Como obter licença de exportação?

Perguntado por: Inês Oliveira de Jesus  |  Última atualização: 28. April 2025
Pontuação: 4.4/5 (73 avaliações)

Como acessar o módulo LPCO na exportação?
  1. Acesse o Portal Siscomex.
  2. Entre com seu Certificado Digital de Exportador ou Despachante Aduaneiro.
  3. Clicar no módulo Exportação na tela principal do Portal.
  4. Clicar no Menu TA/LPCO.
  5. Clicar na opção Incluir Pedido.

Como tirar licença para exportação?

A licença de exportação (no caso do tratamento administrativo exigi-la), será solicitada pelo exportador ao órgão anuente por meio do módulo LPCO, e o órgão anuente responsável analisará o requerimento, mantendo-se os prazos vigentes atuais para análise (Lei 9.784, de 29/01/1999, art. 49).

O que é preciso para fazer exportação?

Para exportar é preciso estar atento no mercado internacional e a empresa precisa estar dentro da legalidade, além disso a empresa precisa estar habilitada no Portal Siscomex, para que a Receita Federal possa acompanhar como a empresa está dentro do Comércio Internacional.

Como ser exportador autorizado?

É preciso se inscrever no Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros (Radar), que corresponde ao registro de exportadores e importadores realizado pela Receita Federal, para obter a senha que permite ao usuário o acesso ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), sistema que se tornou um ...

Quais órgãos precisa solicitar autorização para exportação?

Esta forma de trabalho já é adotada nos procedimentos da Receita Federal, da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) e da Polícia Federal, entre outros órgãos.

Registro de Exportação DU-E. Aprenda como fazer?

31 questões relacionadas encontradas

Quem emite o comprovante de exportação?

É um documento de competência e acesso exclusivos por parte da Secretaria da Receita Federal do Brasil. Recomenda-se contatar a unidade da RFB onde a empresa tem sua jurisdição.

Qual documento comprova a exportação do produto?

Fatura Comercial ou Commercial Invoice

É o documento internacional emitido pelo exportador que, no âmbito externo, equivale à Nota Fiscal. Sua validade começa a partir da saída da mercadoria do território nacional. A Fatura Comercial é imprescindível para o importador desembaraçar a mercadoria em seu país.

O que é o registro de exportação?

O Registro de Exportação (RE) é o conjunto de informações de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracteriza a operação de exportação de uma mercadoria e define o seu enquadramento.

Como é o processo de exportação?

De acordo com informações do material Exportação Passo a Passo disponibilizado pelo Ministério das Relações Exteriores, nesta modalidade de cobrança, o exportador envia a mercadoria ao país de destino e entrega os documentos de embarque e a Letra de Câmbio ao banco negociador do câmbio no Brasil (banco remetente).

Quem pode se habilitar no Siscomex?

Habilitação no Siscomex

Antes de iniciar suas operações de comércio exterior, toda pessoa física ou jurídica deve comparecer a uma unidade da Receita Federal para obter sua habilitação.

Como o MEI pode exportar?

O MEI pode exportar produtos pelos Correios. Para isso, é preciso apresentar documentos como conhecimento de embarque, nota fiscal e fatura comercial (invoice).

Quais as cinco etapas de um processo de exportação?

Principais Etapas da Exportação
  • Por que Exportar?
  • Planejando a Exportação.
  • Conhecendo Temas Importantes.
  • Identificando Mercados.
  • Promovendo os Produtos.
  • Negociando com o Importador.
  • Operacionalizando a Exportação.
  • Onde buscar apoio ou informações.

Quem emite o certificado de origem?

Qualquer empresa pode emitir o Certificado de Origem, desde que esteja habilitada a operar no mercado internacional segundo a legislação brasileira vigente.

O que é CCT na exportação?

O módulo CCT controla a localização da carga de exportação e sua movimentação entre os diversos intervenientes durante todo o despacho aduaneiro.

Quem emite a licença de importação?

A Licença de Importação (LI) é um documento por meio do qual o Governo autoriza a importação realizada por uma empresa ou pessoa física, mediante verificação do cumprimento de normas legais e administrativas.

O que é um due?

A DU-E (Declaração Única de Exportação) é um documento eletrônico que contém informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística, que caracterizam a operação de exportação dos bens por ela amparados e definem o enquadramento dessa operação; e serve de base para o ...

Quais são os quatro tipos de exportação?

Por isso, é fundamental conhecer as principais características de cada tipo de exportação.
  • Exportação Direta.
  • Exportação Indireta.
  • Consórcio de Exportação.

Quem pode ser um exportador?

Quem pode exportar

A legislação brasileira não estabelece muitas restrições no que diz respeito a quem pode exportar. As pessoas físicas ou jurídicas precisam apenas estar inscritas no Registro de Exportadores e Importadores (REI), feito de forma automática, quando a empresa vai exportar pela primeira vez.

Quais são as etapas da exportação?

Para que você, empresário que está pensando em apostar na exportação, entenda mais sobre o assunto, vamos abordar as principais etapas e procedimentos técnicos da operação: pesquisa e planejamento, negociação e vendas, e envio da mercadoria.

Como comprovar exportação?

Quais os principais documentos necessários para exportar?
  1. Fatura comercial ou invoice. ...
  2. Fatura Proforma (ou Proforma Invoice) ...
  3. Nota Fiscal de Exportação (NF-E) ...
  4. Declaração Única de Exportação. ...
  5. Romaneio de carga ou Packing List. ...
  6. Conhecimento de embarque. ...
  7. Certificado de origem. ...
  8. Carta de crédito.

O que é RUC em exportação?

RUC: O que é? A RUC (Registro único de carga) ou Em inglês: UCR é o identificador único e irrepetível que servirá de base para o controle da armazenagem e movimentação de cargas para exportação.

Quais documentos são exigidos nos procedimentos de exportação e importação?

Principais Documentos para importação:
  • Certificado de origem (CO);
  • Packing List ou Romaneio de Carga;
  • Fatura Proforma ou Proforma Invoice;
  • Fatura Comercial ou Commercial Invoice;
  • Conhecimento de embarque;
  • Licenciamento de Importação (LI);
  • Declaração de Importação (DI).

Quando é necessário licença de importação?

Entre as mercadorias que precisam de licença de importação, devido às exigências de órgãos anuentes, estão medicamentos, óculos de sol, brinquedos e alimentos. Por isso, cada situação precisa ser analisada individualmente para que o importador não sofra penalidades pela falta do documento.

O que significa a sigla Siscomex?

O que é o Siscomex? O Sistema Integrado de Comércio Exterior é um portal do Governo Federal que reúne os dados de registro, monitoramento e controle das atividades de comércio exterior. A plataforma foi criada para reduzir burocracia, tempo e custos das exportações e importações brasileiras.

Quais são os registros necessários para uma empresa importar ou exportar?

Para exportar e/ou importar, as empresas devem estar cadastradas no REI - Registro de Exportadores e Importadores da Secretaria de Comércio Exterior. A inscrição no REI é automática, no ato da primeira operação no Siscomex, sem maiores formalidades.

Artigo anterior
Qual o papel do engenheiro na gestão do meio ambiente?
Artigo seguinte
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve Mateus 11 30?