Como ocorre a hidratação do cimento Portland?
Perguntado por: Tatiana Mariana Morais Mendes Andrade | Última atualização: 7. März 2022Pontuação: 4.3/5 (43 avaliações)
O cimento Portland é o principal aglomerante hidráulico utilizado na construção civil. Quando misturado com a água dá origem a uma série de reações químicas, denominada de hidratação. Essas reações possuem velocidades distintas, onde a gipsita é a primeira fase a ser consumida e os silicatos em idades posteriores.
O que é a hidratação do cimento?
Quando o cimento não hidrata de forma adequada, o resultado pode ser trincas e fissuras aparentes. ... O endurecimento do concreto é resultado de um processo de hidratação, que é, exatamente, a reação química entre o cimento e a água.
Quais são as reações de hidratação dos principais compostos do cimento Portland?
RESULTADO DA HIDRATAÇÃO DOS COMPOSTOS DO CIMENTO
Após a hidratação dos compostos do cimento tem-se como resultado a formação do gel de C-S-H, Hidróxido de cálcio Ca(OH)2 e a etringita.
O que se entende por calor de hidratação do cimento Portland?
O calor de hidratação do cimento é aquele liberado durante a reação química do clínquer com a água, lembrando que o clínquer é o produto final da adição do calcário com a argila, e é a matéria-prima fundamental na produção do cimento.
O que ocorre durante a hidratação do cimento que causa o seu endurecimento?
– “Quando ele entra em contato com a água ele sofre uma reação química que o faz endurecer”. -“Porque ele sofre reações físico-químicas em contato com a água e cristaliza, aglomera, proporcionando assim rigidez”.
Parte I - Hidratação do Cimento Portland
Como o concreto endurece?
- Step 1. Deixe a forma no concreto derramado posicionada o maior tempo possível. ...
- Step 2. Cubra o concreto com uma lona de plástico para evitar a evaporação. ...
- Step 3. Levante a lona uma vez por dia durante o processo de cura. ...
- Step 4.
Como o concreto fica duro?
Hidratação é a reação entre cimento e água que dá origem às características de pega e endurecimento. Vale ressaltar que a água, que é de suma importância na hidratação do cimento, pode evaporar por meio da ação do sol, do vento e da baixa umidade do ar.
Qual cimento tem maior calor de hidratação?
Quanto maior o teor de C3S e de C3A, maior o calor de hidratação do cimento.
Qual tipo de cimento apresenta baixo calor de hidratação?
Cimento CP-II (NBR 11.578) ou Cimento Portland Composto: assim conhecido porque tem a adição de outros materiais na sua mistura, que conferem a este cimento um menor calor de hidratação, ou seja, ele libera menos calor quando entra em contato com a água.
Qual é o principal componente químico do cimento Portland onde ele aparece na reação de hidratação do cimento?
O clínquer é o principal componente e está presente em todos os tipos de cimento portland. ... O clínquer em pó tem a peculiaridade de desenvolver uma reação química em presença de água, na qual ele, primeiramente, torna-se pastoso e, em seguida, endurece, adquirindo elevada resistência e durabilidade.
Quais são os principais componentes para a fabricação do cimento Portland?
É um pó fino, produzido a partir da queima de calcário e argila em um forno, com posterior moagem e adição de uma pequena quantidade de gipsita, ou outras formas de sulfato de cálcio, podendo receber também outras adições. Endurece com a adição de água, tornando-se uma pasta homogênea com propriedades ligantes.
O que ocorre na hidratação do cimento quando o gesso e adicionado?
A hidratação dos aluminatos (C3A e C4AF) na presença do gesso – adicionado na fabricação do cimento – resulta na formação de etringitas que assumem formas de agulhas e começam minutos após o início da hidratação, sendo estas responsáveis pelo fenômeno da pega.
Qual o objetivo do cimento?
O cimento é um pó fino, com propriedades aglutinantes, que pode ser utilizado para diversos fins, como na composição de argamassa, reboco de parede, na fabricação de concreto, etc. ... Além do cimento, outros materiais presentes na composição do concreto são água, areia e pedra.
O que é o tempo de pega do cimento?
Mas e o tempo de fim de pega? Diversos autores o definem como o momento final do enrijecimento do concreto ou o inicio do ganho da resistência mecânica propriamente dita. Talvez por isso, as normas brasileiras determinem seu valor máximo, que é de 10 horas.
Qual o tempo de cura do cimento?
Deixe o cimento secar por pelo menos três dias. O cimento e o concreto continuam a firmar durante os primeiros três a sete dias depois de serem aplicados. Ao final de três dias de secagem, o cimento já atingiu aproximadamente 80% da força final. O tempo exato dependerá do método de secagem utilizado.
Quais os 5 tipos de cimento?
- Cimento Portland Comum (CP I) ...
- Cimento Portland Composto (CP II) ...
- Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
- Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
- Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
- Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
- Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)
Para que serve o cimento cp5?
É largamente utilizado em produção industrial de artefatos, onde se exige deforma rápida, concreto protendido pré e pós-tensionado, pisos industriais e argamassa armada. Devido ao alto calor de hidratação, não é indicado para concreto massa.
O que significa um cimento CP 32?
O cimento Portland Composto com escória, CP II-E-32 pode ser aplicado em argamassas de assentamento, revestimento, contrapiso e chapisco, em concretos simples, armado, rolado ou projetado, em blocos de concreto e elementos pré-moldados de cimento, pavimentos e calçadas, além de solo-cimento (mistura de cimento e terra) ...
Qual é o cimento mais forte?
À longo prazo, o concreto com CP IV apresenta resistência maior do que o concreto feito com cimento comum. CP V – ARI – O cimento ARI (alta resistência inicial) não possui aditivos. Porém, seu clínquer possui dosagem diferenciada. Esse tipo de cimento pode atingir até 26 MPa com 1 dia de cura!
Para que serve o cimento CP IV?
O cimento Portland CP IV-32 RS pode ser aplicado em argamassas de assentamento e revestimento, em argamassas e concretos expostos a ambiente agressivos, em concretos simples, armado, rolado, em lajes e outros artefatos de cimento, em pavimentos e calçadas ou em solo-cimento (mistura de cimento e terra), e fundações.
Qual é a diferença do cimento CP 2 e 3?
Mas afinal qual diferença entre os cimentos CP2 e CP3 ? Os cimentos CP II são ditos compostos pois apresentam, além da sua composição básica (clínquer+gesso), a adição de outro material. ... Este cimento também apresenta melhor resistência ao ataque dos sulfatos contidos no solo.
Como acelerar a pega do concreto?
VEDACIT ADITIVO ACELERADOR ULTRARRÁPIDO acelera de forma ultrarrápida a pega do cimento, permitindo o tamponamento instantâneo de vazamentos e infiltrações, e acelera a resistência de argamassas e concreto para rápida liberação.
Por que o cimento empedra?
“Se o cimento entrar em contato com a água durante o transporte inadequado, sem proteção da chuva, por exemplo, ou durante a estocagem, ele vai empedrar ou endurecer antes do tempo, inviabilizando sua utilização na obra, fábricas de pré-moldados e artefatos de cimento, etc”, explica Arnaldo.
Qual a reação química do concreto?
O concreto é feito da mistura de pedregulhos, areia, água e cimento. ... As fábricas de cimento aquecem o calcário que se decompõe libertando gás carbônico e deixando como resíduo a cal, que é o óxido de cálcio (CaO). Esse aquecimento é feito ao misturar com o calcário a sílica (areia) e o óxido de alumínio.
O que é intervenção provocada por requisição?
Quando o aviso trabalhado termina na sexta-feira?