Como ocorre a aromatização da testosterona?

Perguntado por: Teresa Leal Jesus  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (21 avaliações)

A aromatase é uma enzima responsável por realizar a conversão do excesso de testosterona em estrogênio. Essa conversão, quando em níveis normais, é extremamente saudável para regularizar atividades metabólicas. Geralmente nosso corpo converte de 3% a 5% de testosterona em estrogênio.

Porque ocorre a aromatização?

O corpo não consegue aproveitar o hormônio que está em excesso no organismo, o que pode levar ao fenômeno que os médicos chamam de "aromatização", que, de maneira simplificada, é a transformação do hormônio dentro do organismo.

Como evitar a aromatização da testosterona?

Composto de astaxantina e saw palmetto: aumentam em 15% os níveis de testosterona em homens após 40 dias de uso, sem causar aromatização (conversão de testosterona em hormônio feminino – estradiol).

Qual é a função da aromatase?

A aromatase é uma enzima da família do citocromo P-450, produto do gene CYP19, que catalisa a conversão de androstenediona em estrona e de testosterona em estradiol, atuando como controladora da taxa de biossíntese de estrogênios (OLIVEIRA et al., 2006a; LEAL et al., 2010).

Como combater a aromatização?

Resumindo, comer uma grande quantidade e variedade de frutas, verduras, chás, grãos, raízes, etc., irá proporcionar grandes chances de minimizar a aromatase no corpo.

VOCÊ SABE O QUE É AROMATIZAÇÃO? PARE DE BLOQUEAR SEU ESTROGÊNIO

23 questões relacionadas encontradas

Como acontece a queda de testosterona?

Diminuição do hormônio: motivos

A queda da testosterona acontece gradativamente após os 40 anos de idade, no homem. Para alguns, esta queda acontece após os 50, 60 ou 70. Não existe um padrão cronológico unânime, como no caso da menopausa.

O que causa a falta de testosterona?

As manifestações clínicas que acompanham a diminuição da testosterona são: alterações da capacidade de ter uma ereção rígida, falta de interesse sexual, mudança do humor, menor atividade intelectual, dificuldade de concentração, irritabilidade, problemas de memória e desorientação espacial.

O que causa a baixa de testosterona?

Disfunção erétil; Diminuição das ereções espontâneas matinais; Dificuldade de atingir o orgasmo; Diminuição das fantasias sexuais.

Como reduzir a aromatase?

Use inibidores de aromatase para prevenir a elevação do estrogênio. Esses inibidores são um tipo de medicamento que reduz os níveis de estrogênio combatendo as enzimas aromatase, que converte a testosterona em estradiol. Consulte um médico para pegar uma receita para anastrozole, letrozol ou um inibidor semelhante.

Como bloquear a testosterona de forma natural?

Como baixar os níveis de testosterona

Também é possível diminuir esse hormônio de forma natural, tomando chá verde diariamente e adotando alimentos integrais e diminuindo o consumo de carboidratos como arroz, macarrão, batata e pão branco.

O que usar na TPC?

5- Quais são os medicamentos mais utilizados?
  • silimarina: responsável pela recuperação do fígado;
  • anastrozol: impede que sua testosterona se transforme em estrogênio;
  • clomifeno: inibe a produção do estrogênio e restaura os níveis naturais de testosterona;
  • tamoxifeno: evita o aumento das mamas nos homens.

Quem produz a aromatase?

Aromatase está localizada em células produtoras de estrogênio nas glândulas supra-renais, ovários, placenta, testículos, tecido adiposo (gordura) e cérebro.

Qual exame detecta aromatase?

O exame de estradiol tem como objetivo verificar os níveis desse hormônio circulante no sangue, sendo importante para avaliar o desenvolvimento de funcionamento dos ovários, nas mulheres, e dos testículos, no homem, especialmente nos casos de infertilidade.

O que é anti aromatizantes?

