Como ocorre a sinterização?

Perguntado por: Laura Teresa Loureiro  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (21 avaliações)

A sinterização é um processo no qual pós com preparação cristalina ou não, uma vez compactados, são submetidos a temperaturas elevadas, ligeiramente menores que a sua temperatura de fusão. Este processo cria uma alteração na estrutura microscópica do elemento base.

Como é o processo de sinterização?

A sinterização é um processo no qual, pós cuja preparação pode ser cristalina ou não, uma vez compactados, recebem tratamento térmicos e a temperatura de processamento é sempre menor que a sua temperatura de fusão. Este processo cria uma alteração estrutura microscópica do elemento base.

Quais são os tipos de sinterização?

Existem, rigorosamente falando, dois tipos básicos de sinterização: a sinterização por fase sólida e a sinterização por fase líquida. A força motora para a ocorrência de qualquer tipo de sinterização é a diminuição da energia livre superficial do conjunto de partículas.

Qual a temperatura de sinterização?

A sinterização em temperatura mais alta (entre 1200°C e 1300°C) requer fornos de tecnologias diferenciadas, como fornos de vigas transportadoras (walking beam). Esta tecnologia é muitas vezes necessária para sinterizarização de peças com ligas de cromo, que são muito sensíveis à presença de oxigênio.

O que é sinterização na siderurgia?

A sinterização ocorre quando é atingida temperatura que permita: reações de difusão no estado sólido entre óxidos de ferro e a formação da fase escória (“magma”, a partir da mistura de óxidos de ferro, ganga e fundentes. Não havendo reoxidação total, formam-se Fe3O4 e FeO: Fe3O4 (ou FeO) + SiO2 = 2FeO.

Processo de Fabricação: Sinterização

22 questões relacionadas encontradas

Qual o significado de sinterização?

[ Metalurgia ] Operação que consiste na aglomeração e compactação de pós ou partículas muito pequenas, a altas temperaturas, mas abaixo da temperatura de fusão, para obter blocos ou peças sólidas (ex.: sinterização de materiais cerâmicos, sinterização de minério de ferro).

Por que a sinterização é importante para a indústria siderúrgica?

Fundamentalmente, a sinterização é um processo onde a economia de material é levado ao extremo: não há geração de cavacos (os quais numa usinagem convencional podem representar até 50% do peso original da peça bruta, nem carepas e tendo ainda vantagem de controlando-se a densidade, eliminar pesos mortos indesejáveis no ...

Qual a diferença entre sinterização e fundição?

Metalurgia do Pó (Sinterização). Fundição é um processo de fabricação onde um metal ou liga metálica, no estado líquido, é vazado em um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser produzida. A peça produzida por fundição pode ter as formas e dimensões definitivas ou não.

Em que consiste a sinterização de cerâmicas?

A sinterização é um método bastante antigo, utilizado na fabricação de cerâmicas, inclusive na cerâmica industrial. É o tratamento final, desenvolvendo um papel determinante em algumas características encontradas na peça finalizada. A sinterização é um procedimento que envolve altas temperaturas.

Qual a vantagem da sinterização em relação a usinagem?

Fundamentalmente, a sinterização é um processo onde a economia de material é levado ao extremo: não há geração de cavacos (os quais numa usinagem convencional podem representar até 50% do peso original da peça bruta, nem carepas e tendo ainda vantagem de controlando-se a densidade, eliminar pesos mortos indesejáveis no ...

Quais são as três etapas do ciclo de sinterização na metalurgia do pó?

Este processo possui três etapas básicas, sendo elas: obtenção do pó, compactação do pó e sinterização.

O que é o processo de metalurgia do pó?

Metalurgia do pó é um termo que abrange vários processos usados para a fabricação de componentes metálicos a partir de pós metálicos. Os principais processos incluem: Prensar e sinterizar. Fusão de leito de pó

Quais as vantagens de se utilizar sinterização como processo de fabricação?

2. VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DA Metalurgia do pó e sinterização
  • Reduz ao mínimo as perdas de matéria prima;
  • Facilita o controle exato da composição química desejada;
  • Elimina ou reduz operações de usinagem;
  • Possibilita bom acabamento superficial;
  • Processo produtivo de fácil automação;

Para que serve o processo de atomização?

O método de atomização serve para transformar em pó a matéria-prima que será utilizada no processo de sinterização.

Qual a força motriz para o processo de sinterização?

A força motriz para a sinterização é a redução da área superficial (e da energia superficial), obtida pela substituição de um pó solto tendo superfícies com alta energia (sólido-vapor) por um sólido ligado tendo contornos de grão com energia associada mais baixa.

Quais são os estágios da sinterização de um material cerâmico?

1- Difusão pela superfície; 2- Difusão pela rede (a partir da superfície); ... 4- Difusão pelos contornos de grão; 5- Difusão pela rede (a partir dos contornos);

O que é cerâmica odontológica?

A cerâmica odontológica também denominada porcelana dental é conhecida por ser um material de aparência semelhante ao dente natural, devido sua adequada propriedade óptica e durabilidade química.

Quais são os materiais cerâmicos?

Os materiais cerâmicos são constituídos por elementos metálicos e não-metálicos que na maioria das vezes possuem ligações de natureza iônica. Normalmente são incluídos nessa classe os óxidos, nitretos e carbetos e como exemplos podemos citar refratários, cimento, vidro e porcelana.

Como é feito o processo de fundição?

Basicamente, o processo consiste no vazamento do metal fundido em um molde de areia, dentro do qual o metal se solidifica e a peça fundida é retirada com a quebra do molde.

Quais são as etapas do processo de fundição?

De forma geral, as etapas do processo são:
  • Fabricação do molde;
  • Fabricação dos machos;
  • Fusão do metal;
  • Vazamento (enchimento);
  • Desmoldagem;
  • Acabamento (rebarbação e limpeza).

O que é o Massalote?

Massalotes: São reservatórios de metal liquido que irão compensar a contração do metal da peça quando da mudança do estado liquido para o sólido. Um massalote mal dimensionado irá causar um “rechupe” ou vazio de contração na peça.

Qual o método mais utilizado atualmente para a produção de pós metálicos?

O processo mecânico clássico é a moagem, e a atomização é o processo mais utilizado para produção de pós metálicos.

Quais controles são necessários no processo de sinterização?

No caso do processo intermitente neste setor, as variáveis de controle são: Altura de camada (variação limitada); Depressão sob as caixas; Depressão no duto de entrada do exaustor.

O que faz a coqueria?

A Coqueria é uma sequência de fornos verticais e estreitos, um ao lado do outro. Nestes fornos, nossa matéria-prima, o carvão, é queimado por quase um dia inteiro, depois resfriado e transformado em pedras porosas com aproximadamente 85% de carbono. Depois de passar pela coqueria, o carvão recebe o nome de coque.

Como se escreve sinterização?

A sinterização é um processo no qual pós com preparação cristalina ou não, uma vez compactados, são submetidos a temperaturas elevadas, ligeiramente menores que a sua temperatura de fusão.

Artigo anterior
Quantos litros tem askov?
Artigo seguinte
Quem é corrompido deve responder pelo delito de?