Como ocorre a captura eletrônica?

Perguntado por: Mafalda Carlota Valente Correia Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (32 avaliações)

A captura eletrônica ou captura eletrónica é um tipo de emissão beta. Neste processo um elétron de um átomo, normalmente da camada K, se combina com um próton do núcleo formando um nêutron e um neutrino.

Quem captura elétrons?

O elétron é normalmente capturado a partir de uma camada interna de um átomo (camada K). Esse processo compete com decaimento beta positivo, mais comum em núcleos mais leves.

Como ocorre o processo de decaimento radioativo?

Um decaimento radioativo ocorre quando isótopos instáveis têm seus núcleos rompidos em razão da instabilidade atômica. Para entender por que um isótopo se desintegra é preciso nos atentar para o núcleo atômico. ... Diante disso, o núcleo se rompe, por não conseguir comportar essas cargas repelentes.

Qual o fenômeno com o qual a captura eletrônica compete?

DESINTEGRAÇÃO POR CAPTURA ELETRÔNICA

Este é um processo que compete com a desintegração beta mais, ocorrendo quando o núcleo possui um excesso de prótons.

Como é o processo de decaimento alfa?

A emissão alfa , desintegração alfa ou decaimento alfa é uma forma de decaimento radioativo que ocorre quando um núcleo atômico instável emite uma partícula alfa transformando-se em outro núcleo atômico com número atômico de duas unidades menor e número de massa 4 unidades menor.

CAPTURA ELETRÔNICA POR ACADEMIA DE RADIOLOGIA

43 questões relacionadas encontradas

Como saber o tipo de decaimento?

Os decaimentos podem ser de três tipos: alfa, beta e gama. Cada um deles corresponde à uma partícula radioativa diferente, que altera o núcleo do átomo emissor de acordo com suas características. Decaimento alfa: nela, o núcleo instável emite uma partícula alfa, que é um núcleo de Hélio.

Quais são os tipos de decaimento espontâneo?

Reações de Decaimento
  • As reações nucleares ocorrem em átomos instáveis. No decaimento alfa, ocorre a emissão de uma partícula que tem estrutura formada por dois prótons e dois nêutrons. ...
  • O urânio decai para tório mais energia. Não pare agora... ...
  • Decaimento Alfa. ...
  • Decaimento Beta (elétron) ...
  • Decaimento Beta (pósitron)

O que é considerado o fenômeno do decaimento?

Desintegração radioativa, ou decaimento radioativo, é o nome dado ao fenômeno da transformação de um átomo em outro por meio da emissão de radiação a partir de seu núcleo instável. O núcleo de um átomo é instável quando a combinação do número de prótons e do número de nêutrons em seu interior não confere estabilidade.

Como ocorre a emissão de partículas alfa é beta?

A partícula “Alfa” possui carga positiva, constituída por 2 prótons e 2 nêutrons. Tal partícula provém da quebra de um núcleo de átomo radioativo, e adquire a carga positiva de + 2. A radiação Alfa possui massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações (Beta e Gama). ...

Como saber se é alfa beta ou gama?

Um núcleo radioativo emite radiação alfa ou beta, e a radiação gama está sempre presente. A partícula beta pode atingir uma velocidade de até 95% da velocidade da luz, já a partícula alfa é mais lenta e atinge uma velocidade de 20.000 km/s, e os raios gama atingem a velocidade das ondas eletromagnéticas (300.000 km/s).

O que é transição Isomerica?

A transição isomérica é aquela que supõe a desexcitação de um determinado estado isomérico, mediante a emissão da radiação gama que lhe corresponde. A transição permitida é aquela cuja probabilidade não é desprezável. A transição proibida é a que tem associada uma probabilidade desprezível ou nula.

O que significa conversão interna?

Conversão interna é um processo de decaimento radioativo em que um núcleo atómico excitado interage eletromagneticamente com um dos eletrões que orbitam o átomo, o que faz com que o eletrão seja emitido, ou ejetado, do átomo.

