Como ocorre o decaimento?

Perguntado por: Neuza Alves Moreira  |  Última atualização: 6. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (67 avaliações)

O decaimento radioativo natural ocorre quando o núcleo do átomo de algum elemento químico é instável e, então, ele como que “se parte”, liberando radiações eletromagnéticas e desintegrando-se.

O que é o decaimento de um átomo?

Desintegração radioativa, ou decaimento radioativo, é o nome dado ao fenômeno da transformação de um átomo em outro por meio da emissão de radiação a partir de seu núcleo instável. O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade.

Como ocorre o processo de decaimento radioativo?

Um decaimento radioativo ocorre quando isótopos instáveis têm seus núcleos rompidos em razão da instabilidade atômica. Para entender por que um isótopo se desintegra é preciso nos atentar para o núcleo atômico. ... Diante disso, o núcleo se rompe, por não conseguir comportar essas cargas repelentes.

Como ocorre a transição nuclear?

O decaimento mais simples é a emissão de raios gama, que representam uma transição nuclear de um estado excitado para um estado de mais baixa energia. ... Quando um núcleo radioativo emite espontâneamente uma partícula transforma-se em um nuclídeo diferente.

Como ocorre a captura eletrônica?

A captura eletrônica ou captura eletrónica é um tipo de emissão beta. Neste processo um elétron de um átomo, normalmente da camada K, se combina com um próton do núcleo formando um nêutron e um neutrino.

ENTENDA TUDO SOBRE DECAIMENTO RADIOATIVO

39 questões relacionadas encontradas

Quem captura elétrons?

O elétron é normalmente capturado a partir de uma camada interna de um átomo (camada K). Esse processo compete com decaimento beta positivo, mais comum em núcleos mais leves.

Qual o fenômeno com o qual a captura eletrônica compete?

DESINTEGRAÇÃO POR CAPTURA ELETRÔNICA

Este é um processo que compete com a desintegração beta mais, ocorrendo quando o núcleo possui um excesso de prótons.

Como se tornar um físico nuclear?

O curso de Física Nuclear

Para estudar a fundo sobre Física Nuclear, normalmente, é necessário graduar-se em Física para, em seguida, especializar-se com um mestrado ou doutorado na área.

Como funcionam as usinas nucleares *?

O princípio básico de funcionamento de qualquer usina térmica é igual: a queima do combustível fóssil ou a fissão do combustível nuclear produz calor. O calor aquece a água, transformando-a em vapor. O vapor movimenta uma turbina, à qual está acoplado um gerador elétrico, que produz eletricidade.

Como funciona uma usina nuclear Brainly?

Uma usina nuclear é basicamente uma usina termoelétrica, pois funciona aquecendo água que vira vapor pressurizado e, então, gira uma turbina que faz um gerador rodar e produzir energia elétrica.

Como funciona o processo de radiação?

A radiação de partículas ocorre quando um átomo instável (ou radioativo) se desintegra. A radiação eletromagnética (EM), por outro lado, não tem massa e viaja pelas ondas. A radiação EM pode variar de energia muito baixa para energia muito alta, e chamamos esse espaço de espectro eletromagnético.

Para que serve o decaimento radioativo?

O processo de decaimento radioativo, sinônimo para tempo de meia-vida (t1/2) ou período de semidesintegração (P), é o fenômeno estatístico que permite prever por quanto tempo determinada quantidade de átomos produzirá emissões radioativas.

Como é produzido o lixo radioativo?

Lixo nuclear, também conhecido como lixo atômico, é proveniente das escórias radioativas produzidas durante o processo de fissão nuclear. Esse tipo de lixo é gerado nos reatores nucleares.

Qual é a causa dá instabilidade de um átomo?

A estabilidade de seus núcleos se dá por conta dos nêutrons, partículas atômicas sem carga elétrica identificadas em 1932 pelo inglês James Chadwick, e que fazem parte da composição de todos os átomos.

O que é um radionuclídeo?

Radionuclídeos ou radioisótopos são isótopos instáveis, ou seja, sujeitos ao processo de decaimento radioativo. Para entender melhor essa definição, vamos recordar as aulas de Química. Átomos são formados por partículas com carga positiva (prótons), neutra (nêutrons) e negativa (elétrons).

O que é núcleo pai é núcleo filho?

NÚCLEONS - São os prótons e/ou neutrons, isto é, são as partículas que compõem os núcleos. NÚCLEO PAI - É o precursor imediato de um núcleo filho. VEJA produto filho. NUCLÍDEO - É cada diferente tipo de átomo caracterizado por seu número de massa, número atômico e estado de energia de seu núcleo.

Como funciona a usina nuclear de Chernobyl?

O princípio básico de funcionamento da usina de Chernobyl era similar ao das demais usinas nucleares: o reator, local onde são armazenados os combustíveis físseis, faz com que a energia emitida pela fissão de elementos instáveis, como urânio ou plutônio, aqueça e evapore água pura a cerca de 270 ºC.

Como funciona Angra 1 e 2?

O reator usado em Angra 1 e Angra 2 é chamado PWR, onde o processo de fissão é controlado com água pressurizada. É o tipo de reator mais utilizado no mundo. Já o reator de Chernobyl usava grafite para controlar o processo. Depois de uma explosão de vapor, o grafite incendiou, enviando radioatividade para atmosfera.

Onde trabalha um físico nuclear?

Na indústria, cria e aperfeiçoa materiais, produtos e processos. Atua, ainda, na área de física médica, criando e aplicando tecnologias e equipamentos nucleares e radioativos para diagnóstico e tratamento. Para lecionar nos ensinos Fundamental e Médio é preciso cursar uma licenciatura.

Onde estudar Física Nuclear no Brasil?

Onde estudar Engenharia Nuclear

Atualmente existe apenas uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC que oferece o curso de graduação em Engenharia Nuclear: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Como ocorre o decaimento beta?

Decaimento Beta (pósitron)

A condição para que um pósitron seja ejetado do núcleo, sendo o decaimento beta uma reação nuclear, é que ocorra decaimento de um próton em nêutron + pósitron + neutrino. No decaimento gama ocorre a emissão de ondas eletromagnéticas.

O que é transição Isomerica?

A transição isomérica é aquela que supõe a desexcitação de um determinado estado isomérico, mediante a emissão da radiação gama que lhe corresponde. A transição permitida é aquela cuja probabilidade não é desprezável. A transição proibida é a que tem associada uma probabilidade desprezível ou nula.

O que significa conversão interna?

Conversão interna é um processo de decaimento radioativo em que um núcleo atómico excitado interage eletromagneticamente com um dos eletrões que orbitam o átomo, o que faz com que o eletrão seja emitido, ou ejetado, do átomo.

O que mantém os elétrons em órbita?

Já conhecemos o modelo atômico e sabemos que ele possui um núcleo positivo circundado por uma eletrosfera negativa. O que mantém os elétrons em torno do núcleo é a atração magnética que um exerce sobre o outro.

Artigo anterior
Quais são os 4 volumes pulmonares?
Artigo seguinte
Quais são os principais problemas vivenciados na escola?