Como o professor deve agir com um aluno de TDAH?

Perguntado por: Débora Mia Ramos Garcia Carvalho  |  Última atualização: 24. Mai 2024
Pontuação: 4.7/5 (52 avaliações)

O reforço positivo é fundamental para alunos com TDAH. Sempre que a criança for bem-sucedida em alguma tarefa, aplique um feedback positivo por meio de elogios ou prêmios — palavras de incentivo, estrelinhas no caderno ou, até mesmo, um aceno positivo com a mão. Em hipótese alguma aponte erros ou critique a criança.

Como deve ser a atuação do professor na inclusão dos alunos com TDH?

83), “tem uma importância fundamental no processo de aprendizagem e desenvolvimento mental de crianças e adolescentes com T.D.A.H. O professor deve ter o máximo de informações a respeito do transtorno. É importante manter uma boa relação e comunicação entre a escola e os pais”.

Como ajudar o aluno com TDAH em sala de aula?

Alunos com TDAH muitas vezes se beneficiam de rotinas claras e previsíveis. É importante estabelecer horários fixos para atividades, como aulas, intervalos e tarefas de casa. Ter uma estrutura previsível pode ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar o foco. Divida as atividades em tarefas menores e mais curtas.

Qual a melhor metodologia de ensino para TDAH?

Uma pedagogia de perguntas deve ser o principal método da escola Constantes ajustes podem ajudar na busca pela concentração do aluno com TDAH. A aula pode contar com equipamentos eletrônicos também, de finalidade pedagógica, para tornar a explicação de um conteúdo ou atividade mais lúdica.

Como o professor pode ajudar o aluno com dificuldade de concentração e Atenção?

Diante de algum problema de dificuldade de concentração dos alunos, o ponto de partida é compreender as causas. Nesse quesito, os professores podem precisar de algum suporte da coordenação e da direção para entender os porquês de alguns alunos serem tão distraídos.

Como trabalhar com o TDAH em sala de aula: Dicas para Professores | 5 Minutos

21 questões relacionadas encontradas

O que fazer quando o aluno se dispersa com facilidade?

4 formas de resolver falta de atenção em sala de aula
  1. Praticar esportes. Ao praticar exercícios físicos, a criança libera em seu organismo as substâncias dopamina e noradrenalina, que auxiliam na concentração. ...
  2. Debater em sala de aula. ...
  3. Tirar um tempo da aula para estimular a criatividade. ...
  4. Planejar atividades prazerosas.

Quem tem TDAH precisa de professor de apoio?

Com a edição da Lei nº 14.254 /2021 resta patente a obrigação do Estado em fornecer ao menor portador de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade- TDAH o acompanhamento escolar por professor de apoio.

Quais atividades trabalhar com alunos com TDAH?

Os alunos com TDAH podem se destacar em atividades como debates, pesquisas, aulas laboratoriais e, principalmente, em situações de estudo em que eles tenham clareza. A sala de aula invertida, por exemplo, é uma ideia que permite aos alunos ter certo envolvimento com o tema antes da aula expositiva.

Quais atividades para alunos com TDAH?

Brincadeiras para TDAH
  • Jogo de memória. O jogo de memória é uma brincadeira simples e que as crianças adoram. ...
  • Jogos de tabuleiro. ...
  • Pintura e argila. ...
  • Montar blocos. ...
  • Esportes. ...
  • Leitura. ...
  • Quebra-cabeça. ...
  • Jogo de adivinhação.

Quais as melhores atividades para TDAH?

Estudos apontam que 30 minutos de caminhada, 4 vezes por semana já são suficientes. Porém, exercícios em que há maior necessidade de atenção com o próprio corpo, que demandam maior consciência corporal, como balé, lutas ou até ginástica, tendem a ser ainda mais eficientes nos mecanismos de ligar a atenção.

Como estimular crianças com déficit de atenção?

A correção do comportamento de crianças com TDAH deve ser feita com cuidado para que a autoestima seja mantida, principalmente na frente dos outros. Desenvolver códigos com a criança para que ela entenda o que quer dizer através de gestos e palavras combinadas pode ser uma boa alternativa.

Como uma criança com TDAH se comporta na escola?

Essa condição pode influenciar o pensamento, comportamento e até mesmo o desempenho escolar da pessoa. Crianças com TDAH podem ser excessivamente comunicativas, encontrar dificuldades para acompanhar o que é ensinado em sala de aula e podem se sentir impacientes, sobrecarregadas e frustradas.

