Como ocorre a regulação da enzima envolvida na degradação do glicogênio no tecido muscular e hepático?

Perguntado por: Sérgio Tavares Garcia  |  Última atualização: 29. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (31 avaliações)

Estímulo da degradação do glicogênio hepático pela ação do glucagon. ... A primeira reação é catalisada pela enzima glicogênio-fosforilase, a qual cliva as ligações (alfa 1-4) do glicogênio. Neste instante, moléculas de glicose 1-fosfato são liberadas.

Como ocorre a degradação do glicogênio quais as enzimas envolvidas?

O glicogênio é degradado por duas enzimas: a glicogênio-fosforilase e a enzima desramificadora. A primeira enzima quebra os resíduos glicosil, liberando glicose-1-fosfato. Já a enzima desramificadora remove os resíduos glicosil próximos das ramificações.

Como ocorre a regulação da enzima glicogênio Sinta-se?

A glicogênio sintase é uma enzima tetramérica consistindo de 4 subunidades idênticas. A atividade desta enzima é regulada por fosforilação de resíduos de serina nas subunidades proteícas. A fosforilação da enzima reduz a atividade "favorável" da UDP-glicose.

Em que situação metabólica ocorre a degradação do glicogênio hepático como ela ocorre?

O estoque de glicogênio no fígado é considerado o principal tampão de níveis de glicose no sangue. A degradação dos estoques de glicogênio (glicogenólise) ocorre através da ação da glicogênio fosforilase. ... - A glicose é removida do glicogênio em um estado ativado (fosforilada) e isto ocorre sem hidrólise de ATP.

Como o fígado realiza a regulação da produção de glicogênio e de glicose?

Nessa condição, o fígado produz glicose 6-fosfato pela quebra do glicogênio e por gliconeogênese , e cessa o emprego da glicose tanto para alimentar a via glicolítica como para a síntese do glicogênio, maximizando desta forma a quantidade de glicose que ele pode lançar na corrente sanguínea.

Síntese de Glicogênio ou Glicogênese - Bioquímica

44 questões relacionadas encontradas

Como é feita a regulação da glicólise?

Regulação da glicólise

A PFK é regulada pelo ATP, por um derivado de ADP chamado AMP e pelo citrato, bem como por algumas outras moléculas que não vamos discutir aqui. ATP.

Como ocorre a regulação da gliconeogênese?

É uma via que ocorre principalmente no fígado e pouco no rim, onde temos a síntese de glicose a partir de substancias que não sejam carboidratos, utilizando glicerol, aminoácidos, lactato, etc.. ... Nessas situações, os organismos necessitam de um método para sintetizar glicose a partir de precursores não-carboidratos.

Quando ocorre a degradação do glicogênio?

A glicogenólise é o processo em que ocorre a degradação do glicogênio e acontece quando os níveis de energia e suprimentos de glicose estão baixos. O processo consiste na remoção dos resíduos de glicose terminal.

Onde ocorre a quebra do glicogênio?

No fígado, onde o encontramos disponível para todo o corpo, eles estão dentro dos hepatócitos, em grânulos, onde também se encontram as enzimas responsáveis pela sua hidrólise. A função do glicogênio hepático é manter a glicemia do corpo entre as refeições.

Quais doenças estão relacionadas ao metabolismo do glicogênio?

As glicogenoses são doenças de armazenamento de glicogênio e a doença de von Gierke é a mais comum delas, sendo que as complicações metabólicas da doença incluem hipoglicemia, acidemia láctica, hiperuricemia, hipofosfatemia e adenoma hepático.

Quais são os tipos de regulação do glicogênio?

A síntese e a degradação do glicogênio estão diretamente relacionadas à ação de duas enzimas, a glicogênio sintetase (síntese) e a glicogênio fosforilase (degradação), as quais estão sob a regulação dos hormônios insulina e glucagon.

Como ocorre a regulação da enzima glicogênio fosforilase?

A glicogênio fosforilase também pode ser regulada por hormônios. Ela é ativada pelos altos níveis de glucagon (que ocorre quando há baixo nível glicêmico) e também pelo aumento da secreção de epinefrina/adrenalina (ocorre quando o organismo é exposto a algum tipo de estresse, como exercício ou susto).

Qual é a função da enzima glicogênio Sinta-se?

