Como o trombo pode evoluir?

Perguntado por: Rodrigo Coelho  |  Última atualização: 23. September 2024
Pontuação: 4.3/5 (18 avaliações)

Importante: A trombose, se não tratada corretamente, pode evoluir para algumas complicações, como a embolia, e provocar, inclusive a morte. Por isso, assim que surgirem os primeiros sintomas, procure imediatamente um médico.

Como é a evolução da trombose?

Uma vez formado, o coágulo pode retardar ou bloquear o fluxo sanguíneo normal, e até se soltar e viajar para algum órgão. Isso pode resultar em lesão significativa, incluindo ataque cardíaco, derrame e o tromboembolismo venoso (TEV). Caso esse coágulo se desloque até o pulmão o evento pode ser fatal.

O que pode acontecer com um trombo?

O problema gera um quadro de dor e edema (inchaço) no membro afetado por dificuldade de passagem de sangue por este trajeto venoso. Além disso, pode estar associada à soltura de parte destes trombos que vão migrar diretamente aos pulmões (embolia pulmonar).

Como acontece a formação de um trombo?

A formação do trombo ocorre em razão de uma agregação plaquetária no local que sofreu injúria. Em algumas ocasiões, o trombo também pode surgir graças às alterações no fluxo sanguíneo, geralmente quando sua velocidade está diminuída.

Quando o trombo sobe?

Fatores de risco:

Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.

Trombose Venosa Profunda (TVP) e Embolia Pulmonar (EP).

40 questões relacionadas encontradas

Quais as fases de um trombo?

A trombose é considerada aguda quando o tempo entre a formação do coágulo e o diagnóstico não ultrapassa 2 semanas. A partir da 3ª semana passa a ser considerada subaguda/crônica.

Quais as fases da trombose?

A trombose venosa profunda pode acionar defesas do organismo, e sua evolução é dividida em três fases4:
  • Fase aguda: dores, edema, reações inflamatórias dos linfáticos, febre, diminuição do tempo de coagulação;
  • Fase de defesa: diminuição súbita do edema, diurese abundante (urinar muitas vezes) e interrupção da febre;

Quais as 4 etapas da coagulação?

O modelo da coagulação baseado em superfícies celulares substitui a tradicional hipótese da "cascata" e propõe a ativação do processo de coagulação sobre diferentes superfícies celulares em quatro fases que se sobrepõem: iniciação, amplificação, propagação e finalização.

Qual o tipo de trombose mais grave?

Tipos de trombose

Trombose arterial - ocorre quando o coágulo de sangue bloqueia uma artéria. Acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e infartos podem ser consequências de tromboses arteriais. Esta trombose costuma ser mais grave do que a venosa.

Qual o primeiro sinal de trombose?

Dores nas pernas persistentes podem ser um alerta vermelho para a trombose. Em caso de câimbras, dores que pioram ao contrair a musculatura, descoloração da pele ou coloração azulada ou esbranquiçada, procure ajuda médica.

Quanto tempo leva para o trombo se desfazer?

O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.

Como remover um trombo?

O médico insere um cateter especial através de uma pequena incisão na pele e o guia até o local onde o trombo está localizado. O cateter é então usado para remover ou dissolver o trombo, restaurando o fluxo sanguíneo normal.

Como retirar o trombo?

A maioria dos casos de trombose pode ser tratada sem cirurgia, com medicamentos anticoagulantes, que impedem o aumento dos coágulos. Numa situação de urgência, o angiologista ou cirurgião vascular avaliam a necessidade de intervenção cirúrgica para retirar o coágulo ou impedir que ele se desloque.

Qual a diferença entre trombose e trombo?

Para classificar o trombo (coágulo) os médicos observam primeiro em qual vaso sanguíneo ele se desenvolveu. Se ele se formou em uma artéria, como no cérebro ou coração, recebe o nome de trombose arterial. No caso de ocorrer em uma veia é chamado trombose venosa.

O que não pode fazer quando se tem trombose?

