Como ocorre a descarga elétrica de um raio?

Perguntado por: Irina Júlia Alves  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (69 avaliações)

O choque entre as partículas de gelo dentro da nuvem causa uma separação de cargas elétricas positivas e negativas. Quando a diferença de cargas é muito grande, uma carga elétrica, geralmente negativa, chamada condutor, fraca e invisível, deixa a nuvem e ziguezagueia para baixo, entre 30 e 50 metros de altitude.

Como ocorre a descarga elétrica do raio?

Um raio começa com pequenas descargas dentro da nuvem, que liberam os primeiros elétrons em direção ao solo. Quando essa descarga, conhecida como 'líder escalonado', encontra-se a algumas dezenas de metros da superfície, parte em direção a ela uma outra descarga com cargas opostas, chamada de 'descarga conectante'.

Quando ocorre a descarga elétrica?

A descarga inicia quando o campo elétrico produzido por estas cargas excede a capacidade isolante, também conhecida como rigidez dielétrica, do ar em um dado local na atmosfera, que pode ser dentro da nuvem ou próximo ao solo.

Como ocorre o fenômeno do raio?

Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. Se isso ocorre, o raio é o meio de desfazer a tensão, por meio da transmissão da eletricidade.

Como ocorrem os raios e os trovões?

Os raios são descargas elétricas geradas pelo atrito de massas de ar nas nuvens, e os trovões resultam da expansão de massas de ar aquecidas pelos raios.

COMO SE FORMA UM RAIO? Entenda a descarga elétrica na atmosfera | RESUMO DE FÍSICA PARA O ENEM

24 questões relacionadas encontradas

Como ocorre a eletricidade estática?

O fenômeno da eletricidade estática ocorre quando a quantidade de elétrons gera cargas positivas ou negativas em relação à carga elétrica dos núcleos dos átomos. Quando existe um excesso de elétrons em relação aos prótons, diz-se que o corpo está carregado negativamente.

O que atrai os raios para as pessoas?

Na verdade, o que pode atrair um raio em sua direção são objetos metálicos grandes, como varas de pesca, tripés e tacos de golfe. Veículos sem capota, tais como tratores, motocicletas ou bicicletas, também oferecem risco, e a própria água atrai eletricidade.

Como ocorrem as descargas elétricas entre nuvens e a terra?

As cargas positivas ficam na parte superior da nuvem e as cargas negativas na parte inferior. Esta diferença de cargas gera a faísca, a descarga elétrica atmosférica dentro da nuvem. O raio é a descarga elétrica atmosférica que chega ao solo.

Qual a corrente elétrica de um raio?

Raios são descargas elétricas de grande intensidade que conectam o solo e as nuvens de tempestade na atmosfera. A intensidade típica de um raio é de 30 mil Ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico.

O que é uma descarga elétrica?

Raio ou descarga elétrica atmosférica (DEA) é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera, entre regiões eletricamente carregadas, e pode dar-se tanto no interior de uma nuvem (intranuvem), como entre nuvens (internuvens) ou entre uma nuvem e a terra (nuvem-solo).

Onde os raios caem?

Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.

Como se calcula o raio?

O raio de um círculo é sempre igual à metade do comprimento de seu diâmetro.
  1. Por exemplo, se o diâmetro for igual a 4 cm, o raio será igual a 4 cm ÷ 2 = 2 cm.
  2. Em fórmulas matemáticas, o raio é representado por r e o diâmetro, por d.

Quantos Coulomb tem um raio?

Uma única descarga elétrica pode depositar até 30 C (trinta Coulombs) de carga na Terra, isto é, cerca de 1020 elétrons!

Qual é a velocidade de um raio?

Em geral, as primeiras cargas elétricas que iniciam a descarga se propagam a uma velocidade média de 400.000 km/h.

O que é preciso para que uma descarga elétrica ocorre entre a Terra e uma nuvem carregada?

Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.

Como ocorrem as descargas elétricas durante as chuvas?

Durante a atividade elétrica da tempestade, o campo elétrico da nuvem tende a acumular estas gotículas em algumas regiões, assim, aumentando a concentração de gotículas e possibilitando que haja colisões e coalescência destas pequenas partículas.

O que acontece quando um raio atinge a Terra?

Muitas funções corporais funcionam por meio de eletricidade, como os músculos ou os nervos cerebrais. Uma forte descarga atrapalha esse sistema. Se os músculos são afetados, ficam flácidos e não podem mais ser controlados. A vítima tomba ao chão, fica caída e não consegue se mexer, paralisada.

É perigoso mexer no celular quando está relampejando?

Entenda os perigos e o que não fazer com o aparelho quando estiver relampejando? Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador.

Pode mexer no celular com raios?

Apesar de muitas pessoas pensarem que o celular atrai raios, a resposta é não, smartphones não fazem com que você tenha mais chances de ser atingido por um raio. Esse mito já foi desmentido por vários especialistas, incluindo profissionais NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration).

É verdade que o espelho atrai raios?

Espelho atrai raios? Não. A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade.

O que é eletricidade estática exemplo?

Exemplos de eletricidade estática

Esfregar com um tapete de lã. Se um tapete de lã for espalhado no chão, ao esfregar, o corpo humano poderá receber uma carga elétrica negativa. Eletrificação de um pente de plástico. Neste exemplo, com o atrito do pente com o cabelo, há uma transferência de elétrons.

O que causa energia estática no corpo?

A eletricidade estática é gerada pelo atrito do colchão com o corpo. Ela, por sua vez, eleva a produção do hormônio cortisol. O cortisol é muito importante no nosso dia a dia, especialmente para lidarmos com situações de pressão, mas é prejudicial ao sono. Ou seja, à noite é melhor evitá-lo.

O que é a energia estática?

Energia estática choque

“Eletricidade estática é o equilíbrio de todas as cargas, tanto positiva (prótons), como negativa (elétrons) de um corpo”, explica o físico Claudio Furukawa, do Instituto da Física da USP. Todos os corpos são neutros. Isso significa que há o mesmo número de cargas positivas e negativas.

Qual é o valor de um Coulomb?

1 Coulomb é a carga elétrica de 6,25 . 1018 prótons (ou elétrons).

Qual o valor de Coulomb?

O Coulomb de carga elétrica é equivalente à quantidade de carga que é transportada por uma corrente elétrica de 1 ampere, durante o intervalo de tempo de 1 segundo. Portanto, dizemos que 1,0 C é equivalente a 1,0 A.

Artigo anterior
Como adiantar recebimento Mercado Pago?
Artigo seguinte
Como identificar as características do Simbolismo?