Quando um núcleo tem excesso de nêutrons pode haver a conversão de um desses em um próton como resultado é emitido do núcleo um pósitron?

( ) Um átomo leve pode decair emitindo uma partícula alfa (2 prótons e 1 nêutron), a qual tem um baixo poder de ionização e alta penetração. ( ) Um núcleo com excesso de prótons pode converter uma dessas partículas em um nêutron, liberando um pósitron do núcleo. ... Como resultado, é emitido, do núcleo, um pósitron.

Como funciona o processo de radiação?

A radiação de partículas ocorre quando um átomo instável (ou radioativo) se desintegra. A radiação eletromagnética (EM), por outro lado, não tem massa e viaja pelas ondas. A radiação EM pode variar de energia muito baixa para energia muito alta, e chamamos esse espaço de espectro eletromagnético.

Para que serve o decaimento radioativo?

O processo de decaimento radioativo, sinônimo para tempo de meia-vida (t1/2) ou período de semidesintegração (P), é o fenômeno estatístico que permite prever por quanto tempo determinada quantidade de átomos produzirá emissões radioativas.

Como é produzido o lixo radioativo?

Lixo nuclear, também conhecido como lixo atômico, é proveniente das escórias radioativas produzidas durante o processo de fissão nuclear. Esse tipo de lixo é gerado nos reatores nucleares.

O que mantém os elétrons em órbita?

Já conhecemos o modelo atômico e sabemos que ele possui um núcleo positivo circundado por uma eletrosfera negativa. O que mantém os elétrons em torno do núcleo é a atração magnética que um exerce sobre o outro.

Quando um elétron é arrancado de um átomo O que acontece?

A cada elétron quando retirado de um átomo, o raio atômico desse átomo ficará menor, sendo necessário mais energia para a remoção de outro átomo. Desta forma, a energia de ionização utilizada na remoção de uma átomo anterior será menor que a seguinte.

Qual o nome dado ao espaço deixado por um elétron no átomo?

Os elétrons ficam na eletrosfera do átomo, movimentando-se ao redor do núcleo em órbitas circulares chamadas de camadas eletrônicas.

Como ocorre a partícula beta?

A emissão de uma partícula beta (0-1β) é resultado do rearranjo do núcleo instável do átomo radioativo de modo a adquirir estabilidade. Para tanto, ocorre um fenômeno no núcleo, no qual um nêutron se decompõe originando três novas partículas: um próton, um elétron (partícula β) e um neutrino.

Como são formadas as partículas alfa?

Sabe-se que as partículas alfa são núcleos de hélio, isto é, elas são formadas por dois prótons e dois nêutrons, ligados. Alguns núcleos radioativos emitem espontaneamente raios alfa, e sabemos que os cientistas do século XIX usavam como fontes de radiação alfa o polônio.

O que são as partículas alfa é beta?

A radiação alfa possui massa e carga elétrica relativamente maior que as demais radiações. A radiação beta possui carga negativa, se assemelha aos elétrons. As partículas beta são mais penetrantes e menos energéticas que as partículas alfa, conseguem atravessar o papel alumínio, mas são barradas por madeira.

O que é lei de decaimento radioativo?

A lei de decaimento radioativo é uma lei universal que descreve o comportamento estatístico de um grande número de nuclídeos. Como foi escrito, o decaimento radioativo é um processo aleatório no nível de átomos únicos, pois, segundo a teoria quântica, é impossível prever quando um determinado átomo decairá.

O que é núcleo pai é núcleo filho?

NÚCLEONS - São os prótons e/ou neutrons, isto é, são as partículas que compõem os núcleos. NÚCLEO PAI - É o precursor imediato de um núcleo filho. VEJA produto filho. NUCLÍDEO - É cada diferente tipo de átomo caracterizado por seu número de massa, número atômico e estado de energia de seu núcleo.

Artigo anterior
O que é adoração a Deus?
Artigo seguinte
O que o veneno do pepino faz?