Como ocorre a intoxicação crônica por flúor?
Perguntado por: Gil Guerreiro de Matias | Última atualização: 8. Juni 2025Pontuação: 4.5/5 (36 avaliações)
A intoxicação crônica é resultado da ingestão de fluoreto em quantidades consideradas pequenas em relação à dose letal, mas que ultrapassam a quantia recomendada (0,05 mg/F/kg/peso/dia) e são recebidas durante períodos relativamente prolongados de tempo [25].
O que o excesso de flúor causa no organismo?
O flúor se acumula nos dentes, sobretudo nos definitivos. Sobre a superfície do esmalte dos dentes surgem manchas brancas opacas e irregulares. Essas manchas podem ficar amarelas ou cor de café, fazendo com que o esmalte pareça manchado. Os dentes também podem ser perfurados.
Qual o efeito do flúor no corpo humano?
A deficiência de flúor pode causar fraqueza nos dentes e ossos. A maior parte do flúor no organismo se encontra armazenada nos ossos e nos dentes. O flúor é necessário para a formação de ossos e dentes saudáveis.
Como se desintoxicar do flúor?
Vitamina C ajuda a desintoxicar o corpo, então aumentar o consumo de laranja, limão, uvas e tomates orgânicos pode ser um grande aliado contra o flúor.
Como acontece a fluorose?
A fluorose dentária origina-se da exposição do germe dentário, durante o seu processo de formação, a altas concentrações do íon flúor. Como consequência, têm-se defeitos de mineralização do esmalte, com severidade diretamente associada à quantidade ingerida.
Intoxicação Aguda e Crônica por Flúor - Questão #182 - Concurso Odontologia
Quais os sinais e sintomas da intoxicação aguda por fluoretos?
A severidade dos sintomas depende da quantidade de flúor ingerida. Estes incluem dor abdominal, diarreia, disfagia, hipersalivação, lesão da mucosa, náuseas, vómito; anormalidades de Electrólitos, incluindo hipercaliemia, hipocalcemia, hipoglicemia e hipomagnesemia podem ocorrer.
O que é fluorose e quais são as causas dessa enfermidade?
A fluorose dentária é uma patologia que afeta os dentes e que se desenvolve durante a sua formação, é desencadeada pela presença em excesso de fluoreto (ou flúor), e manifesta-se ao nível do esmalte dentário na forma de manchas e/ou defeitos anatómicos.
Qual o período de maior risco de fluorose dental?
Larsen et al.27, mostraram que o período de maior risco para o desenvolvimento da fluorose está entre 2,5 a 8,5 anos de idade. Nem todos os dentes são igualmente afetados pela fluorose dentária.
O que as toxinas causam no organismo?
Todos os dias o nosso corpo pode vir a ser intoxicado por alimentos cujas substâncias químicas —gorduras, corantes, conservantes, aromatizantes e agrotóxicos, entre outras—, em excesso, formam toxinas que acabam sobrecarregando o nosso fígado.
Quais são os exemplos típicos de métodos sistêmicos de flúor?
O método sistêmico mais recomendado, no Brasil inclusive por lei, é através da fluoretação das águas de abastecimento, e os métodos tópicos utilizados são: a aplicação profissional, bochechos fluoretados e cremes dentais fluoretados (NARVAI, 2006).
Porque não usar pasta de dente com flúor?
A pasta de dente com flúor oferece uma proteção extra aos dentes, reduzindo a incidência de cáries. Apesar dessa grande vantagem, o flúor pode não ser indicado para todas as pessoas e, quando usado em excesso, pode provocar manchas nos dentes devido à fluorose.
Onde ingerimos flúor?
Fontes de flúor
“A fluoretação da água reduz de 20% a 40% a prevalência da cárie em adultos”, diz Thais. O flúor também é encontrado nos cremes dentais fluoretados e enxaguantes bucais de uso diário. Alguns alimentos, como verduras, carnes, peixes, arroz, feijão, são outras fontes de flúor.
