Como ocorre a dupla fecundação?

Perguntado por: Mauro José Carneiro Andrade  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (49 avaliações)

A dupla fecundação é um processo que ocorre exclusivamente em angiospermas e caracteriza-se pela produção de um embrião e de uma estrutura triploide denominada endosperma. ... Esse processo caracteriza-se pela fecundação da oosfera e dos núcleos polares por dois gametas masculinos.

Por que angiospermas têm fecundação dupla?

A dupla fecundação nas angiospermas é um processo que garante tanto a formação do embrião, originando uma nova planta, quanto do endosperma, um tecido nutritivo. A fecundação ocorre em decorrência do transporte do pólen até o estigma.

Como o óvulo se protege de uma dupla fecundação?

Após o processo de dupla fecundação, a sinérgide restante e as antípodas sofrem degeneração, o embrião começa a desenvolver-se dentro do saco embrionário, forma-se o endosperma, o tegumento do óvulo forma o envoltório da semente e as paredes do ovário com outras estruturas formam o fruto.

Como se dá a fecundação em plantas angiospermas?

A reprodução das angiospermas inicia-se com a polinização, que é o encontro do grão de pólen com a parte feminina de uma flor, mais precisamente o estigma. ... Ao chegar ao estigma, o grão de pólen começa a absorver uma substância açucarada produzida pelas células dessa região, germina e forma o tubo polínico.

Qual a consequência da dupla fecundação para as plantas com flores?

Dupla fecundação leva a formação do embrião e do endosperma, característica exclusiva das plantas com flores, as angiospermas. ... Os grãos de pólen são transferidos para o estigma das plantas através da polinização.

Dupla Fecundação nas Angiospermas - Brasil Escola

34 questões relacionadas encontradas

Como age o tubo polínico?

Os tubos polínicos agem como condutos para transportar as células do gâmeta masculino do grão de pólen, seja do estigma (em planta com flor) para os óvulos na base do pistilo ou diretamente através do tecido do óvulo em alguns gimnospermas.

Como as plantas podem ser classificados?

As plantas podem ser classificadas em quatro grupos básicos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Esses grupos podem ser divididos ainda em plantas vasculares e plantas avasculares. ... Gimnospermas e angiospermas, por sua vez, são plantas vasculares com sementes.

Como se forma o endosperma das gimnospermas?

É formado pela união dos dois núcleos polares do óvulo com um dos núcleos do gameta masculino. Após a fecundação, as sinérgides e as antípodas sofrem degeneração.

Como se formam e qual a função do fruto e da semente Nas angiospermas *?

Após a polinização, o embrião se desenvolve, os tecidos do óvulo se desidratam e ambas as estruturas formam a semente. A parede do ovário se desenvolve em torno da semente e forma o fruto, que é também uma estrutura característica nas angiospermas.

Qual estrutura carrega o Megagametófito?

Macrogametofito ou megagametofito - ginofito = gametófito feminino (n) = saco embrionário maduro > representa a geração sexuada feminina, originada a partir do megásporo; suas estruturas reprodutivas são os gametas femininos (oosfera e célula média).

Quais filos apresentam dupla fecundação?

A dupla fecundação é um processo que ocorre exclusivamente em angiospermas e caracteriza-se pela produção de um embrião e de uma estrutura triploide denominada endosperma.

Qual o nome do tecido triploide 3n resultante da dupla fecundação é que tem função de nutrir o Esporófito em formação?

Neste processo, um destes núcleos fertiliza a oosfera, e dá origem ao embrião, enquanto o segundo se funde com os núcleos polares da célula central do saco embrionário e dá origem ao albúmen, um tecido triploide (com 3n cromossomas) da semente usado para nutrir o embrião..

O que ocorre com o ovário após a fecundação da flor?

Ovário: porção inferior e dilatada do carpelo que envolve e protege os óvulos, os quais estão conectados ao ovário por meio de uma estrutura chamada funículo. Após a fecundação da flor, o ovário irá desenvolver-se em fruto, e o óvulo dará origem à semente.

Quais são os destinos do ovário e do óvulo após a reprodução das angiospermas?

Após a fecundação, o ovário se transforma em fruto e os óvulos, em sementes.

Qual o local onde ocorre a fecundação?

Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.

O que é o endosperma e qual sua função?

O endosperma (ou albúmen, como também é conhecido) é um tecido de armazenamento de nutrientes e está presente na maioria das plantas angiospermas. É triplóide (3n), sendo produto da fusão dos dois núcleos polares do óvulo e um núcleo de gameta masculino.

Como ocorre o desenvolvimento do fruto e da semente?

Um fruto é constituído por duas partes principais: o pericarpo, resultante do desenvolvimento das paredes do ovário, e as sementes, resultantes do desenvolvimento dos óvulos fecundados.

Como se dá a formação do fruto e da semente?

Formado geralmente após a fecundação, o fruto é o ovário maduro, o qual pode incluir ou não algumas partes florais. No interior dos frutos geralmente estão localizadas as sementes, porém em algumas espécies o ovário pode originar frutos mesmo quando não há fecundação, levando a formação de frutos sem sementes.

Como é que surge a semente?

As sementes são formadas a partir da fecundação pela união dos gametas. ... O tubo polínico atravessa o estilete e realiza a fecundação quando uma das células espermáticas do grão de pólen passa pelo tubo polínico e funde-se ao núcleo da oosfera, formando o embrião da semente.

Como se forma o endosperma da semente?

O endosperma é formado durante o processo de dupla fecundação em decorrência da fecundação dos núcleos polares por um gameta masculino e não é tecido gametofítico, nem esporofítico. Geralmente o embrião e o endosperma das angiospermas ocupam o maior volume da semente.

Como ocorre a formação do gametófito feminino?

O gametófito feminino é formado pela mitose do núcleo do megásporo. O citoplasma do megásporo não divide, assim, o gametófito é uma grande massa polinucleada. Em seguida, surgirão membranas formando dois ou mais arquegônios (órgãos produtores de gametas femininos – as oosferas).

O que é o endosperma é como se forma?

Endosperma: O endosperma é o tecido nutritivo da semente, resultante da fecundação dos núcleos polares (do saco embrionário) por um dos gametas masculinos, o que leva à formação de uma estrutura triplóide (3n).

Quais são os grupos de plantas?

As plantas podem ser briófitas, pteridófitas, gimnospermas ou angiospermas.

Quais são as espécies do reino Plantae?

O Reino vegetal ou Reino das plantas (Plantae) é formado por cerca de 260 mil espécies conhecidas de musgos, hepáticas, fetos, plantas herbáceas e lenhosas, arbustos, trepadeiras, árvores e outras formas de vida que cobrem o solo e vivem também na água.

Quais são as características específicas das plantas?

As principais características das plantas são: Células eucariontes: núcleo delimitado por membrana nuclear; Seres autotróficos: produzem o seu próprio alimento; Fotossintetizantes: realizam fotossíntese, o processo para obtenção de alimento e energia.

Artigo anterior
Qual o nome que significa guerreiro?
Artigo seguinte
O que é DPOC grave?