Como ocorre a transferência psicanálise?

Perguntado por: Lara Fabiana Carneiro  |  Última atualização: 15. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (71 avaliações)

A transferência é um elemento muito importante para a terapia psicanalítica. Ocorre quando o paciente (analisando) projeta em pessoas do convívio presente figuras importantes dele (paciente). Como vamos falar da transferência na terapia, o analisando terá como “alvo” o seu psicanalista.

Como ocorre a transferência na psicanálise?

A transferência, segundo Freud, pode emergir como um exigência intensa de amor, de atenção, de reconhecinto, ou sob formas mais moderadas: desejo se ser recebido como filho(a) predileto(a), de ser alvo de uma estreita amizade (necessidade libidinal sublimada) etc.

O que é transferência para a psicanálise?

A transferência é um tipo de deslocamento dos conteúdos do inconsciente para o pré-consciente. O processo transferencial transcorre como uma projeção atualizada que o analisando faz na figura do analista.

O que é a técnica de transferência?

É uma técnica cujo objetivo é consumir o chakra do indivíduo até o fim. Enquanto a aparência da cópia durante a Técnica de Transferência de Forma é completamente perfeita, é possível que alguém que tem experiência de combate com a pessoa original possa detectar que algo está errado.

O que é o fenómeno da transferência?

Transferência é um fenômeno psíquico pelo qual sentimentos e desejos de uma pessoa em relação a figuras significativas do passado são redirecionados inconscientemente para outras pessoas do presente.

O que é a transferência? | Christian Dunker | Falando nIsso 30

43 questões relacionadas encontradas

O que é a transferência afetiva?

Na transferência, pelo deslocamento afetivo que a constitui, cria-se um novo fato, constrói-se no presente um passado que passa a não ser mais o mesmo.

Quando a transferência é feita?

Uma transferência via TED é creditada em até duas horas após a efetivação da transação. Mas fique esperto: sempre confira o horário e a data da transferência. Se ela for feita depois das 17 horas, no fim de semana ou no feriado, o dinheiro só vai cair no próximo dia útil.

Como lidar com a transferência na terapia?

Qual a responsabilidade do terapeuta para que a transferência não se torne nociva ao paciente?
  1. Saiba deixar o paciente no lugar de terapia;
  2. Evite ser íntimo na vida social;
  3. Respeite o paciente na terapia, evitando comentários íntimos que o leve pensamento fantasioso sobre seu psicólogo, psicanalista ou terapeuta;

O que é transferência negativa psicanálise?

Freud (1912) distingue dois tipos de transferência: a negativa, relacionada a sentimentos hostis, e a positiva, que se divide em sentimentos conscientes (afetuosos e amistosos) e inconscientes, que demonstravam, na prática, serem de fontes eróticas.

O que é a neurose de transferência?

Neurose de transferência: novas formas de neurose podem surgir ao longo do processo de psicanálise. O paciente transfere seus sentimentos de um relacionamento passado para um do presente. O analista está sujeito a ser um alvo nesses casos. Na teoria freudiana, este é um passo necessário para o processo de cura.

Qual a Diferença entre projeção e transferência?

O ENCONTRO ANALÍTICO COMO LUGAR DE TRANSFORMAÇÃO

Para Jung a transferência acontece em todos os relacionamentos humanos e é definida com tal, para diferenciar a projeção que acontece dentro do encontro analítico, já que qualquer relação possui aspectos projetivos.

O que é a transferência e a contratransferência?

Em seu estilo ensaístico, "Transferência e contratransferência" expressa o movimento em várias dimensões entre a imaginação metapsicológica e a operação do método psicanalítico, que, em seu conjunto, habitam o coração do exercício da clínica psicanalítica.

Qual a principal diferença entre transferência erótica e erotizada?

Já nas transferências eróticas, a capacidade de fantasiar não é perdida, e as demandas eróticas se mantêm ao nível da fantasia, ou seja, o analista é um objeto da fantasia do paciente, ao contrário das transferências erotizadas, onde ele é vivido como um objeto concreto.

O que é transferência positiva e negativa?

Assim, fala-se em transferência positiva quando estão presentes em maior intensidade os afetos amistosos e afetuosos, e em transferência negativa quando o que impera é a agressividade e a hostilidade do paciente em relação ao analista.

O que é transferência positiva?

Transferência Positiva: isso ocorre quando o paciente desenvolve sentimentos positivos em relação ao terapeuta, como admiração ou afeição. Pode ser comparável a uma "paixão transferencial" e é muitas vezes vista como uma expressão de desejos não realizados em relação a figuras parentais.

O que é transferência e Contratransferencia na psicanálise?

A Transferência e Contratransferência em Psicanálise, designa o vínculo que se estabelece automaticamente e atualizado do paciente com o analista e que atualiza os significantes que sustentaram seus pedidos de amor na infância.

Quando o analista se apaixona pela paciente?

Sim, pode acontecer do psicólogo(a) se apaixonar pelo paciente e o o contrario também, pois os dois são humanos e possíveis de serem dominados pelas emoções. Porem o profissional deve estar de bem com a vida no relacionamento e ser firme no vinculo terapêutico para que não intoxique o processo terapêutico.

Quanto tempo demora para uma transferência?

A transação pode demorar até 24 horas se for feita dentro do horário do banco, ou até 48 horas se for feita fora. Ela será processada apenas dentro do horário estabelecido, e em dias úteis. Veja mais sem seguida sobre cada tipo de transferência.

O que é um tec?

TEC - Transferência Especial de Crédito.

O que é DOC e tec?

Hoje (29) é o último dia de existência do DOC (Documento de Ordem de Crédito) e da Transferência Especial de Crédito (TEC), dois tradicionais meios de transferência bancária.

Quando o paciente se apaixona pelo psicólogo?

É comum que pacientes se apaixonem por seus terapeutas. Entretanto, o profissional saberá agir com ética e não comprometer o processo terapêutico. Caso o paciente não sustente a relação é compreensível que ele deixe a terapia.

O que fazer frente a uma contratransferência erotizada?

A única solução é encerrar a análise imediatamente. Manter a análise com o paciente e realizar o ato sexual como forma de quebrar a contratransferência. É necessário separar o desejo do terapeuta enquanto pessoa de seu lado analista, conversar sobre isso em terapia e supervisão e não atuar.

Qual o tripé fundamento da prática psicanalítica?

Essa formação específica é composta pelo tripé formação teórica, análise pessoal e supervisão clínica, e sua base é a análise pessoal, pois só é possível apreender os conceitos fundamentais da psicanálise se sentirmos na pele, se passarmos (sofrermos?)

Como identificar contratransferência?

Desmarcar sessões frequentemente, chegar atrasado ou ter pensamentos sobre outras atividades durante uma sessão podem ser sinais de que o terapeuta esteja experimentando reações contratransferenciais.

Como a contratransferência pode se manifestar?

Algumas contratransferências básicas são: uma visão pré-concebida do ser humano; Como o ser deve ser, se relacionar; Uma admiração exagerada baseada em uma transferência materna/paterna; Erótica.

Artigo anterior
Porque o capricorniano é tão frio?
Artigo seguinte
Como detectar cochonilha?