Glicogénio ou Glicogênio sintase é uma enzima glicosiltransferase (EC 2.4.1) que catalisa a reacção de transformação de UDP-glucose e de (1,4-α-D-glucosil)n em UDP e (1,4-α-D-glucosil)n+1. Converte o excesso de resíduos de glicose, um por um, numa cadeia polimérica, para acoplamento na molécula de glicogênio.

Qual a principal enzima da glicogênese?

A principal enzima modulada na glicogênese é a glicogênio sintase, que se apresenta em duas formas: glicogênio sintase a (forma ativa) ou glicogênio sin- tase b (forma inativa).

Onde ocorre a degradação da glicose?

A glicólise ocorre no citoplasma da célula e pode ser dividida em duas fases principais: a fase de investimento de energia, acima da linha pontilhada da imagem abaixo e a fase de rendimento de energia, abaixo da linha pontilhada. Fase de investimento de energia.

Qual o hormônio que se liga ao receptor da célula muscular para quebrar o glicogênio?

A rede resulta em uma larga indução da quebra de glicogênio em resposta a ligação de glucagon nos receptores celulares. Esta cascata idêntica de eventos ocorre em células do músculo esquelético.

Como ocorre a quebra do carboidrato?

Resposta: A digestão dos carboidratos inicia-se na boca com a ação da amilasa salivar que transforma amido em maltose. Não há digestão no estômago. No intestino delgado sofre ação da amilase pancreática que desdobra todo o amido restante em maltose.

O que é depleção de glicogênio?

A depleção do estoque de glicogênio está associada à fadiga durante exercícios anaeróbios de alta intensidade e aeróbios de longa duração e, portanto, a manutenção de estoques adequados de glicogênio tecidual é considerada importante para melhor desempenho.

Qual a diferença entre síntese e degradação?

Assim, vemos que a síntese das reservas glicogênicas se dão por intermédio da Insulina, reduzindo os excessos de glicose no sangue, e quando esses se encontram em níveis críticos, o processo contrário acontece, tendo a quebra (degradação) do glicogênio guiada pelo glucagon.

É possível que ocorra ao mesmo tempo síntese e degradação de glicogênio?

Não pode haver a síntese e a degradação de glicogênio acontecendo de maneira concomitante. A explicação perante a isso se dá de maneira lógica, pois a degradação e a síntese do glicogênio vão ocorrer na ausência ou presença do fosfato, sendo assim, só poderá ser ativada uma via por vez.

Como o glucagon regula a gliconeogênese?

O glucagon é antagonista da insulina, estimulando o fígado (órgão mais afetado por este hormônio) a degradar o glicogênio e liberar glicose. O fígado é responsável pela gliconeogênese e o glucagon desempenha importante função de regulação deste processo, evitando também a hipoglicemia.

Quais são as enzimas que regulam a glicólise e a gliconeogênese?

Enzimas Reguladoras da Glicólise
  1. Fosfofrutoquinase: Principal enzima de controle da via glicolítica. ...
  2. Hexocinase. Catalisa a primeira reação da glicólise. ...
  3. Glicoquinase: isoenzima da hexoquinase presente no fígado. Não é inativada pela glicose-6-fosfato. ...
  4. Piruvato quinase.

O que são precursores da gliconeogênese?

Gliconeogênese é o processo através do qual precursores como lactato, piruvato, glicerol e aminoácidos são convertidos em glicose. Durante o jejum, toda a glicose deve ser sintetizada a partir desses precursores não-glucídicos.

Quais os pontos de regulação da glicólise explique sua resposta?

A regulação da glicólise ocorre na primeira, terceira e décima reação. Na primeira reação ocorre a adição de um fosfato na estrutura da glicose, transformando-a em glicose-6-fosfato, através da enzima hexoquinase.

Quais são as principais enzimas que atuam na regulação da glicólise?

As enzimas reguladoras da glicólise são aquelas que participam das reações irreversíveis: hexoquinase, fosfofrutoquinase-1 (PFK1) e piruvato quinase. A hexoquinase é modulada negativamente pelo próprio produto de sua reação: a glicose-6-fosfato.

Artigo anterior
O que é grau académico no currículo?
Artigo seguinte
Qual o prazo prescricional para execução fiscal de CDA?