O que Não Fazer
  1. Cruzar as pernas ao sentar-se para não afetar a circulação;
  2. Fumar;
  3. Ingerir bebidas alcoólicas em excesso ou com frequência;
  4. Permanecer na mesma posição por um período prolongado;
  5. Praticar esportes de contato ao fazer uso de anticoagulantes por causa do risco de sangramento após um trauma;

Quais as sequelas de uma trombose na perna?

Durante o processo de dissolução do coágulo, podem ficar sequelas no interior das veias que destroem a estrutura das válvulas venosas (que favorecem o fluxo sanguíneo para cima). Essas alterações prejudicam o retorno do sangue e causam inchaço, varizes, endurecimento da pele, feridas e outras complicações.

Quando a trombose pode levar à morte?

A trombose venosa localizada nas pernas não oferece risco de morte. Entretanto, o coágulo pode se desprender, migrar pela corrente sanguínea e se alojar nos vasos sanguíneos do pulmão – conhecido como embolia pulmonar, que apresenta risco de morte.

Quem tem trombose corre risco de morte?

Entretanto, em qualquer dos casos o tratamento com medicação deve ser urgente, porque o coágulo de sangue pode fluir através da corrente sanguínea alojando-se em órgãos como os pulmões, gerando uma embolia pulmonar, ou no cérebro, gerando uma trombose cerebral, por exemplo, situações graves que podem até levar à morte.

Quem tem trombose corre risco de vida?

Mesmo quando se inicia na perna, o coágulo pode se movimentar para outras regiões do corpo, nas quais pode ser fatal. Alguns exemplos são quando o trombo vai parar no pulmão ou no cérebro e causa, respectivamente, uma embolia pulmonar e um acidente vascular cerebral (AVC).

É perigoso quando o sangue coagula?

Coagulação excessiva significa o sangue coagular muito facilmente ou em excesso. O funcionamento dos coágulos sanguíneos é adequado quando eles estancam um sangramento depois de uma lesão. Porém, os coágulos sanguíneos que surgem quando não há sangramento podem ser perigosos.

Qual é o anticoagulante natural?

Cebola: Recomendamos que você o consuma crua. É considerado como um anticoagulante natural por excelência. Alho: Graças às suas propriedades que reduzem os riscos coronários, é muito benéfico para prevenir a formação de coágulos sanguíneos.

Como tirar coágulo de sangue na perna?

O tratamento é realizado com o uso de medicamentos anticoagulantes, que ajudam a desfazer os coágulos e impedir sua formação. Por serem medicamentos que interferem no processo de coagulação sanguínea, devem ser utilizados sob prescrição médica, dentro do ambiente hospitalar.

Como é a dor de uma trombose?

Na trombose venosa profunda o paciente normalmente sente uma dor forte no membro, de início súbito, e que pode ou não ser acompanhada de inchaço. Muitas vezes o paciente acredita tratar-se de uma dor muscular e não procura auxílio médico. Portanto se a dor é forte e persistente, é prudente realizar uma avalição médica.

Como cuidar de uma pessoa com trombose?

ingerir bastante água; usar meias elásticas no caso de insuficiência venosa, sempre com orientação médica; durante viagens longas, usar roupas e calçados confortáveis e movimentar as pernas mesmo sentado; para quem trabalha por muito tempo na mesma posição é importante se movimentar ou usar meias de compressão.

Qual é o melhor remédio para trombose?

Trombose
  • 7% Xarelto 20mg C/28 Comprimidos. ...
  • 6% Eliquis Apixabana 5mg Com 60 Comprimidos Pfizer. ...
  • 7% Xarelto 15mg C/28 Comprimidos. ...
  • 6% Eliquis Apixabana 2,5mg Com 60 Comprimidos Pfizer. ...
  • 14% Pradaxa 110mg C/60 Cápsulas. ...
  • 7% Eliquis Apixabana 2,5mg Com 20 Comprimidos Pfizer. ...
  • 6% Pradaxa 150mg C/60 Cápsulas. ...
  • 16% VERSA 20MG/0,2ML COM 2.

Artigo anterior
Como saber se a válvula está queimada?
Artigo seguinte
Quem tem um filho recebe quanto de bolsa família?