Como o predicado pode ser classificado?

Perguntado por: Érica Paiva  |  Última atualização: 17. Januar 2022
Pontuação: 4.8/5 (75 avaliações)

A classificação do predicado dependerá da análise do núcleo do predicado da oração. São três os tipos: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal. ... Elemento importante da oração, o predicado é aquilo que se declara a respeito do sujeito.

Quais são os tipos de predicados?

Tradicionalmente, distinguimos o predicado de uma oração em três tipos, a depender de que elemento figura como seu núcleo: predicado verbal, predicado nominal e predicado verbo-nominal.

Como identificar um predicado?

Predicado
  1. Para identificar o predicado é bastante simples, afinal, ele é tudo que não é sujeito. ...
  2. O predicado pode ser classificado de duas formas:
  3. Predicado verbal: quando há presença de verbo transitivo direto ou indireto, que sempre indiquem AÇÃO.
  4. Predicado nominal: quando há presença de um verbo de ligação.

O que que é predicado?

O predicado é a parte da oração que contém o verbo e que traz informações sobre o sujeito, podendo ser classificado como: verbal, nominal ou verbo-nominal. A sintaxe é a parte da gramática que estuda a organização da oração.

O que é um predicado exemplos?

Para identificar um predicado verbo-nominal, o verbo que indica ação está expresso na oração.

Classificação do Predicado - Análise Sintática - Rápido e fácil I Português On-line

25 questões relacionadas encontradas

Como saber qual é o predicado da frase?

Como o predicado é tudo aquilo que sobra de uma oração depois que lhe tiramos o sujeito, o jeito mais fácil de localizar o predicado é localizando primeiro o seu sujeito. Uma maneira fácil de localizar o sujeito de uma oração é interpelando o verbo, antepondo a ele o pronome interrogativo quem.

Como identificar as orações?

Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.

Como identificar o sujeito?

Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo. Esse termo pode praticar ou sofrer a ação expressa na oração. Entretanto, existem também orações sem sujeito.

O que é predicado verbo-nominal e exemplos?

c) Predicado verbo-nominal: é aquele cujos núcleos são um verbo nocional + um nome (esse nome será predicativo do sujeito ou do objeto). Exemplo: – Os jogadores andam pelo gramado cabisbaixos. cabisbaixos: adjetivo, predicativo do sujeito e núcleo do predicado verbo-nominal.

Qual é a diferença entre predicativo e predicado?

O predicado é um dos termos constituintes da oração, sendo considerado um termo essencial dela (junto ao sujeito). ... Já o predicativo nada mais é do que a parte significativa do predicado nominal ou o elemento referido ao objeto direto, ou ao sujeito no caso do predicado verbo-nominal.

O que é uma frase verbo-nominal?

O predicado verbo-nominal é um tipo de predicado que apresenta dois núcleos, sendo que um deles é um verbo, e o outro, um nome (substantivo ou adjetivo). ... Ao mesmo tempo que esse tipo de predicado indica a ação do sujeito, ele informa sua qualidade ou estado.

Quais são os verbos nominal?

As formas nominais do verbo são: Infinitivo: forma que expressa a ação em si. Gerúndio: forma queexpressa o processo da ação. Particípio: forma que expressa o resultado da ação.

O que é nominal exemplos?

É o termo que completa o sentido de uma palavra que não seja verbo. Assim, pode referir-se a substantivos, adjetivos ou advérbios, sempre por meio de preposição. Confira a seguir alguns exemplos: Cecília tem orgulho da filha.

O que é sujeito e exemplos?

Em análise sintática, o sujeito é um dos termos essenciais da oração, geralmente responsável por realizar ou sofrer uma ação ou estado. Ele é o termo com qual o verbo concorda. ... Na frase, "Nós vamos ao teatro", "vamos" é uma forma do verbo "ir" da primeira pessoa do plural que concorda com o sujeito "nós".

Como se acha o sujeito em uma oração?

O sujeito aparece, habitualmente, antes do predicado, sendo esta a ordem direta da oração. As perguntas quem?, o quê? e quê? feitas antes do verbo, facilitam a identificação do sujeito.

O que sujeito exemplos?

O sujeito é o elemento que pratica ou sofre a ação expressa pelo verbo de uma frase. Para identificá-lo, basta fazermos uma pergunta sobre tal ação; observe: “O ajudante da loja correu muito com o veículo.”

O que é oração e exemplos?

Oração é todo conjunto linguístico que se estrutura em torno de um verbo ou locução verbal, apresentando opcionalmente o sujeito, mas obrigatoriamente o predicado. ... Oração absoluta ou período simples: quando há somente um período simples. Exemplo: "O menino sujou sua camisa."

Como saber se tem uma oração na frase?

O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante.

Quais são os tipos de oração?

DEZ TIPOS DE ORAÇÃO
  • ORAÇÃO ININTERRUPTA ? Esta é totalmente sobrenatural. ...
  • ORAÇÃO DE AÇÃO DE GRAÇAS ? ...
  • ORAÇÃO DE DEDICAÇÃO ? ...
  • ORAÇÃO DE CURA ? ...
  • ORAÇÃO DE LIBERTAÇÃO ? ...
  • ORAÇÃO DE INTERCESSÃO ? ...
  • ORAÇÃO DE CONFISSAO ? ...
  • ORAÇÃO DE SÚPLICA ?

O que é um comportamento nominal?

Diferença entre complemento nominal e adjunto adnominal

O complemento nominal é um termo integrante da oração que se liga, por meio de preposição, a um nome para completar seu sentido, trazendo uma informação relevante e necessária para o enunciado.

O que é função nominal?

Complemento nominal e complemento verbal

Enquanto a função do complemento nominal é completar o sentido de um nome, a função do objeto indireto é completar o sentido de um verbo. Exemplos: ... (“do escuro” é complemento nominal do substantivo “medo”) Já dei o presente ao meu pai.

O que é objeto indireto exemplos?

Diferentemente do Objeto Direto, o qual vincula-se ao Verbo diretamente, o Objeto Indireto integra-se aos sentidos dos Verbos Transitivos Indiretos através de uma Preposição. Veja o exemplo: Ricardo gosta de cerveja. ... Este complemento é ligado ao Verbo por meio da Preposição “de”.

Como identificar verbo-nominal?

O predicado é classificado em predicado verbo-nominal quando apresenta dois núcleos:
  1. um verbo que indica uma ação.
  2. um nome que indica uma qualidade ou estado.

Quais são as formas nominais do verbo?

As formas nominais do verbo são o infinitivo, o particípio e o gerúndio. Não fazem parte de nenhum tempo ou modo verbal.
...
Exemplos de infinitivo pessoal
  • Verbo dar: dar, dares, dar, darmos, dardes, darem.
  • Verbo poder: poder, poderes, poder, podermos, poderdes, poderem.
  • Verbo rir: rir, rires, rir, rirmos, rirdes, rirem.

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos intransitivos são verbos com significado completo, não sendo necessária a junção de objeto direto e objeto indireto para complementar o seu sentido. Referem-se a ações que iniciam e terminam no próprio sujeito, não transitando para um objeto.

Artigo anterior
O que é classe média brasileira?
Artigo seguinte
Quanto tempo tenho para sacar o auxílio emergencial?