Como o professor pode refletir sobre sua prática docente?

Perguntado por: Fernando Vieira de Pinheiro  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (58 avaliações)

O professor deve, portanto, observar sua prática, meditar a respeito das necessidades apresentadas e, voltar-se para si mesmo com uma análise franca e, acima de tudo, construtiva de sua prática, para que assim de fato ele possa buscar uma possível melhoria.

Como deve ser a postura do professor em sua prática docente?

Ao assumir uma postura profissional adequada, o educador deverá se ater à importância de se instaurar um clima de reciprocidade, principalmente no que se refere ao respeito. Sendo assim, tal possibilidade se concretizará efetivamente, tendo ele como principal agente de todo o processo.

Qual a relevância de refletir sobre a prática docente?

Assim, se a reflexão sobre a ação pode ser considerada uma estratégia importante para a docência, visto que permite encontrar caminhos para o aprimoramento da prática e des- cobrir acertos e erros do trabalho educacional para construir novos rumos de atuação, há que se considerar sua importância na docência superior ...

O que é prática docente reflexiva?

A prática reflexiva tem como destaque a formação de professores que tenham condições de reformulação de conceitos, a possibilidade de que os alunos também possam ter uma participação crítica no que estão aprendendo, renovando as condições de aprendizado e trazendo mudanças que também tornem o aluno um individuo que ...

Como fazer uma prática reflexiva?

Como fazer? De uma forma simplificada, a prática reflexiva consiste em um ciclo infinito de ir pra prática, refletir sobre a experiência, extrair aprendizados e então voltar pra ela novamente tentando adaptá-la a partir do que foi aprendido.

Cap 1.8 - Ensinar Exige Reflexão Crítica Sobre a Prática - Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire

24 questões relacionadas encontradas

O que são práticas reflexivas?

A prática reflexiva implica compreender que a formação consiste num processo contínuo, portanto o professor está em contínua formação, e pode fazer deste processo também fonte de reflexão e aprendizado na medida em que a problematiza.

Como se faz um registro reflexivo?

Para te ajudar a incluir esse hábito na sua rotina, listamos sete boas práticas para começar em 2021:
  1. Tenha em mente que você sempre vai sentir falta de registrar algo. ...
  2. Faça um diagnóstico no início do ano. ...
  3. Se não puder anotar na hora, crie mecanismos para lembrar. ...
  4. Fotografe, grave e abuse do audiovisual!

O que é aprendizagem reflexiva?

Constitui uma reflexão orientada para a ação futura, que ajuda a compreender novos problemas e a descobrir novas soluções (SCHON, 1983). Outro importante representante do processo de aprendizagem reflexiva é Mezirow, autor que assumiu grande protagonismo na década de 90 na literatura norte americana.

Quais são os três princípios fundamentais para que um professor seja reflexivo?

Quais são os três princípios fundamentais para que um professor seja reflexivo na sua gestão em sala de aula? Assinale a alternativa correta. a ) Direcionamento da ação, estudo da ação e individualização da ação. b ) Especificidades da ação, discussão na ação e transformação na ação.

O que é ser reflexivo?

Significado de Reflexivo

adjetivo Que se comporta com reflexão; que reflete ou pondera; ponderado. Que expressa ponderação, serenidade; sereno: era calmo e reflexivo. Que está imerso em si mesmo: não prestava atenção em nada, estava reflexivo.

Qual a importância de refletir sobre a prática de ensinar?

Essa atitude ajuda o professor a diagnosticar sua forma de ensinar. Pensar é começar a mudar Quem não reflete sobre o que faz acomoda-se, repete erros e não se mostra profissional. O professor deve refletir para entender o seu aluno, para mudar algo que não esta dando certo, para conhecer novas metodologias e enfim!

Qual a importância do docente?

O trabalho docente é a base da formação escolar e contribui não só com o desenvolvimento dos alunos, mas com o progresso da sociedade em geral, utilizando o conhecimento e a educação como instrumento.

Qual a importância de ser reflexivo?