A Anti-Aromatase inibe o desenvolvimento da enzima que tem a capacidade de converter a testosterona em hormônios femininos. Seu efeito é potencializado com os Fito-hormônios.

Como inibir a aromatase naturalmente?

Cúrcuma. Também conhecida como açafrão da terra e turmeric (termo inglês), um tempero bastante utilizado na cozinha indiana, possui uma substância chamada curcumina que também consegue inibir a aromatase, além de ser comprovadamente anti-inflamatória e utilizada em dietas anti-câncer.

O que é aromatizar testosterona?

A aromatase é uma enzima responsável por realizar a conversão do excesso de testosterona em estrogênio. Essa conversão, quando em níveis normais, é extremamente saudável para regularizar atividades metabólicas. Geralmente nosso corpo converte de 3% a 5% de testosterona em estrogênio.

Porque a testosterona se transforma em estrogênio?

Além da ação direta em algumas funções físicas, uma pequena parte da testosterona que o homem produz normalmente é convertida em estrogênio por meio de uma enzima chamada aromatase. Quanto maior o nível de testosterona num homem normal, maior será a produção de estrogênio.

Porque a testosterona se converte em DHT?

A testosterona é convertida em di-hidrotestorena no organismo através da ação da enzima 5-alfa-redutase. Assim, uma forma eficaz de diminuir os níveis de DHT sem reduzir também os níveis de testosterona é por meio da inibição dessa enzima.

Porque a testosterona vira estradiol?

Os receptores de estradiol, bem como da aromatase, a enzima que converte a testosterona em estradiol, são abundantes no cérebro, no pênis e testículos, órgãos importantes para a função sexual. No cérebro, o estradiol tem a síntese aumentada em áreas relacionadas para a excitação sexual.

O que fazer para diminuir o estradiol?

Para controlar os níveis de estradiol é necessário um tratamento hormonal, normalmenteà base de anticoncepcionais ou medicamentos próprios para controle hormonal. O tempo de resposta do tratamento varia de pessoa para pessoa, pois depende do organismo.

O que fazer para aumentar a testosterona?

5 dicas para aumentar a testosterona
  1. Comer mais zinco e vitaminas A e D. A alimentação também pode interferir diretamente nos níveis de testosterona circulantes. ...
  2. Praticar atividade física. ...
  3. Ter uma boa noite de sono. ...
  4. Manter o peso adequado. ...
  5. Usar suplementos.

Quais são os 5 ladrões da testosterona?

  • Praticar atividade física. O excesso de peso e obesidade é um grande inimigo da testosterona. ...
  • Comer mais gordura natural. A testosterona é derivada do seu colesterol. ...
  • Tomar sol. ...
  • Dormir pelo menos 7 horas. ...
  • Fazer mais sexo. ...
  • Aliviar estresse. ...
  • Ser competitivo.

O que rouba a testosterona do homem?

Os níveis de testosterona diminuem depois de ingerir açúcar. É necessário reduzir ou eliminar o açúcar que ingere com os alimentos e as bebidas. · Diminuaou elimine o consumo de álcool. · Faça uma dieta saudável à base de legumes, frutas, gorduras saudáveis...

Qual a fruta que aumenta a testosterona?

Frutas vermelhas

Morango, amora e framboesa são fontes poderosas de vitamina C e antioxidantes que diminuem a produção de radicais livres. Por isso, ativam o processo de produção de testosterona, além de melhorar o fluxo sanguíneo e, consequentemente, a circulação e a vasodilatação.

Para que serve o exame de estrona?

A estrona é muito utilizada para avaliação do hipogonadismo, avaliação da puberdade precoce (completa ou parcial) e para diagnóstico de tumores feminilizantes e acompanhamento de reposição hormonal na menopausa, em alguns casos.

Artigo anterior
O que significa a responsabilidade Pré-contratual?
Artigo seguinte
O que acontece quando o circuito elétrico está aberto?