de rachaduras ou trincas em casas e terrenos;
  5. muros e paredes estufados;
  6. estalos;
  7. águas mais barrentas que o normal.

O que significa talude engenharia?

Talude é a denominação que se dá a qualquer superfície inclinada de um maciço de solo ou rocha. Ele pode ser natural, também denominado encosta, ou construído pelo homem, como, por exemplo, os aterros e cortes.

Quais são os principais fatores geológicos responsáveis pelos movimentos de massa?

As condições que favorecem os movimentos de massa dependem principalmente da estrutura geológica, da declividade da vertente (forma topográfica), do regime de chuvas (em especial de episódios pluviais intensos), da perda de vegetação e da atividade antrópica, bem como pela existência de espessos mantos de intemperismo, ...

O que são as voçorocas?

O termo vem do tupi-guarani e significa buraco grande. Por isso, são chamadas voçorocas (ou boçorocas) as grandes escavações do solo provocadas pelas águas das chuvas. É um tipo de erosão tão acentuado que acaba expondo o lençol freático, isto é, a água que corre debaixo do solo.

O que é um deslizamento de terra?

Um deslizamento de terra é o movimento de rochas, detritos e terra, que desce uma encosta sob a influência da gravidade. Ele ocorre quando um terreno estável é atingido por causas naturais, como chuvas, terremotos, erupções vulcânicas, derretimento de calotas polares e incêndios florestais.

Qual a diferença entre ravinas e voçorocas?

A diferença básica de uma ravina e uma voçoroca está na forma da calha por onde escoa a água da chuva. Na ravina, essa calha tem a forma em V, e nas voçorocas essa calha tem a forma em U, não apresentando, portanto fundo plano (VIEIRA, 1998).

Quais são as áreas mais propensas a deslizamentos de terras no conjunto de relevo?

Nos morros, os terrenos são sempre inclinados e, quando a água entra na terra, pode acontecer um deslizamento e destruir as casas que estão em baixo. Desta maneira, os escorregamentos em áreas de encostas ocupadas costumam ocorrer em taludes de corte, aterros e taludes naturais agravados pela ocupação e ação humana.

Quais são as consequências do desmatamento das encostas?

Além disso, as áreas de encosta, nas margens dos cursos d'água, sofrem com o aumento da erosão, o que faz com que mais terra e rochas sejam “jogadas” no leito dos rios, o que provoca o seu enfraquecimento.

Quais são as consequências das enchentes para a população?

- Inundação de residências e vias públicas. - Perdas materiais – móveis, danificação de automóveis, objetos, etc. - Proliferação de doenças – malária, hepatite A, febre amarela, leptospirose, entre outras.

Como é possível prevenir os deslizamentos de terra e suas graves consequências?

Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra. Evite também cortes e aterros nas encostas para não enfraquecer o terreno. Nunca construa próximo a barrancos.

Artigo anterior
Como abreviar nomes de pessoas ABNT?
Artigo seguinte
Qual é o fator de 12?