Como crianças com TDAH aprendem?

A criança com TDAH deve aprender aos poucos, e aplicar em seu dia-a-dia mais eficácia, ou seja, não apenas focar um processo ligado à tarefa, mas chegar a um resultado satisfatório, do que eficiência (aplicar muita energia, tempo, dedicação e empenho para a realização de uma determinada tarefa).

Qual é a nova lei do TDAH?

LEI Nº 14.254, DE 30 DE NOVEMBRO DE 2021

Dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem.

Como melhorar a concentração tendo TDAH?

Use relógio de pulso, timer, alarme ou celular e mantenha as horas à vista. Aproveite para definir uma quantidade de tempo para cada tarefa. Defina prioridades começando pelas tarefas mais importantes do dia. Estabeleça uma curta rotina diária e faca cada tarefa sempre na mesma hora e no mesmo período de tempo.

Como trabalhar com pessoas com déficit de atenção?

7 dicas para lidar com pessoas diagnosticadas com TDAH
  1. Seja paciente. Quer receber mais conteúdos como esse? ...
  2. Esteja disponível. ...
  3. Se informe sobre o TDAH. ...
  4. Planeje atividades com antecedência. ...
  5. Foque nas qualidades da pessoa com TDAH. ...
  6. Incentive o indivíduo a ter persistência. ...
  7. Encoraje-o a buscar ajuda profissional.

O que uma criança com TDAH gosta de brincar?

Jogo da memória

nada como um jogo da memória para estimular a concentração! Essa brincadeira tão comum e simples é extremamente poderosa para o desenvolvimento cognitivo infantil, por trabalhar as habilidades de foco, raciocínio rápido, percepção espacial, memória recente e memória fotográfica.

Quem tem TDAH tem direito ao AEE?

Projeto de Lei nº 3.646/2022. Dispõe sobre a oferta de Atendimento Educacional Especializado (AEE) às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dislexia.

Quem tem TDAH é considerado especial?

O Projeto de Lei 2630/21, do deputado Capitão Fábio Abreu (PL-PI), cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

Quem tem TDAH tem direito a prova adaptada?

A pessoa diagnosticada com o TDAH, embora apresentem a dificuldade de realizar algumas atividades, não possuem uma incapacidade que pode ser considerada um impedimento. Nesse caso, as condições especiais para a aplicação da prova para os deficientes não se aplicarão a você.

O que os professores não podem fazer na sala de aula?

O que o professor não pode fazer com aluno?
  • Desmotivá-los a aprender. Esse erro é mais comum do que possa parecer. ...
  • Faltar com o respeito. Nunca um professor deve faltar com o respeito para com o aluno, nem devolver ofensas na mesma medida. ...
  • Dispensar a disciplina. ...
  • Não ser sério. ...
  • Descuido com a aparência.

O que fazer para acalmar os alunos?

Manter sua mão levantada e fazer contato visual com os alunos é uma ótima forma de obter o silêncio e a atenção. Leva um tempo para que os estudantes se acostumem com essa rotina, mas ela funciona perfeitamente. Ao levantar sua mão, peça a eles que façam o mesmo. Espere 5 segundos e abaixe o braço lentamente.

Como chamar a atenção dos alunos sem gritar?

Como chamar a atenção dos alunos sem gritar?
  1. Defina e mantenha altas expectativas. ...
  2. Estabeleça rotinas regulares. ...
  3. Fique mais silencioso, não mais barulhento. ...
  4. Técnica de Redefinição. ...
  5. Instale uma campainha sem fio. ...
  6. Use a técnica de chamada e resposta ou palmas de volta. ...
  7. Use as luzes da sala de aula.

Qual a maior dificuldade de quem tem TDAH?

Apresentam com frequência dificuldade em se organizar e planejar o que precisam fazer. Seu desempenho escolar parece inferior ao esperado para a sua capacidade intelectual, embora seja comum que os problemas escolares estejam mais ligados ao comportamento do que ao rendimento.

Como deve ser a mãe de uma criança com TDAH?

Entre as dicas para pais com TDAH1 , a mais importante é buscar ajuda profissional e se tratar primeiro. Isso pode contribuir efetivamente para o suporte e orientação dos pais, de forma que encontrem um equilíbrio para lidar com os sintomas e assim possam apoiar seus filhos.

Artigo anterior
Como mudar o disco de boot?
Artigo seguinte
É possível fazer transferência de conta salário?