Como ocorre a reprodução das briófitas e pteridófitas?

Perguntado por: Raquel Jéssica Correia Sá  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (16 avaliações)

Reprodução: As pteridófitas, como as briófitas, se reproduzem por meio de um ciclo que apresenta uma fase assexuada e outra sexuada. Uma samambaia-de-metro, por exemplo, que é comum em residências, é uma planta assexuada produtora de esporos. Por isso, ela representa a fase chamada de esporófito.

Como ocorre o processo de reprodução das briófitas?

A reprodução das briófitas apresenta a forma assexuada, por fragmentação do corpo e produção de gemas, e a forma sexuada, dependente da água e por alternância de gerações.

Como funciona a reprodução das pteridófitas?

A reprodução das pteridófitas acontece em um ciclo de alternância de gerações dependente da água para a fecundação e apresenta o esporófito como fase duradoura. As pteridófitas são as primeiras plantas vasculares, o que lhes permite, após a absorção da água e nutrientes do solo, transportá-los por todo vegetal.

Como se dá a reprodução?

Ela consiste no processo em que um ou mais organismos produzem descendentes, passando a eles uma cópia de todos ou de alguns de seus genes. Assim, a reprodução é imprescindível para a manutenção das espécies. Ela costuma ser dividida em duas categorias: reprodução assexuada e reprodução sexuada.

Como é o ciclo de vida de uma Pteridófita?

O ciclo de vida das pteridófitas, assim como o de outros vegetais, apresenta uma fase haploide (n) e uma fase diploide (2n). A fase de esporófito é dominante e diploide, enquanto a fase de gametófito é haploide e de curta duração.

Ciclo Reprodutivo das Briófitas - Brasil Escola

24 questões relacionadas encontradas

Como é o ciclo de vida das briófitas?

O ciclo de vida das briófitas é marcado pela alternância de gerações, ou seja, existem formas haploides e diploides no ciclo. ... O ciclo de vida das briófitas destaca-se pela alternância de gerações. Isso significa que, durante a vida da planta, ela passa por uma fase de vida diploide (2n) e uma fase haploide (n).

Como pode ocorrer a dispersão das briófitas?

A reprodução assexuada das briófitas pode ser de dois tipos: por fragmentação, em que pedaços pequenos de tecidos formam um gametófito completo, ou através de gemas, que são corpos multicelulares que originam novos gametófitos. Este último tipo ocorre com maior frequência em hepáticas e nos musgos.

Quais as principais características de uma Briófita?

As briófitas são plantas que apresentam como uma de suas principais características a ausência de vasos condutores de seiva, ou seja, são plantas chamadas de avasculares.

Quais são as principais características das briófitas e pteridófitas?

Nas briófitas, eles estão ausentes, e o transporte de água e nutrientes é feito de célula em célula, por difusão – um processo muito lento. Nas pteridófitas, por outro lado, a seiva corre por vasos condutores, são plantas vasculares, o que garante maior velocidade no seu transporte ao longo de todo o vegetal.

Como se dá a classificação das briófitas?

As briófitas são plantas de pequeno porte que não possuem tecidos de sustentação e vasos condutores (avasculares). Podem ser classificadas em três grupos: musgos, hepáticas e antóceros.

Qual é o principal representante das briófitas?

Entre seus representantes mais conhecidos, destacam-se os musgos. Podemos classificar as briófitas em três filos: Bryophyta, Hepatophyta e Anthocerophyta. O filo mais conhecido é o Bryophyta, que apresenta o musgo como representante. As hepáticas são plantas pertencentes ao filo Hepatophyta.

Como ocorre o transporte de nutrientes nas briófitas?

Estrutura das briófitas

Devido a ausência de vasos condutores de nutrientes, a água absorvida do ambiente e é transportada nessas plantas de célula para célula, ao longo do corpo do vegetal. Esse tipo de transporte é relativamente lento e limita o desenvolvimento de plantas de grande porte.

Qual fase do ciclo de vida das briófitas e dominante?

Nas briófitas, o gametófito é a fase de vida dominante, e o esporófito desenvolve-se sobre ele, sendo nutricionalmente dependente do gametófito. A fecundação necessita de água, pois os gametas masculinos são flagelados e necessitam nadar até a oosfera.

Como é o ciclo de vida das plantas?

O ciclo de vida da planta começa com uma semente que vai germinar e produzir a pequena planta imatura chamada de “muda”. Cresce até a idade adulta para formar a espécie madura que se reproduz e forma novas sementes que começa o próximo ciclo.

Qual é a fase sexuada das briófitas?

A reprodução sexuada das briófitas é caracterizada pela união do gameta masculino com o gameta feminino utilizando a água como meio para se transportar. Após a fecundação (encontro desses gametas) é formado um zigoto (2n) que, após divisões meióticas gera esporos (n).

Qual é a fase dominante das pteridófitas?

O esporófito das pteridófitas é uma fase diploide e dominante no ciclo. Nessa fase, as plantas têm raízes verdadeiras, caules e folhas. Essa é a fase em que se observa a produção de esporos.

São características das briófitas fase gametofítica dominante?

As briófitas caracterizam-se por apresentar fase gametofítica dominante e esporófito dependente do gametófito nutricionalmente. Além disso, como as pteridófitas, as briófitas necessitam de água para a reprodução.

Como é feito o transporte de água e sais minerais nas briófitas?

As briófitas são as plantas que não possuem vasos condutores para o transporte de líquido e substâncias. Logo, o transporte das substâncias essenciais para a sobrevivência da planta, como água, sais minerais e carboidratos, é realizado através de difusão.

Como as briófitas realizam o transporte de água?

Nas espécies ditas endo-hídricas, a água é absorvida do substrato e conduzida internamente até os filídios ou outra superfície evaporante, através de um sistema condutor, o qual é bem mais simples que o xilema das plantas vasculares.

Como é feito o transporte de nutrientes das pteridófitas?

As pteridófitas possuem tecidos especializados no transporte de substâncias: O xilema e o floema. Xilema: responsável pela condução da seiva bruta, composta por água e minerais. É chamado também de vasos lenhosos, tecidos lenhosos ou apenas lenho. O transporte ocorre da raiz para as folhas.

Quais são os representantes das briófitas e pteridófitas?

Exemplos de Briófitas e Pteridófitas

As briófitas são bem representadas pelo musgo, enquanto as pteridófitas têm como principais representantes as samambaias e as avencas.

Quais são os principais representantes das pteridófitas?

As pteridófitas são um grupo de plantas vasculares e sem sementes que possuem como representantes principais as samambaias e avencas.

Quanto à classificação das plantas Cite 3 características que definem o que é uma planta Briófita *?

são plantas avasculares, ou seja, não têm vasos condutores de seiva; têm rizoide (análogo à raiz, tem a função de fixação da planta no solo e de retirada de nutrientes do ambiente); têm cauloide (análogo ao caule, é um eixo pequeno que serve para a fixação dos filoides);

Quais são os três critérios de classificação das plantas?

Na maioria das plantas, observamos a presença de três órgãos vegetais básicos: raiz, caule e folha. As plantas podem ser classificadas em quatro grupos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. As flores e frutos são exclusividade das plantas conhecidas como angiospermas.

Como é feita a classificação das plantas?

Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

Artigo anterior
O que é uma fissura na parede?
Artigo seguinte
Qual o sobrenome da Kaguya?