A reflexão, como a capacidade de se voltar sobre si mesmo, sobre as construções sociais, sobre as intenções, representações e estratégias de intervenção, supõe a inevitabilidade de utilizar o conhecimento à medida que vai sendo produzido, para enriquecer e modificar a realidade e suas representações, as próprias ...

Qual deve ser a postura de um bom professor?

O bom professor deve saber que isto tudo pode ter acontecido não somente por causa de um descuido do aluno, mas saber, que imprevistos acontecem, como : doenças , atrasos no trânsito ou simples razões emocionais e quando isso acontecer saber compreender e ajudar o seu educando auxiliado pelo seu bom senso na hora de ...

Qual deve ser a postura do professor em relação à avaliação?

O professor deve enxergar a avaliação também, como uma forma de analisar sua prática e assim saber o que precisa nela mudar. Observando o que os alunos aprenderam, o professor avalia o que precisa retomar, e isso tem de ser feito diariamente.

Qual deve ser a postura de um profissional?

Fique atento aos prazos e metas a serem cumpridos. Demonstre comprometimento com suas atividades e bom relacionamento com sua equipe. Evite falar mal da empresa para seus colegas, envolver-se em fofocas e tratar de assuntos pessoais durante o expediente.

Quais são as características de um professor reflexivo?

um professor reflexivo tem várias características, quais sejam: é um organizador, tendo o papel de criar e desenvolver recursos para que seus alunos possam trabalhar; é um facilitador, pois facilita o processo de comunicação entre todos os participantes na sala de aula, bem como a compreensão das atividades e textos ...

Quais as atitudes de um professor reflexivo?

Segundo Schon (1992), um professor reflexivo é aquele que demonstra através de sua ação em sala, ser um profissional que possibilita e ajuda o aluno a encontrar seu processo de conhecimento, pois conhece seus alunos e sabe quais as dificuldades de cada um e a maneira que estes necessitam ser trabalhados.

O que é ser um professor pesquisador e reflexivo?

O professor reflexivo e pesquisador é aquele que consegue olhar para si e para as suas ações com uma visão crítica. A partir desta reflexão, consegue estabelecer alternativas para agir de forma a aprimorar a sua prática docente.

São tipos de aprendizagem social?

Alguns exemplos são:
  • flipped classroom (sala de aula invertida);
  • gamification (gamificação) ;
  • project/problem based learning (aprendizagem baseada na resolução de problemas e/ou projetos);
  • blended learning (aprendizagem híbrida);
  • self-service learning (aprendizagem autodirigida);

Qual conceito é possível estabelecer sobre a prática reflexiva na enfermagem?

A busca pela prática reflexiva na enfermagem assume importância ao nível da aprendizagem profissional e na apropriação e síntese do trabalho dos enfermeiros. Fundamentalmente assume-se como premissa para o desenvolvimento de profissionais autónomos e críticos.

Como elaborar um registro?

– Os registros não têm obrigatoriedade de serem feitos diariamente; – Devem ser feitos pelos próprios professores, em forma de narração; – O conteúdo da narração é de forma livre e espontânea. Assim, o registro deve ser uma reflexão da própria prática de ensino, tendo como principal foco a abordagem biográfica.

O que é registro reflexivo na educação infantil?

Os registros reflexivos são ferramentas de práticas pedagógicas que possibilitam realizar exercícios de reflexão de determinadas ações planejadas, incentivando a escuta e a atenção em atividades realizadas por crianças e adultos no ambiente escolar.

Como fazer um registro de aula?

Registro de aula é o novo módulo disponível na plataforma Secretaria Escolar Digital. Nele, os professores podem inserir os conteúdos e habilidades trabalhados em cada aula. Nesta funcionalidade, é possível controlar os registros dos conteúdos e habilidades de cada aula.

O que é reflexão sobre a ação?

A reflexão na ação se dá quando o professor reflete, colocando para si as questões do cotidiano como situações problemáticas e faz isso ao mesmo tempo em que está vivenciando esta situação. No entanto, quando se faz esta reflexão após a ação, é a chamada reflexão sobre a ação; esta tem caráter retrospectivo.

Artigo anterior
Qual diferença entre melodia e música?
Artigo seguinte
Quem defende o Ibama?