Qual o creme dental que não contém flúor?
Parodontax Paradontax Creme Dental Para Prevenção De Sangramento Das Gengivas Original Sem Flúor 50G.
Quanto de flúor faz mal?
O consumo de meio litro de água por dia pode fornecer de 0,5 a 1 miligrama de flúor. Rondó explica que essa quantidade já pode causar reações no organismo. Entre elas, cólicas e dores abdominais, aftas na boca, perda de apetite, náuseas, fraqueza, perda de peso e até mesmo vômitos com sangue.
Têm flúor na água mineral?
Enquanto o flúor é adicionado na água de abastecimento público em 60% dos municípios do Brasil para reduzir a cárie dental, a maioria das águas minerais disponíveis no mercado não contém níveis ideais de flúor.
Quais países não usam flúor na água?
Além de Israel, Finlândia, Alemanha e Japão, a Holanda e Suécia estão entre os países que não adicionam flúor à água potável.
Como saber se o corpo está intoxicado?
- Vômito e salivação excessiva;
- Sonolência, Desorientação;
- Dificuldade de respirar;
- Desmaios, convulsão;
- Sinais evidentes na boca ou na pele decorrentes de contato ou ingestão de substâncias químicas ou plantas tóxicas;
- Lesões, queimaduras ou vermelhidão na pele, boca e lábios;
Qual é o órgão que filtra as toxinas do corpo?
Talvez a função mais conhecida do fígado seja a de filtragem do sangue e eliminação de toxinas. Isso inclui substâncias que são absorvidas pelo intestino e medicamentos, por exemplo. Para que essas toxinas sejam eliminadas, o sangue passa por uma filtragem no fígado.
Onde ficam as toxinas do corpo?
Nosso organismo conta com dois poderosos órgãos para a eliminação das toxinas: o fígado, responsável por processar tudo o que ingerimos, e os rins, que filtram nosso sangue e separam o que deve ficar e o que deve ser excretado pela urina. Contudo, algumas toxinas podem sobrecarregar esse sistema natural de limpeza.
Como o flúor é excretado?
Estima-se que dos fluoretos ingeridos, em torno de 50% são excretados via urina durante as 24 horas seguintes a sua ingestão e a maior parte fica associado aos tecidos calcificados (WHITFORD, 1990; WHITFORD, 1996).
Qual a principal via de absorção do flúor?
3.1.
De acordo com a Direção Geral de Saúde (DGS) (2005), cerca de 75 a 90% do flúor ingerido é absorvido pela via digestiva, no entanto, a mucosa bucal é responsável por menos de 1% da sua absorção.
Qual a doença que pode ser confundida com a fluorose?
A hipoplasia de esmalte é uma deficiência na quantidade do esmalte que pode ocorrer na forma de fóssulas, fissuras ou perda de áreas grandes de esmalte. Na hipoplasia ocorre uma formação incompleta ou defeituosa da matriz orgânica do esmalte dentário.
Como diagnosticar a fluorose?
A aparência clínica da fluorose leve inclui a presença de estriações brancas, difusas, opacas e bilaterais que correm ao longo do esmalte. Nas formas mais graves, o esmalte pode apresentar-se manchado e/ou “escavado”. Quando da erupção, o esmalte fluorótico não se apresenta manchado.
Como consequência da fluorose Tem-se?
No entanto, a flurose dentária não tem grandes consequências para quem sofre dela. Os males da fluorose são somente estéticos, já que o excesso de flúor não deixa os dentes mais fracos e nem provoca nenhum tipo de complicação para a saúde.
Qual a idade crítica para desenvolvimento da fluorose?
A faixa etária crítica para o desenvolvimento de fluorose dentária é por volta dos 15 aos 30 me- ses6, quando os incisivos superiores permanen- tes estão na transição entre a fase secretória e a fase de maturação do esmalte.
Quais países precisam da vacina febre amarela?
Como tomar whey protein para emagrecer e definir?